Projeto revolucionário de Fernando Brandão para reconstrução da E.E. Plinio Gonçalves de Oliveira Santos, em São Sebastião, São Paulo, inova conceito de arquitetura escolar

Projeto exemplar para escola pública

O projeto de Fernando Brandão para reconstrução da E.E. Plinio Gonçalves de Oliveira Santos inova a arquitetura escolar, priorizando sustentabilidade, tecnologia, acessibilidade e eficiência espacial. Após uma devastadora tempestade, a escola se prepara para um futuro educacional adaptável e inclusivo.


No rastro de uma devastadora tempestade que assolou o Litoral Norte paulista, a Escola Estadual Plinio Gonçalves de Oliveira Santos emerge como um projeto visionário assinado pelo arquiteto Fernando Brandão.

O profissional, com vasta experiência e prêmios no setor, apresenta um plano que redefine a arquitetura escolar brasileira, resgatando e revitalizando o antigo ginásio da instituição.

O Cenário Pós-Tempestade

No histórico temporal de fevereiro deste ano, o Litoral Norte de São Paulo testemunhou as maiores chuvas em 24 horas da história do Brasil. São Sebastião, especialmente afetada, viu inúmeras estruturas, incluindo a Escola Estadual Plinio Gonçalves de Oliveira Santos, serem dizimadas.

Com exceção do ginásio, a escola perdeu quase toda a sua infraestrutura, levando o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a buscar soluções inovadoras.

Arquitetura Futurista e Funcional de Fernando Brandão

Arquitetura inovadora de Fernando Brandão traz sua especialização para reinventar a escola, focando em eficiência financeira sem comprometer a qualidade educacional.

Com um currículo ilustre e uma abordagem futurista, Brandão propõe um projeto que não apenas atende às urgências pós-desastre, mas também antecipa as necessidades educacionais em constante evolução.

Principais Características do Projeto

Flexibilidade, Eficiência Espacial e Mobiliário Modular — O projeto destaca-se pela introdução de mobiliário modular, proporcionando espaços flexíveis que podem ser facilmente reconfigurados.

Eliminando corredores tradicionais, a eficiência espacial é maximizada, resultando em menor desperdício de espaço e, consequentemente, custos reduzidos.

Tecnologia Integrada — Equipamentos de alta tecnologia, como quadros interativos e telas sensíveis ao toque, promovem a interatividade e engajamento. A realidade aumentada e virtual enriquecem as experiências educacionais, alinhando-se às demandas contemporâneas.

Conforto e Bem-Estar — Iluminação adaptável e acústica aprimorada são elementos fundamentais no projeto. A iluminação ajustável visa melhorar o bem-estar e foco dos alunos, enquanto painéis acústicos e design especializado reduzem o ruído ambiental, elevando a qualidade do ambiente de aprendizagem.

Sustentabilidade e Acessibilidade — Comprometido com a sustentabilidade, o projeto incorpora materiais reciclados e sustentáveis. Além disso, a utilização de energia solar e outras fontes renováveis reforça o compromisso com a ecologia. A acessibilidade é uma prioridade, com design inclusivo e espaços adaptados para diversas necessidades.

Espaços Dedicados e Acessíveis — A estrutura do ginásio é otimizada para criar áreas dedicadas a diferentes propósitos, desde leitura silenciosa até colaboração em grupo. A escola promete ser inclusiva, oferecendo acessibilidade a todos os alunos.

Desafios e Soluções — Apesar da proposta inovadora, alguns desafios são identificados. A privacidade e controle de ruído são considerações críticas, com soluções acústicas e isolamento sonoro sendo essenciais. Questões regulatórias, como códigos de construção e segurança, exigirão planejamento cuidadoso e abordagens de design inovadoras.

Um Futuro Educacional Redefinido

A E.E. Plinio Gonçalves de Oliveira Santos está prestes a se tornar pioneira em um projeto que transcende a reconstrução física.

Sob a orientação de Fernando Brandão, a escola promete ser um modelo adaptável, capaz de evoluir com as rápidas mudanças na educação e na tecnologia, garantindo um ambiente propício à aprendizagem.

Ficha:
PROJETO E.E. PLÍNIO GONÇALVES DE OLIVEIRA
• AS SALAS — À esquerda do terreno, com frente para a Rua Pedro Esboriol, sob a cobertura da antiga quadra poliesportiva, será construído o Núcleo Pedagógico Principal, com 12 salas de aula, com 49m2 cada, além de Sanitários, Sala dos Professores e Descanso. Serão dois pavimentos compostos por salas de aula e áreas de convivência, totalizando 2.480,00m2.
• ESCOLA DE CULINÁRIA — No prédio anexo à antiga quadra, serão abrigadas a Cozinha Industrial, o Refeitório, além de duas salas para a Escola de Culinária, totalizando 535,00m2.
• OS LABORATÓRIOS — No edifício que abrigava a E.M. Nair Ribeiro de Almeida, ao centro do terreno, serão implantados no pavimento térreo Núcleo Administrativo, com entrada independente, além da Cantina, Grêmio e Biblioteca, integrados pelo Pátio. No segundo pavimento estarão as Salas de Informática, Espaço Steam, Espaço Maker e os Laboratórios, totalizando 1.196,00m2.
• QUADRA — Numa segunda fase, na área no terreno onde hoje estão as salas de aula que permanecerão em funcionamento até a inauguração do novo Núcleo Pedagógico, será construída a nova Quadra Coberta e Vestiários. O novo edifício terá 1.603,00m2.
• ACESSIBILIDADE — Todo o projeto foi concebido respeitando os padrões recomendados de Acessibilidade.
• SISTEMA CONSTRUTIVO — As novas construções como as Salas de Aula e a Quadra Coberta serão construídos em madeira engenheirada, um sistema construtivo que requer extremo cuidado na fase de projeto, mas que permite rapidez e eficácia na montagem. Já os edifícios adequados para atender aos novos programas arquitetônicos, terão a madeira presente em elementos como divisórias, forros, portas e janelas, para garantirem a unidade do conjunto.
• OBRA — A obra iniciou em setembro de 2023, concomitantemente ao desenvolvimento do projeto, com previsão de entrega para janeiro de 2024
• MANUTENÇÃO X DURABILIADE – Assim como todo edifício construído com um sistema construtivo tradicional, as construções de Madeira Engenheirada requerem manutenções periódicas para garantirem sua durabilidade, estimada em aproximadamente 50 anos.
• CUSTO — O valor total da obra está estimado em aproximadamente R$ 12.000.000,00.
• ARQUITETURA — Fernando Brandão Arquitetura & Design / @fbarchitecturedesign
• ESTRUTURAS DE MADEIRA — Pisossul Engenharia e Construção / @pisossul.oficial
• ESTRUTURAS DE CONCRETO — Nascimbem Cálculo Estrutural / @nascimbem.engenharia
• INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, TELEFÔNICAS, LÓGICA, SISTEMAS ESPECIAIS, INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS, PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO — Ramoska & Castelani Projetistas Associados
• LUMINOTÉCNICA — Luz ao Cubo Iluminação / @fabio_falanghe
• COZINHA INDUSTRIAL — Borman Projetos e Consultoria
• ACESSIBILIDADE — Silvia Arruda Expografia e Arquitetura com Acessibilidade / @arq_silvia_arruda
• PAISAGISMO — Eduardo Novaes Arquitetura / @eduardonovaesarquitetura
• AUTOMAÇÃO — a2m2 Ambientes Inteligentes / @a2m2ambientesinteligentes
• PISTA DE SKATE — PDS Brasil / @pista_de_skate

Contato:
Fernando Brandão
https://arqbrasil.com.br/933/fernando-brandao/
https://www.archfb.com

 


Referências — Arquitetura Escolar; Reconstrução de Escolas; Fernando Brandão Arquiteto; Eficiência Espacial em Escolas; Mobiliário Modular Educação; Tecnologia Educacional; Quadros Interativos para Escolas; Realidade Aumentada em Educação; Iluminação Adaptável em Salas de Aula; Sustentabilidade em Projetos Educacionais; Acessibilidade em Instituições de Ensino; Design Inclusivo em Escolas; Espaços Dedicados para Aprendizagem; Inovação na Arquitetura Escolar; Chuvas Litoral Norte São Paulo; Desastres Naturais e Educação; Governo do Estado de São Paulo Educação; Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE); Tempestades e Infraestrutura Escolar; Tendências em Design de Escolas; Educação Pós-desastre Natural; Aulas Colaborativas em Ambientes Educacionais; Desenvolvimento Sustentável em Projetos Arquitetônicos; Materiais Reciclados em Construção; Educação e Tecnologia Integradas;