Caixa Cultural SP abre as portas para ancestralidades africanas do Brasil e Cuba, de 12/12/2023 a 04/02/2024 , reunindo 80 trabalhos artísticos (68 artistas cubanos e brasileiros)

Mamáfrica do Brasil e Cuba na Caixa

Tercilia dos Santos, Estamparia, 2022

A exposição “Mamáfrica – Ancestralidades Africanas no Brasil e Cuba” na Caixa Cultural SP apresenta mais de 80 obras de 68 artistas, explorando a diversidade artística e cultural de ambos os países. Com curadoria de renomados especialistas, a mostra destaca a representatividade da diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, enriquecendo a experiência estética e promovendo o diálogo e o intercâmbio cultural. Além das obras, a exposição oferece uma programação complementar, incluindo rodadas de conversa e acessibilidade para todos os visitantes, garantindo uma imersão enriquecedora na expressão artística de dois países e do continente africano.


Explorando a Diversidade Artística de Dois Continentes

A Caixa Cultural São Paulo, localizada na Praça da Sé, 111, recebe a partir do dia 12 de dezembro a Exposição ‘Mamáfrica – Ancestralidades Africanas no Brasil e Cuba’. Com mais de 80 obras, a mostra apresenta uma cuidadosa seleção de trabalhos de 68 artistas, abrangendo tanto a riqueza cultural de Cuba quanto a diversidade artística do Brasil.

Representatividade Artística Pela Diversidade de Artistas e Técnicas

A exposição, realizada pelo Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf, conta com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal. Sob a curadoria de Oscar D’Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Juliana Candido, e Shirlene Pérola Negra, a seleção das obras proporciona uma experiência artística única.

A diversidade está presente não apenas nas obras, mas também nos próprios artistas, incluindo representantes de 10 estados brasileiros e 23 cubanos. A exposição destaca a representatividade da diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, com uma inclusão notável de matrizes africanas.

Colcha de Retalhos e Homenagem a Bernadete Pacífico

Entre as obras destacadas, a peça coletiva ‘AFRICANIDADES,’ criada por onze artistas do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB, é uma representação visual em forma de colcha de retalhos, simbolizando a união de diversas influências socioculturais.

Mamáfrica do Brasil e Cuba na Caixa

Coletivos de Mulheres Naif da Paraíba, Africanidades, 2023

Outra peça notável é a série de pinturas de Clodoaldo Turcato, artisticamente conhecido como CODO, dedicada ao 2 de julho, prestando homenagem a Bernadete Pacífico, líder quilombola baiana brutalmente assassinada este ano.

Diálogo e Intercâmbio Cultural Enriquecendo a Experiência Estética

A iniciativa visa ampliar a compreensão da diversidade cultural presente em ambas as nações, utilizando a Arte Naïf como meio de expressão e difusão.

Além disso, a exposição propõe um diálogo entre Brasil e Cuba, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo.

Programação Complementar: Rodadas de Conversa e Acessibilidade

A exposição também oferecerá uma programação complementar, incluindo rodadas de conversa com representantes ligados ao tema.

A abordagem inclusiva será reforçada com mediadores treinados, garantindo um viés de diversidade de gênero, LGBTQIA+, e acessibilidade.

A presença de legendas em braille em português e espanhol, bem como áudio descrição das obras através de QR Code, contribui para uma experiência acessível a todos os visitantes.

Ao unir arte, cultura e diálogo, a Exposição “Mamáfrica” na Caixa Cultural São Paulo promete proporcionar uma imersão enriquecedora na expressão artística de dois países e do continente africano.

Serviço:
‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba’
CAIXA Cultural SP (Praça da Sé, 111)
De 12 de dezembro/2023 a 04 de fevereiro de 2024.
Terça a Domingo, das 9h às 19h
Realização: Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Programação: www.caixa.gov.br/caixacultural
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Curador: Odécio Visintin Rossafa Garcia (barthonaif@gmail.com)
(61) 996-611-935

Contato:
Caixa Cultural São Paulo
(11) 3321-4400
https://www.caixacultural.gov.br

 


Referências: Exposição Mamáfrica; Ancestralidades Africanas; Arte Naïf; Caixa Cultural São Paulo; Cultura Afro-brasileira; Diversidade Artística; Cuba e Brasil na Arte; Instituto Alvorada Brasil; Barthô Naïf; Oscar D’Ambrósio; Odécio Visintin Rossafa Garcia; Juliana Candido; Shirlene Pérola Negra; Representatividade na Arte; Matrizes Africanas; Colcha de Retalhos Afro-brasileira; Bernadete Pacífico; Homenagem a Líderes Quilombolas; CODO – Clodoaldo Turcato; 2 de julho – Pinturas; Diálogo Cultural Brasil-Cuba; Intercâmbio Artístico; Cultura Afro-cubana; Expressão Sociocultural; Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB; Rodadas de Conversa Cultural; Inclusão na Arte; LGBTQIA+ na Arte; Acessibilidade em Exposições; Legendas em Braile; Áudio Descrição de Obras; Experiência Estética Única; Governo Federal Patrocínio; Praça da Sé; 68 Artistas na Exposição; Salvador para São Paulo; Cultura Afrodescendente; Expressão Visual Afro-brasileira; Arte Contemporânea Afro; Experiência Cultural Única;