A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) relembrou a temática que direciona as premiações deste ano

Homenagens na abertura do 47º ENSA

A abertura do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) foi marcada pela entrega dos Prêmios FNA 2023, 18º Arquiteto e Urbanista do Ano e o primeiro Prêmio ArqPop. Os prêmios reconhecem iniciativas, projetos e profissionais com trabalhos voltados ao interesse popular, refletindo a temática de Políticas Públicas no País. Os vencedores, incluindo Ermínia Maricato, Olívio Dutra e outros, foram homenageados por seus esforços em prol da arquitetura brasileira e do urbanismo.


Seguindo as atividades do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), a abertura oficial do evento, que reúne arquitetos e arquitetas de todo o país, foi marcada pela entrega dos Prêmios FNA 2023, 18º Arquiteto e Urbanista do Ano e, como novidade desta edição, o primeiro Prêmio ArqPop.

“O objetivo destes prêmios é reconhecer iniciativas, projetos e profissionais com trabalhos voltados ao interesse popular. Por este motivo, para este ano, decidimos trabalhar a temática de Políticas Públicas no País para selecionar os vencedores”, explicou Andréa dos Santos

Iniciando a cerimônia de premiação, foram entregues os prêmios ArqPop para os projetos Arquitetura Colaborativa, representado por Ana Júlia Vieira, Mãe Luiza Acessível, representado por Nilberto Gomes de Sousa, e Canteiro Móvel, representado por Tomaz Lotufo e equipe.

As iniciativas foram selecionadas por meio de votação popular nas redes sociais e inauguraram a primeira edição do prêmio.

Eloisa Giazzon, que recebeu o 18º Prêmio Arquiteto e Urbanista, agradeceu a escolha da FNA e relembrou a importância de trabalhos realizados junto às comunidades.

“É uma honra receber este prêmio ao lado de profissionais tão incríveis, valorizando o trabalho que realizei durante anos. Moradias dignas e seguras devem estar ao alcance de toda a população.”

Daniela Accorinte Lopes, que também recebeu a honraria, foi representada pelas diretoras do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC), Juliana Dreher e Gabriela Grisa.

A profissional não pode comparecer devido a uma cirurgia, mas enviou uma mensagem, lida pelas colegas de profissão. “Para mim este prêmio é um recado: jovens arquitetas têm mérito. Este prêmio, agora, será uma bandeira para mim.”

Nesta edição, o Prêmio FNA 2023 comemora os 20 anos do Ministério das Cidades, homenageando o primeiro-ministro da pasta, Olívio Dutra, e sua equipe fundadora. Receberam o prêmio Ermínia Maricato, Dirceu Silva Lopes e José Carlos Xavier.

Aplaudida de pé, Ermínia Maricato, ex-secretária executiva da primeira gestão do Ministério das Cidades, contou como foi a experiência vivida. “Jamais vou me esquecer de como é trabalhar com pessoas assim, que te dão segurança. Acho que existe muito amor nesta relação de trabalho.”

Laureado com o Prêmio FNA 2023, Olívio Dutra, destacou a responsabilidade e importância de cada um dos ex-integrantes que participaram da criação do Ministério das Cidades.

“Essa homenagem é para toda a equipe. Para aquele Ministério de 20 anos atrás e para este que precisa ser retomado. Qual o país que podemos criar de forma conjunta e solidária? Qual o papel de cada um de nós? Estes são os desafios enfrentados. Porém, o que já semeamos não é pouco. Como militante, tenho a responsabilidade de transmitir as experiências que fazem parte de um processo de conhecimento, herança de muitas lutas.”

O prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano é o mais antigo realizado entre as entidades profissionais de arquitetos e urbanistas.

Tendo sua primeira edição no ano de 2006, a láurea foi criada visando reconhecer profissionais de excelência na área, além de destacar iniciativas, ações, projetos ou obras que tenham grande impacto social e político.

Já o Prêmio FNA foi concebido com o intuito de reconhecer pessoas, organizações, eventos ou obras de profissionais de qualquer área que tenham contribuído para o trabalho da categoria e para a democratização da arquitetura brasileira. A honraria foi lançada no ano de 2018 e, atualmente, alcança sua sexta edição.

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/