O escritório Effect Arquitetura assume papel crucial na modernização dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari, sob a gestão da Reserva Parques

Effect transforma parques emblemáticos de São Paulo

O escritório Effect Arquitetura lidera a modernização dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari em parceria com a Reserva Parques. O plano abrange intervenções abrangentes, incluindo reorganização da fachada, novos pontos de apoio ao visitante, inovações em mobilidade e acessibilidade, wayfinding e comunicação visual. A parceria visa revitalizar, modernizar e enriquecer a experiência dos visitantes, solidificando o compromisso com a gestão e conservação dos espaços públicos.


O ambicioso Plano de Intervenções, coordenado pelos arquitetos Erick Tonin e Celso Grion, promete uma metamorfose abrangente, destacando-se pela reorganização da fachada, a criação de um novo bolsão drop-off, e a introdução de um conjunto de coberturas com formas lúdicas, entre outras inovações.

Parceria Estratégica com Reserva Parques

A Effect Arquitetura estabeleceu uma sólida parceria com a Reserva Parques, a concessionária responsável pela administração dos parques Villa-Lobos e Candido Portinari desde 2022.

Effect Transforma Parques Emblemáticos de São Paulo / Fotografia Eduardo Pozella

Com um compromisso financeiro de mais de R$61 milhões durante o período de concessão, a Reserva Parques visa revitalizar, modernizar e implementar equipamentos de uso público, enriquecendo a experiência dos visitantes.

Coordenação e Planejamento Urbano

Os arquitetos Erick Tonin e Celso Grion, sócios à frente da Effect Arquitetura, lideraram a concepção do Plano de Intervenções. Baseando-se em uma abrangente pesquisa sobre potenciais e melhorias dos espaços, o projeto visa fortalecer o patrimônio histórico e preservar as áreas dos parques, atendendo às demandas específicas do público-alvo.

Modernização Infraestrutural e Ponto de Apoio ao Visitante

O projeto abrange a modernização da infraestrutura, a criação de pontos de apoio aos visitantes, a reforma de equipamentos existentes e outras inovações essenciais para aprimorar a experiência dos frequentadores. A Effect Arquitetura destaca a importância de uma abordagem abrangente para garantir o sucesso das intervenções.

Fases Iniciais: Revitalização da Fachada

As intervenções, iniciadas no ano passado, concentraram-se na revitalização da fachada, uma etapa crucial para a transformação visual dos parques.

A reorganização do espaço, incluindo a realocação de barracas de alimentos e bebidas, teve como objetivo desimpedir a entrada e facilitar o acesso do público.

A pintura renovada na marquise de concreto e a reconfiguração dos gradis e portão de acesso contribuíram para acomodar melhor os visitantes.

Inovações na Mobilidade e Acessibilidade

Ao lado da entrada principal, um bolsão de estacionamento foi convertido em drop-off, otimizando o fluxo de trânsito ao redor dos parques.

O acesso principal agora conta com um conjunto de coberturas com formas lúdicas, proporcionando uma experiência visual única.

Effect Transforma Parques Emblemáticos de São Paulo / Fotografia Eduardo Pozella

Essas coberturas, baseadas em uma proposta biomimética, não apenas oferecem proteção contra chuvas, mas também projetam sombras multicoloridas no caminho, criando uma atmosfera envolvente.

Melhorias na Mobilidade Interna

Além das intervenções externas, melhorias na mobilidade interna foram implementadas. O serviço de locação de bicicletas foi reestruturado para facilitar a retirada e devolução em diferentes pontos, promovendo a interação do visitante com os equipamentos disponíveis.

Wayfinding e Comunicação Visual

Aprimorando a experiência do público, a primeira fase incluiu a implementação de uma nova comunicação visual nos parques, conhecida como wayfinding.

Totens de localização agora apresentam mapas 3D e informações em português e inglês, proporcionando orientação clara sobre as atrações das áreas verdes.

Compromisso Contínuo com a Gestão e Conservação

A Reserva Parques, como concessionária, assume a responsabilidade pela gestão da área de uso público, revitalização das estruturas, diversificação da oferta de serviços e conservação do espaço.

Os prazos para as melhorias estão estabelecidos contratualmente, assegurando um compromisso contínuo com a excelência.

Neste panorama de transformação, a Effect Arquitetura destaca-se como uma força motriz na renovação desses icônicos parques paulistanos.

O compromisso com a preservação histórica e a criação de ambientes funcionais solidifica a relevância dessas intervenções para as gerações presentes e futuras.

Contato:
Effect Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/13323/effect-arquitetura/
https://www.effect.arq.br


Referências — Arquitetura de Parques; Design Urbano; Efeito Arquitetura; Intervenções em Parques; Modernização de Espaços Verdes; Villa-Lobos; Candido Portinari; Reserva Parques São Paulo; Gestão de Áreas Verdes; Planejamento Urbano; Patrimônio Histórico em Parques; Revitalização de Áreas Públicas; Estratégias de WayfindingCoberturas Metálicas Biomiméticas; Mobilidade Interna em Parques; Locação de Bicicletas em Parques; Arquitetos Erick Tonin Celso Grion; Modernização Infraestrutural em Parques; Comunicação Visual em Espaços Verdes; Turismo e Lazer em São Paulo; Conservação de Áreas Públicas; Concessão de Parques Urbanos; Estratégias de SEO para Arquitetura; Parceria Reserva Parques Effect Arquitetura; Bolsão Drop-off em Parques; Fachada de Parques Urbanos; Pórtico de Entrada de Villa-Lobos; Biomimética em Arquitetura; Experiência do Visitante em Parques; Bolsão de Estacionamento em Drop-off; Desenvolvimento Sustentável em Parques;