Ricardo Abreu explora São Paulo e desenha a cidade com tapetes e tapeçarias

Tapeçarias de Ricardo Abreu reinterpretam São Paulo

Ricardo Abreu apresenta a coleção “Urbano”, que recria São Paulo em tapeçarias sustentáveis, destacando a integração entre design têxtil e natureza na paisagem urbana. Com foco na conexão entre o indivíduo e a cidade, a coleção propõe uma visão inovadora, ressaltando a importância das áreas verdes na malha urbana e promovendo o design 360° através do reaproveitamento de materiais.


O arquiteto Ricardo Abreu mergulha nas raízes urbanas de São Paulo, apresentando uma série única de tapetes e tapeçarias que recriam a metrópole a partir de conceitos urbanísticos e paisagísticos.

Com sete peças meticulosamente desenvolvidas, a coleção “Urbano” propõe uma visão inovadora, revelando recortes icônicos da cidade em formas de tapetes vegetais.

A Reinterpretação Urbana em Detalhes

Cada tapete da série representa a visão de Ricardo Abreu para parques lineares que poderiam conectar os cidadãos à cidade, estabelecendo espaços de convívio e harmonia.

A perspectiva aérea utilizada nas peças destaca a escassez de conexões verdes na metrópole, ressaltando a importância de integrar elementos naturais no cenário urbano. Assim como um tapete na sala de estar indica o ponto central de um núcleo familiar, esses elementos buscam conectar o indivíduo à cidade.

Sustentabilidade e Processo Artesanal

Para além do conceito, a coleção Urbano se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. Cada peça é produzida artesanalmente, utilizando fragmentos de outros tapetes reaproveitados pela by Kamy Verde.

Esta abordagem, além de promover o design 360°, enfatiza a importância da reutilização de materiais, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Expressividade do Design Têxtil

A riqueza das peças da Urbano vai além do conceitual, estendendo-se para as técnicas empregadas na confecção dos tapetes e tapeçarias. A utilização de fragmentos resulta em combinações únicas de cores e texturas, elevando a expressividade do design têxtil a um patamar superior.

Cada peça, assim, torna-se uma obra de arte que não apenas remonta a cidade, mas também enriquece os espaços com suas vibrantes composições visuais.

Urbano celebra a simbiose entre arquitetura e natureza. Ao reinterpretar São Paulo por meio de tapetes e tapeçarias, o arquiteto não apenas nos convida a repensar a paisagem urbana, mas também a integrar elementos naturais de maneira inovadora e sustentável.

A coleção invade espaços e lança um olhar provocativo sobre o potencial de conexão entre o indivíduo e a cidade, resgatando a importância das áreas verdes na malha urbana.

Tapeçarias de Ricardo Abreu reinterpretam São Paulo / Divg.bykamy

As peças:
• URBANO TIETÊ BKV (2023) / 4,00 × 1,90 m
Alvo de inúmeros projetos de paisagismo e urbanismo nunca concluídos, o tapete Urbano Tietê simboliza o oásis de vida e bem-estar que esse trecho de São Paulo poderia proporcionar, conectando diferentes pontos da capital por meio da natureza. É um convite para almejar uma cidade onde a revitalização efetiva da sua hidrografia é uma realidade.

• URBANO PARAISÓPOLIS BKV (2023) / 5,00 × 3,50 m
Uma das duas maiores favelas de São Paulo e entre as seis maiores do Brasil, Paraisópolis é interpretada neste tapete, que sugere uma conexão mais fluída com a metrópole e a natureza, destacando as potencialidades arquitetônicas e culturais efervescentes nessa comunidade.

• URBANO DOM PEDRO BKV (2022) / 4,00 x 2,00 m
No coração da cidade de São Paulo, o Parque Dom Pedro é cortado por diversos viadutos e as mais variadas linhas de transporte público. Uma enorme mancha verde com potencial de conexão do pedestre com a cidade, mas que hoje se encontra completamente abandonada.

• URBANO NOVA AUGUSTA BKV (2023) / 2,50 × 2,50 m
A rua Augusta frequentemente é objeto de diversos projetos de reurbanização. A criação de ilhas de conforto nos cruzamentos das ruas priorizaria o pedestre, que se vê engolido pela massa construída nesta região da cidade.

• URBANO NOVA PAULISTA BKV (2022) / 3,00 × 1,70 m
O tapete “Nova Paulista” é uma interpretação artística da icônica Avenida Paulista, coração pulsante da cidade de São Paulo. Inspirado na vibrante atmosfera urbana dessa região emblemática, o tapete representa uma Paulista mais verde, que abraça a cultura e as pessoas que transitam por essa avenida tomada por arranha-céus.

• URBANO MINHOCÃO BKV (2022) / 4,30 × 3,10 m
Uma interpretação artística e inspiradora do icônico Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão. Neste projeto, o tapete reimagina o espaço urbano do Minhocão como um exuberante parque linear, onde o concreto e o cinza dão espaço ao harmonioso diálogo entre a natureza e o convívio urbano.

• URBANO MARGINAL BKV (2022) / 4,30 × 2,21 m
Talvez por estar mais próxima do centro financeiro da capital paulista, a Marginal Pinheiros foi uma das regiões que mais receberam intervenções urbanísticas e paisagísticas nas últimas décadas. Dos inúmeros planos de plantio de árvores, ciclovias, transporte público e despoluição do rio, pouco se avançou efetivamente. Ao menos no plano imaginativo, aqui se faz um exercício de se pensar em uma marginal viva, dinâmica e integradora.

Contato:
Ricardo Abreu Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/27913/ricardo-abreu-arquitetos/
https://www.ricardo-abreu.com/

 


Referências — Tapetes urbanos; Tapeçaria sustentável; Design têxtil inovador; Arquitetura e natureza; Ricardo Abreu coleção – Urbano; Reinterpretação urbana em tapetes; Conexão verde na cidade; Paisagismo urbano; Design 360°; Série de tapetes exclusivos; Artesanato em tapetes; Tapetes vegetais; Escassez de conexões verdes; Espaços de convívio na cidade; Parques lineares urbanos; Reaproveitamento de fragmentos de tapetes; Cores e texturas em tapetes; Expressividade no design têxtil; Meio ambiente na decoração; Design ecológico em tapeçarias; By Kamy Verde; Coleção de design por Ricardo Abreu; Harmonia na decoração urbana; Cidade sob nossos pés; Elementos naturais na arquitetura;