Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo abordará temática essencial

FNA toca em temas cruciais

O Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo, um evento tradicional na área, está programado para começar no dia 30 de novembro em São Paulo, antecedendo o 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

Este ano, o evento se concentrará em questões fundamentais sob o tema “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”. A inscrição para o evento pode ser realizada online.

Primeiro Dia: Discussões Abrangentes

No primeiro dia do seminário, que começa às 10h, os participantes serão recebidos com mesas de debate e painéis que abordarão uma série de tópicos cruciais para a arquitetura e urbanismo.

Mudanças Climáticas: As implicações das mudanças climáticas na arquitetura e urbanismo serão exploradas em detalhes. Questões como resiliência, sustentabilidade e adaptação serão discutidas à luz dos desafios climáticos em constante evolução.

Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS): A popularização da ATHIS como um meio de proporcionar moradias dignas para a população de baixa renda será examinada. A importância da arquitetura no contexto desse serviço essencial será destacada.

O Papel da Arquitetura na Sociedade: A arquitetura desempenha um papel vital na prestação de serviços à sociedade. Os participantes discutirão como a arquitetura pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Continuação e Encerramento

As discussões continuarão até a manhã do dia 1 de dezembro, com foco em questões críticas relacionadas às relações de trabalho e à busca por condições mais dignas. Tópicos a serem explorados incluem ética profissional, diversidade e o combate a todas as formas de assédio.

Andréa dos Santos, presidente da federação, ressaltou a importância deste encontro para o compartilhamento de ideias e conhecimento entre os participantes. Ela destacou o compromisso do evento com a redução das desigualdades sociais e a promoção dos direitos dos trabalhadores e de suas bases sindicais.

“O 47º ENSA será um espaço de crescimento e debate sobre políticas de trabalho mais justas e igualitárias para todos, em um momento de retomada de conquistas para a população”, explicou Andréa dos Santos.

Eventos Paralelos

Após os dois dias de seminário, o evento se estenderá até o dia 3 de dezembro, com a programação do 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA).

Este evento anual promete ser uma oportunidade valiosa para profissionais e especialistas em arquitetura e urbanismo discutirem questões críticas que moldam o futuro da profissão e a sociedade na totalidade.

Programação completa do evento:

Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo
30 de novembro (quinta-feira)
10h às 21h30min
10h — Recepção e Inauguração da Exposição ArqPop
13h — Painel 1 – Mudanças Climáticas: Da Emergência para a Urgência
15h — Painel 2 – Arquitetura como Serviço Social
17h15min — Mesa 1 – Popularizar e Realizar ATHIS pela Redução das Desigualdades
19h15min — Abertura Oficial do Seminário “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”

1 de dezembro (sexta-feira)
8h30min às 22h
8h30min — Mesa 2 – Trabalho Digno é Direito Humano: Reformulando as Relações de Trabalho; Realização do Trabalho e Suas Formas
10h30min — Mesa 3 – Ética nas Relações de Trabalho

47º ENSA
14h — Início do 47º ENSA — Atividade aberta — O Trabalho do Arquiteto no Setor Público: Construindo uma Carreira de Estado
16h — Painel 3 – O novo modelo sindical no país — O papel e articulação dos sindicatos no compromisso com a sociedade brasileira
19h — Abertura Oficial 47º ENSA — Entrega dos prêmios FNA 2023 e Arquiteto e Urbanista do Ano

2 de dezembro (sábado)
9h às 18h
9h — Momento de Formação Sindical Capacitação: Mesa de Negociação – Política de Financiamento da Estrutura Sindical
14h — Mesa 4 – A contribuição das entidades representativas de arquitetos e urbanistas para a sociedade
16h — Mesa 5 – Programas FNA — SOLARE, TABA e ArqPop
17h — Mesa 6 – FNA e Sindicatos — Diálogo e Construções Futuras

3 de dezembro (domingo)
9h às 15h
9h — Apresentação Manifesto Seminário FNA — compromissos e agenda 2024
10 — Assembleia FNA
13h — Almoço Comunitário de Encerramento na Ocupação 9 de Julho

Serviço:
Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo
Inscrições Online

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/

 


Tópicos: Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo; São Paulo; 47º Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA); Mudanças Climáticas; Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS); Arquitetura e Urbanismo; Justiça Social; Relações de Trabalho; Diversidade; Combate ao Assédio;