Projeto do escritório Fernanda Dabbur Arquitetura para retiro tranquilo em Itu, São Paulo, remete a uma antiga casa de fazenda

Fernanda Dabbur com passado em design atual

Projeto de Fernanda Dabbur Arquitetura transforma casa de fazenda no interior de São Paulo em um retiro tranquilo. A construção mescla elementos clássicos e rústicos, criando um espaço aconchegante e convidativo, ideal para a reunião da família e a criação de novas memórias.

Em uma imponente construção de 750 metros quadrados, situada na pacata cidade de Itu, no interior de São Paulo, a arquiteta Fernanda Dabbur trouxe à vida um projeto que harmoniza elementos clássicos e rústicos, criando um cenário de reminiscências e tranquilidade.

Fernanda Dabbur com passado em design atual / Fotografia Adriano Scanhuela

Neste espaço que pertence ao século XXI, os detalhes cuidadosamente escolhidos transportam os visitantes a uma época passada, celebrando a nostalgia e a simplicidade da vida no campo.

A Lareira de Pedra Rústica e o Forro de Madeira

O destaque da construção é a lareira revestida em pedra rústica, que se torna o ponto focal da sala de estar. Rodeada por um generoso espaço, a lareira evoca a sensação de calor e conforto, enquanto um forro de madeira de pé-direito alto acentua a atmosfera acolhedora e aconchegante.

Retratando a Nostalgia: O Design de Interiores

O conceito deste projeto foi concebido a partir do desejo dos proprietários de criar um refúgio tranquilo, contrastando com a agitação da cidade de São Paulo. A inspiração foi clara: recriar a atmosfera de uma antiga casa de fazenda.

Fernanda Dabbur com passado em design atual / Fotografia Adriano Scanhuela

A lareira central, assim como o piso de madeira recuperada que se estende por toda a área social, contribui para essa atmosfera de aconchego.

Além disso, as práticas esquadrias de alumínio com acabamento em aço corten acrescentam um toque vintage ao projeto, tornando o espaço acolhedor e convidativo, ideal para a reunião da família e a criação de novas memórias.

Elementos que Contam Histórias

A construção utiliza elementos de design que remetem ao passado e à tradição. Os ladrilhos hidráulicos com padrões florais, a madeira de demolição e a cerâmica estilo cotto no piso da área de lazer transportam-nos há um tempo mais tradicional, onde o aroma de bolinho de fubá saindo da cozinha parece próximo.

Cozinha que Encanta

As portas de correr com roldanas aparentes na cozinha conferem um toque especial à decoração, combinando funcionalidade e estética. O piso de ladrilhos hidráulicos coloridos acrescenta vitalidade e vivacidade ao ambiente.

Fernanda Dabbur com passado em design atual / Fotografia Adriano Scanhuela

A marcenaria, em tons harmoniosos com o piso, aliada aos pendentes estrategicamente posicionados, proporciona uma iluminação adequada, ideal para facilitar o trabalho do chef da vez.

Experiência ao Ar Livre

Nos espaços externos dessa magnífica construção de 750 metros quadrados, uma piscina deslumbrante com prainha, ofurô e raia se integra perfeitamente ao paisagismo exuberante que a rodeia. Sua tonalidade em rosa queimado convida à serenidade e à paz, oferecendo um local de relaxamento inigualável.

Fusão de Estilos

Esta residência de fim de semana, localizada no interior paulista, foi concebida com premissas específicas: seis quartos, uma raia de 25 metros e pé-direito alto, aliados a referências coloniais, como a ampla varanda e o uso de materiais como telhas de barro, paralelepípedos, pedra madeira, ladrilhos hidráulicos e madeira de demolição.

Fernanda Dabbur com passado em design atual / Fotografia Adriano Scanhuela

A contemporaneidade é introduzida por meio de grandes caixilhos de alumínio com acabamento em aço corten, além de elementos marcantes, como as portas de correr com roldanas aparentes e a estante montada com perfis metálicos.

Fernanda Dabbur com passado em design atual / Fotografia Adriano Scanhuela

Este projeto da Fernanda Dabbur Arquitetura se destaca pela mescla de elementos clássicos e rústicos, criando um espaço que perpetua memórias e oferece um retiro tranquilo para seus proprietários.

Um verdadeiro testemunho da arte de unir o passado e o presente na arquitetura e design de interiores.

Contato:
Fernanda Dabbur Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12277/fernanda-dabbur-arquitetura/
http://www.fedabbur.com.br/

 

Tópicos: Arquitetura e Design de Interiores; Fernanda Dabbur Arquitetura; Casa em Itu, São Paulo; Construção de 750m²; Elementos Clássicos e Rústicos; Lareira de Pedra Rústica; Piso de Madeira Recuperada; Esquadrias de Alumínio com Aço Corten; Ladrilhos Hidráulicos e Cerâmica Cotto; Decoração de Cozinha; Piscina com Prainha e Ofurô; Paisagismo Exuberante; Residência de Fim de Semana; Raia de 25 Metros; Portas de Correr com Roldanas Aparentes; Design de Interiores Contemporâneo;