Exposição “Formas, Tramas, Volumes” de Cássio Lázaro na Galeria de Arte André a partir 28 de outubro 2023

Cássio Lázaro na Galeria de Arte André

Guardanapo, obra em aço corten de Cássio Lázaro

A exposição “Formas, Tramas, Volumes” do artista Cássio Lázaro, na Galeria de Arte André, apresenta um trabalho meticuloso e inovador que explora as possibilidades do aço em suas mais diversas dimensões e tratamentos. O artista, autodidata, desenvolveu métodos e maquinário personalizados para trabalhar com esse material denso e pesado, e suas obras demonstram maestria na transformação do aço em formas, texturas e volumes que evocam significados variados.

A Galeria de Arte André, renomado espaço cultural dedicado à promoção de talentos artísticos contemporâneos, tem o prazer de anunciar a abertura da exposição “Formas, Tramas, Volumes” do artista Cássio Lázaro.

Esta mostra, curada por Octavio Guastini e enriquecida com o texto crítico de Sylvia Werneck, é uma celebração do trabalho meticuloso e inovador de Cássio Lázaro, que explora as possibilidades do aço em suas mais diversas dimensões e tratamentos.

A Diversidade do Aço: Uma Abordagem Única

Cássio Lázaro é um artista autodidata que desenvolveu métodos e maquinário personalizados para trabalhar com materiais densos e pesados, especialmente o aço, em seu ateliê.

Sua abordagem única e a liberdade de expressão conquistada ao fugir das tradições artísticas convencionais lhe permitem explorar as potencialidades das formas e suas habilidades como artista de maneira singular.

Sylvia Werneck, crítica de arte renomada, destaca que Cássio Lázaro não se submeteu ao condicionamento tradicional da história da arte, o que lhe conferiu total autonomia em sua busca criativa.

Explorando as Possibilidades do Aço e Metal

O cerne do trabalho de Cássio Lázaro reside na manipulação do aço, um material que, sob suas escolhas estéticas, adquire uma vasta gama de formas e significados.

Desde a robustez de uma coluna maciça até os intrincados jogos de luz e sombra em uma folha de papel amassado, o artista demonstra maestria em transformar o aço e outros metais, como corten e inox, em obras de arte.

Suas composições quase sempre adotam uma paleta de cores comedida e monocromática, permitindo que o espectador explore as dimensões volumétricas que o artista deseja evocar.

Processo Criativo: Força Bruta e Autenticidade

Observar Cássio Lázaro em ação é um capítulo à parte na apreciação de sua arte. Diferentemente de muitos de seus contemporâneos, ele é um artista que sente a necessidade de executar, pessoalmente, a maioria dos processos envolvidos na construção de suas obras.

Embora haja um planejamento, é durante o processo criativo que muitas decisões cruciais são tomadas, à medida que as chapas metálicas são transformadas.

Frequentemente, o trabalho exige o uso de força bruta, com atividades como marretar, queimar e serrar se tornando corriqueiras no ambiente de seu ateliê.

A exposição “Formas, Tramas, Volumes” de Cássio Lázaro na Galeria de Arte André é uma oportunidade única para apreciar a ousadia e a técnica de um artista que desafia as convenções artísticas e transforma o aço em obras de arte envolventes.

Através da curadoria de Octavio Guastini e da análise crítica de Sylvia Werneck, os visitantes serão imersos em um universo de formas, texturas e volumes que revelam a essência única do trabalho de Cássio Lázaro.

Serviço
Abertura da exposição Formas, Tramas, Volumes, de Cássio Lázaro
Dia 28 de outubro, sábado, das 11h às 15h, com presença do artista
Curadoria: Octavio Guastini
Texto crítico: Sylvia Werneck
Período expositivo: 28 de outubro a 16 de dezembro
Horário de funcionamento
De segunda a sexta, das 9h às 19h
Sábados das 10h às 14h

Galeria de Arte André
Rua Estados Unidos, 2.280
Jardim Paulistano
(11) 3081-9697 / 3081-3972 / 3063-0427

Contatos:
Galeria de Arte André
(11) 3081–9697
https://galeriandre.com.br/

Cássio Lázaro
(11) 2724–6805
http://www.cassiolazaro.com.br/

 

Tópicos: Cássio Lázaro; Galeria de Arte André; Exposição de arte; Aço e metal; Artista autodidata; Trabalho com aço; Processo criativo; Curadoria de Octavio Guastini; Crítica de arte Sylvia Werneck; Formas, Tramas, Volumes;