A arquiteta Mari Milani focou no conforto e segurança no projeto de interiores para uma senhora de 65 anos

Mari Milani em apartamento compacto para idosa

A arquiteta Mari Milani projetou um apartamento compacto para idosos, com foco em atender às necessidades específicas dessa faixa etária. O projeto incluiu a otimização da circulação, a distribuição cuidadosa do mobiliário e o uso de marcenaria inteligente para aproveitar ao máximo o espaço.

Para a arquitetura de interiores, o desafio de projetar um espaço que atenda às necessidades específicas de um morador idoso é uma tarefa que exige atenção meticulosa.

Neste caso, a arquiteta Mari Milani demonstrou como conceber um projeto personalizado para sua cliente, uma senhora de 65 anos, que buscava uma mudança para um apartamento compacto de 53 m².

Este novo capítulo na vida da moradora representa não apenas uma transição de moradia, mas também a adaptação às demandas da terceira idade.

O Planejamento Cauteloso para a Terceira Idade

Com um espaço enxuto, o projeto iniciou com a otimização da circulação entre a sala e a cozinha, promovendo a integração desses ambientes com a remoção estratégica de uma parede.

A mobilidade e locomoção dos moradores idosos foram priorizadas, considerando a largura das portas e passagens, assegurando que o espaço atendesse às necessidades físicas específicas dessa faixa etária.

Durante o planejamento, Mari Milani também considerou as preferências da cliente, valorizando suas atividades cotidianas, que vão desde o prazer de assistir TV, a leitura, costura, artesanato e culinária.

A adaptação do espaço não comprometeu o estilo de design de interiores escolhido, mas sim aprimorou-o conforme as atividades da moradora.

Detalhes que Fazem a Diferença

A distribuição cuidadosa do mobiliário foi crucial para aproveitar ao máximo os 53m² disponíveis, garantindo que não se tornassem um obstáculo na vida diária da cliente.

Na sala de estar, móveis com formatos apropriados para a fisiologia dos idosos foram escolhidos, reduzindo o risco de acidentes.

Além disso, a paleta de cores neutras, com toques de cinza, amadeirado e rosa, ampliou a percepção de espaço, enquanto a parede com efeito de cimento queimado adicionou um toque leve e interessante ao ambiente.

O uso do efeito ripado e do mármore, presentes tanto no painel da TV, que se integra à cozinha, quanto no móvel do banheiro, mantém uma sensação de continuidade e elegância em todo o projeto.

Dormitório Vertical e Quartinho Especial

No dormitório principal, a arquiteta optou por uma abordagem vertical, utilizando marcenaria inteligente para maximizar o espaço.

Armários que se estendem até o teto garantem um amplo armazenamento, e uma cabeceira estofada com um formato ‘L’ proporciona espaço adicional para itens menos acessados.

Além disso, um segundo dormitório foi projetado com a visita frequente da netinha da moradora em mente.

O ambiente inclui um sofá-cama, armários e uma atmosfera acolhedora para garantir que a hóspede seja sempre bem recebida.

A estrutura vertical da marcenaria é novamente destacada, oferecendo um aproveitamento eficiente do espaço.

O projeto da arquiteta Mari Milani para este apartamento compacto é um bom exemplo de como a arquitetura de interiores pode ser adaptada de forma elegante e técnica para atender às necessidades de um morador idoso, proporcionando conforto, segurança e funcionalidade em um espaço reduzido.

 

Contato:
Mari Milani Arquiteta
https://arqbrasil.com.br/28991/mari-milani-arquiteta/
https://www.marimilani.com

 

Tópicos: Arquitetura de interiores; Apartamento compacto; Morador idoso; Terceira idade; Mobilidade; Adaptações para idosos; Otimização de espaço; Paleta de cores neutras; Marcenaria inteligente; Segurança e conforto;