Iniciativa “elare.forma” promove a formação de mulheres de todas as idades, abrindo caminhos na Construção Civil e contribuindo para a inclusão social

Projeto capacita mulheres na construção civil

O projeto elare.forma capacita mulheres de todas as idades para atuar na construção civil. Com o apoio do Senai, Instituto Center Norte e Construtivo, o programa oferece cursos gratuitos e de alta qualidade, que abrangem desde habilidades técnicas até tópicos como direitos das mulheres e finanças pessoais.

A indústria da construção civil, por muito tempo, foi masculina. No entanto, o cenário está em constante evolução.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a participação feminina neste mercado cresceu impressionantes 120% entre 2007 e 2018, atualmente empregando cerca de 240 mil mulheres.

Para impulsionar ainda mais esse avanço e oferecer oportunidades a mulheres em situação de vulnerabilidade social, o programa elare.forma foi oficialmente lançado há dois meses.

O Apoio Fundamental

O programa conta com o respaldo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), patrocínio do Instituto Center Norte, bem como o apoio do Construtivo e das fundadoras do Programa, Flavia Rodrigues de Souza e Mariana Wyse.

Capacitação em Foco

O primeiro módulo do elare.forma, que ocorre de 27 de julho a 27 de outubro, abrange temas relacionados à pintura e instalação de papel de parede.

Surpreendentemente, a turma de 16 mulheres é composta principalmente por participantes entre 40 e 50 anos, demonstrando que a idade não é uma barreira e as oportunidades estão acessíveis a todas.

Flávia de Souza, fundadora do Cada Casa e idealizadora do projeto, destaca: “Criamos um programa de formação que visa a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres, reconhecendo e valorizando a força de trabalho feminino e possibilitando sua participação em todas as frentes de trabalho no âmbito das reformas.”

Transformando Vidas

As alunas do elare.forma estão entusiasmadas com a oportunidade de mudar de área ou aprimorar suas habilidades.

Herica Magda Mendonça Petrucelli, uma das beneficiárias, expressa sua gratidão: “O programa elare.forma está sendo transformador em minha vida. Há tempos venho pesquisando uma oportunidade para entrar na área da construção civil, mas devido aos altos custos tanto de cursos profissionalizantes como de graduação, não tinha nenhuma possibilidade de me aperfeiçoar.”

Continuidade e Amplitude

Com a conclusão deste primeiro módulo, as alunas estão aptas a atuar profissionalmente, mas também têm a oportunidade de participar dos próximos módulos para ampliar seus conhecimentos e habilidades.

Formação Técnica e Além

O programa oferece um amplo conteúdo de apoio, abrangendo não apenas as habilidades técnicas necessárias, mas também tópicos como direitos das mulheres e finanças pessoais.

No total, são quatro módulos, com duração de dois meses cada, cobrindo pintura, hidráulica, revestimentos, instalações elétricas, trabalhos em gesso e impermeabilização.

Apoio Crucial

Todo o material de estudo, incluindo apostilas, cadernos, lápis, canetas e uniformes, é fornecido pelo programa. O Instituto Center Norte patrocina esses itens, assim como a ajuda de custo.

Fundos para o projeto foram arrecadados em um evento beneficente realizado em 5 de junho.

Além disso, as fundadoras da Cada Casa, Flavia Rodrigues de Souza e Mariana Wyse, têm financiado parte significativa do programa, assim como o Construtivo e outras pessoas físicas têm apadrinhado alunas para apoiar essa causa.

Uma Nova Fase

Para Maria Auxiliadora do Nascimento, de 53 anos, o programa elare.forma representa uma oportunidade de uma nova fase em sua carreira.

“Só tenho a agradecer por essa oportunidade que a associação elare.forma está me proporcionando e ajudando para o meu crescimento.”

Próximos Passos

Para as mulheres interessadas em participar dos próximos módulos do programa elare.forma, basta preencher o formulário no site e aguardar o retorno. Vale ressaltar que o projeto é sem fins lucrativos, garantindo que não haja custos para as alunas.

Para aqueles que desejam apoiar essa iniciativa, doações de qualquer valor podem ser feitas através do site, contribuindo para transformar o futuro das atuais e futuras beneficiárias.

Contato:
elare.forma
(11) 5197–6500
https://elareforma.com.br/

 

Tópicos: Projeto elare.forma; Construção Civil; Inclusão de Mulheres; Capacitação de Mulheres; Oportunidade Profissional; IBGE; Emprego para Mulheres; Senai; Instituto Center Norte; Construtivo; Fundadoras do Programa; Formação em Pintura; Instalação de Papel de Parede; Empoderamento Feminino; Mulheres em Construção; Vulnerabilidade Social; Alunas do elare.forma; Transformação de Vidas; Direitos das Mulheres; Finanças Pessoais; Pintura em Construção; Hidráulica; Revestimentos; Instalações Elétricas; Trabalhos em Gesso; Impermeabilização; Material de Estudo; Ajuda de Custo; Evento Beneficente; Apoio Financeiro; Sem Fins Lucrativos; Apadrinhamento de Alunas;