Herança Cultural apresenta exposição individual Rabiscos e Sombras de Marcelo Stefanovicz

Marcelo Stefanovicz na Herança Cultural

A exposição Rabiscos e Sombras, organizada pela Herança Cultural, apresenta o trabalho recente do artista Marcelo Stefanovicz.

São esculturas e desenhos em aço que traduzem gestos espontâneos de rabiscos em objetos tridimensionais.

As obras exploram a expressividade de traços aparentemente aleatórios, que ganham volume e espaço expositivo.

Stefanovicz trabalha com o potencial poético de objetos cotidianos, desconstruindo noções tradicionais entre arte e design. As esculturas em aço criam um ambiente vibrante, com cores fortes e efeitos de luz, que evocam uma caligrafia gestual intensa.

A mostra reflete sobre sentidos ocultos em gestos intuitivos e o valor estético daquilo que parece equivocado ou descartável.

A exposição Rabiscos e Sombras, organizada por Herança Cultural em colaboração com o artista, pode ser entendida como uma continuidade de uma série de mostras dedicadas ao design e arte contemporâneos em possíveis diálogos com o mobiliário moderno da galeria.

Texto curatorial por Bruno Simões

Ao longo de sua carreira, Marcelo Stefanovicz acumula um repertório de objetos, palavras e gestos que se tornaram sua principal materialidade para a expressão artística. Uma pesquisa desenvolvida em torno da ideia da impregnação, tanto estética quanto de sentimentos mais íntimos, como ansiedade e amor.

São objetos banais como baquetas, serrotes e lâmpadas que revelam desejos profundos e provocam respostas emocionais ao se aglomerarem de maneira desordenada ou acompanharem frases diversas.

Esse processo revela um olhar bastante convicto do potencial poético do cotidiano como linguagem autoral, operando justamente no espaço intuitivo entre o abstrato e o funcional — uma zona suscetível a tensões diversas na formação, ou não, de sentido.

Mais do que uma associação, se trata, na verdade, da desconstrução da ideia do artista e do designer ao se repensar a “ordem” das coisas.

No caso dessa nova série “Rabiscos e Sombras” o caráter errático atinge outra dimensão: o desenho impreciso se torna objeto, sem ferramentas adjuntas.

O ato de rabiscar espontaneamente sobre uma folha de papel se traduz para a terceira dimensão por barras de aço retorcidas que ampliam a escala e potência dos traços.

A ideia desse gesto mecânico, sem intenção gráfica nítida, ganha expressividade, forma e, acima de tudo, volume.

Forma-se um caos cumulativo de linhas que, para além da alusão direta, assume um caráter arquitetônico, com essas 24 esculturas se tornando receptáculos de luz e sombra por meio de um inventivo sistema de iluminação.

Os rabiscos são ainda realçados pelas intensas cores que mais parecem retiradas de um jogo de canetas hidrográficas infantil, vibrando em contraste com as sombras sobre a superfície — uma dualidade que revela a própria natureza do desenvolvimento humano pelo desenho, passando da abstração infantil à objetividade da representação realista adulta.

É justamente neste ponto de aparente desordem que as intenções se escondem e o vocabulário gestual de Marcelo ganha força. Sua caligrafia, que costuma rasgar paredes, atravessar chapas de aço; inverter, borrar e tachar palavras; aqui dobra o metal em movimentos multi-direcionais.

Um sentimento de inconformismo energizado pela sobreposição de muitas camadas materiais (e emocionais), como num processo de colagem que resgata princípios elementais às vanguardas modernas e nomes ‘sui generis’, como Robert Rauschenberg e Cy Twombly.

Resta-lhe por fim abordar o próprio sentido elemental da rasura, recorrendo à ideia do ‘sous rature’.

Um instrumento da filosofia criado pelo alemão Martin Heidegger que teoriza o mecanismo de riscarmos uma palavra durante a escrita, por erro ou edição, mantendo-a fisicamente e tornando-a necessária, complementar ao pensamento construído.

Seu apagamento é apenas parcial e demonstra como significados podem ser extraídos da própria noção do que se tem por aparente equívoco. Assim, sob a sombra do objeto, o artista revela aquilo que parecia indecifrável no emaranhado de cores.

Serviço:
Exposição Rabiscos e Sombras
Texto curatorial de Bruno Simões
São 24 peças, série única, em aço com pintura PU e eletrostática assinadas por Marcelo Stefanovicz exclusivamente para Herança Cultural.
Até 4 de novembro de 2023
Rua do Curtume 274, Lapa de Baixo
De segunda a sexta-feira das 10h às 17h
Sábado das 10h às 14h

Contato:
Herança Cultural
(11) 4321–8166 / (11) 969-226-924
https://www.herancacultural.com/