Desde a década de 50, a resina é protagonista quando o assunto é o resultado final de superfícies internas e externas

Resina correta para um bom acabamento

A resina é um componente essencial para um bom acabamento em superfícies internas e externas. Os principais tipos de resina são acrílica, estirenada, PVA e vinil acrílica. A escolha do tipo de resina depende de fatores como o local de aplicação, o tipo de superfície e o nível de resistência desejado.

Quais são os tipos de resina existem

Seja PVA, acrílica estirenada, vinil-acrílica, acrílica pura, entre outras, na verdade, há uma série de produtos disponíveis e a questão é, obviamente, qual deles usar. Mais que isso, é preciso entender a importância que as resinas têm.

Parte não-volátil, com função de ser formadora de filme, comumente chamado também de veículo.

A resina atribui aos acabamentos mais características e propriedades como brilho, dureza, flexibilidade, adesão, resistência mecânica e química, e sem a sua presença os demais componentes das tintas não teriam aderência ao substrato.

A resina acrílica, um dos materiais mais populares, é substância plástica termoplástica ou termo fixa, material polimérico (em solução, dispersão ou sólido), que, em geral, apresenta boa resistência química e fotoquímica.

É comumente usada em muitas aplicações diferentes, desde revestimentos industriais à base de solvente e à base de água até revestimentos arquitetônicos.

As resinas acrílicas puras destacam-se pela resistência química, abrasão e intempéries, além de conferir boa retenção de brilho, baixa resistência à tração e baixa absorção de água.

Já a opção pelo estireno deve passar por uma avaliação criteriosa de custo-benefício, visto que apesar do material diminuir o custo final do produto, proporcionar à resina mais brilho e uma maior resistência a lavagens, carrega o efeito deletério de diminuir a resistência de resinas acrílicas à radiação UV.

Copolímero com excelente resistência ao calor, com excelente resistência à alcalinidade, maresia, intempéries e ao mofo.

O estireno tem entre suas propriedades a dureza, resistência química, baixo custo, resistência ao álcali, baixa estabilidade à luz, alta resistência à tração e baixa absorção de água.

É indicado para superfícies externas e internas, sendo excelente alternativa para compostos com alto teor de carga mineral.

A Sto Brasil, líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico para fachadas, sistemas e produtos para revestir paredes de alvenaria e de concreto e uma ampla linha de produtos complementares, conta com texturas de alto desempenho desenvolvidos com resina 100% acrílica ou estirenada.

Conheça algumas dessas opções:

StoColor Lotusan: tinta com nanotecnologia, resistente à retenção de sujeira, que utiliza a água da chuva para autolimpeza da fachada. Pode ser aplicada em áreas internas ou externas, é lavável e está disponível em diversas cores, podendo ser aplicado sobre superfícies lisas ou com levemente texturizadas.

StoColor Dryonic: revestimento de base acrílica com microtextura projetada para secar as fachadas rapidamente após a formação de chuva, neblina e orvalho. Com tecnologia desenvolvida pela Sto, reduz significativamente os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos, protegendo a fachada contra o desbotamento e reduzindo o custo com manutenção.

StoColor Acryl Plus: tinta super premium de alto rendimento e cobertura que protege das intempéries, como chuva, vento, raios UV e umidade de regiões litorâneas, além do resguardo de contaminações ambientais. Disponível em uma variedade de cores neutras e fortes, que com apenas uma demão já confere ótimos resultados.

StoColor Metallic: é um revestimento à base de água que incorpora mica, partículas metálicas e pigmentos especiais para criar uma verdadeira aparência metálica sobre superfícies lisas ou com acabamentos texturizados.

Essas são algumas das soluções Sto Brasil, que combinadas com primers e seladores da marca, garantem um resultado acima do esperado e com garantia de quem entrega excelência técnica há mais de um século.

Contato:
Sto Brasil
(11) 2145–0011
https://stobrasil.com.br