Arquitetura de Vanguarda do escritório Superlimão para nova sede do Escritório de Engenharia em São Paulo

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido

O escritório de arquitetura Superlimão projetou a nova sede do Escritório de Engenharia em São Paulo, um espaço de trabalho flexível e funcional que atende às necessidades de um modelo de trabalho híbrido. O projeto incorpora materiais comuns da construção civil, como tijolos, concreto e malhas metálicas, e destaca a vista panorâmica para o Pico do Jaraguá.

O escritório de arquitetura Superlimão mais uma vez deixa sua marca na paisagem urbana de São Paulo com o projeto da nova sede do Escritório de Engenharia, situado no bairro da Barra Funda.

Com a responsabilidade de criar um espaço que atendesse às necessidades de um modelo de trabalho híbrido e refletisse a maturidade e robustez da empresa, o Superlimão enfrentou o desafio com maestria.

A Adaptação ao Modelo Híbrido de Trabalho

A nova sede do Escritório de Engenharia acomoda 120 colaboradores, entre fixos e volantes, demandando um espaço flexível e com fluxos de circulação bem definidos.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

O projeto inclui salas de reunião de diferentes formatos e dimensões, locais destinados a ligações rápidas e áreas amplas para estações de trabalho.

Além disso, um estúdio para gravação de podcasts e um espaço para palestras e eventos internos foram incorporados ao programa.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

Uma característica marcante é a arquibancada em marcenaria que oferece um ambiente descontraído para colaboradores e convidados externos.

O Planejamento Detalhado

Para chegar ao layout final, o Superlimão realizou estudos minuciosos de insolação e vistas da laje de 900 m².

O objetivo era otimizar as circulações no perímetro do pavimento, garantindo vistas desobstruídas e iluminação natural por toda parte.

Nas faces mais expostas ao sol, foram alocadas circulações e áreas de menor permanência, como lounges, booths e copa.

Essas análises resultaram em benefícios significativos, tanto em termos de economia de energia quanto em conforto para as equipes.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

A redução na demanda por sistemas de ar-condicionado e iluminação artificial foi notável, e a luz natural contribuiu para um ambiente de trabalho mais agradável.

Fontes indiretas e quentes de luz artificial foram priorizadas para maximizar o conforto.

A Vista Panorâmica e a Incorporação de Elementos de Construção Civil

A vista panorâmica desempenhou um papel fundamental na definição da implantação do projeto.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

O acesso principal ocorre por um túnel de Concresteel, direcionando o olhar dos visitantes para o majestoso Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo, que pode ser apreciado a partir da nova sede.

Além disso, o Superlimão buscou inspiração nos canteiros de obra, incorporando materiais comuns da construção civil na arquitetura.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

Tijolos, concreto e malhas metálicas foram destacados, dando destaque a elementos frequentemente ocultos sob revestimentos.

O processo exigiu detalhes específicos de projeto, mão-de-obra especializada e uma colaboração constante com a equipe de execução.

Elementos Construtivos Repensados para Estética e Conforto

O tijolo ecológico, por exemplo, foi posicionado de forma rotacionada, com rolhas de cortiça para melhorar o desempenho acústico.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

Os tijolos e as telas metálicas foram assentados de maneiras não convencionais, sem emassamento, enquanto o concreto, normalmente reservado para a estrutura de edifícios, foi aplicado nos balcões de trabalho volante e na recepção.

Paisagismo como Contraponto

O paisagismo foi incorporado como contraponto aos materiais construtivos. Cachepots preenchem o forro ao longo do perímetro, enquanto um “túnel” de floreiras, posicionado no corredor das salas de reunião, atua como um brise soleil natural, filtrando a luz e proporcionando um ambiente agradável.

Corporativo do Superlimão para trabalho híbrido / Fotografia Israel Gollino

A nova sede do Escritório de Engenharia, projetada pelo Superlimão, é um exemplo marcante de como a arquitetura e a decoração podem se integrar de maneira harmoniosa, criando um espaço de trabalho funcional e esteticamente cativante.

Este projeto inovador não apenas atende às necessidades práticas da empresa, mas também se torna uma expressão tangível do compromisso com a excelência no design arquitetônico e na criação de ambientes inspiradores.

Ficha
Escritório de Engenharia
Arquitetura: Superlimão / @superlimao
Equipe de Arquitetura: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Figueira, Igor Tsopanoglou, Daniella Rosa, Giovanna Carvalho, Guto Franco, Fábio Bestetti, Luiza Stanis, Inaiá Botura e Ana Galante.
Ano: 2023
Endereço: Rua Dr. Rubens Meireles, 380 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01141-000
Área: 900m²
Fotografia: Israel Gollino

Especificação:
Mobiliário: Riccó / @moveisricco
Tapetes: Cia das Fibras / @ciadasfibrasoficial
Piso Cimentício: Concresteel / @concresteel
Marcenaria: Diploon / @marcenariadiploon e Innovare / @innovare.marcenaria
Portas e Esquadrias: Abatex / @abatex_divisorias
Revestimentos Acústicos: Trisoft / @trisoftbrasil
Luminárias e Projeto Complementar de Iluminação: Triolux / @triolux_iluminacao
Ar-condicionado e Projeto Complementar: Glaciar / @glaciarclima
Paisagismo: Hydroplantas / @hydroplantas

 

Contato:
Superlimão Studio
https://arqbrasil.com.br/12318/superlimao/
http://www.superlimao.com.br/

 

Tópicos: Arquitetura; Decoração; Superlimão; Escritório de Engenharia; São Paulo; Barra Funda; Modelo Híbrido de Trabalho; Layout de Escritório; Salas de Reunião; Estúdio de Gravação de Podcasts; Espaço para Palestras; Circulação; Insolação; Iluminação Natural; Consumo de Energia; Concresteel; Pico do Jaraguá; Elementos de Construção Civil; Tijolos; Concreto; Malhas Metálicas; Paisagismo; Cachepots; Brise Soleil; Paisagem Urbana; Design Arquitetônico; Ambiente de Trabalho; Excelência no Design; Ambiente Inspirador;