Arquitetas do escritório Stal Arquitetura redesenham imóvel de 700 m², criam ambiente aconchegante, organizado e destacam coleção de livros da família

Stal transforma residência em São Paulo

As arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira, do escritório Stal Arquitetura, transformaram uma residência de 700m² em São Paulo em um espaço aconchegante, organizado e que destaca a coleção de livros da família. O projeto incluiu marcenarias personalizadas, nova iluminação e piso, além de móveis exclusivos.

Uma espaçosa residência de aproximadamente 700 metros quadrados, situada na metrópole de São Paulo, passou por uma notável metamorfose arquitetônica pelas mãos das arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira, do escritório Stal Arquitetura.

O desafio foi reimaginar e redesenhar o espaço para criar um ambiente harmonioso, acolhedor e organizado que atendesse às necessidades da família proprietária.

Um Projeto Sob Medida para Livros e Coleções

O objetivo primordial da equipe de arquitetura era criar soluções inteligentes para acomodar a vasta coleção de livros, objetos e móveis que preenchiam a residência.

Stal transforma residência em São Paulo

O resultado desse esforço culminou na concepção de marcenarias personalizadas que abrigam com elegância os livros, coleções e brinquedos, gerando uma nova distribuição do mobiliário e layouts revitalizados para diversos ambientes da casa.

A Importância da Iluminação e do Piso

Uma parte crucial desse processo envolveu a substituição de todas as peças de iluminação, um passo que impactou significativamente o resultado do projeto.

Stal transforma residência em São Paulo

Além disso, o piso de madeira peroba, presente em toda a casa, passou por uma minuciosa raspagem, demandando o deslocamento de todo o mobiliário da área social para a área íntima e vice-versa.

Preservando o Mobiliário Original

Em muitos cômodos, o mobiliário original foi mantido, porém, foi cuidadosamente redistribuído e complementado com marcenarias planejadas para atender às demandas específicas de cada espaço.

Stal transforma residência em São Paulo

Entretanto, em locais como o Home Theater, a Suíte do Filho e o Escritório, as arquitetas conceberam projetos inteiramente novos, proporcionando funcionalidade e estética única.

Elegância em Cores e Acabamentos

Uma das características notáveis do projeto foi a escolha de um tom neutro para todas as paredes, garantindo uma atmosfera visualmente harmoniosa e acolhedora.

Stal transforma residência em São Paulo

As marcenarias, por sua vez, receberam acabamento em lâmina de carvalho americano natural, conferindo leveza e sofisticação aos ambientes.

No Home Theater, um ousado acabamento em laca, em um tom de azul acinzentado, trouxe um toque descontraído e aconchegante, enquanto pontos de cor foram estrategicamente aplicados no Hall Íntimo e na Suíte do Filho para criar contrastes visuais cativantes.

A Coleção de Livros como Peça de Arte

A grandiosa coleção de livros da família foi tratada como uma verdadeira obra de arte e acomodada de maneira harmoniosa e visualmente impactante nas novas marcenarias.

Stal transforma residência em São Paulo

Cada título foi organizado meticulosamente por assunto e cores, criando um efeito de cores cativante com as lombadas das capas.

Móveis Exclusivos e Estilo Contemporâneo

O projeto incluiu peças de mobiliário exclusivas, como um aparador, banco e cabide de bolsas, projetadas sob medida pelo escritório de arquitetura para atender às necessidades específicas dos clientes.

Stal transforma residência em São Paulo

O resultado não se encaixa em um estilo definido, mas pode ser descrito como contemporâneo, mesclando móveis antigos, modernos e atuais com marcenaria de linhas retas e acabamento sofisticado.

Um Projeto de Sucesso com História

O projeto teve seu início em agosto de 2021, com quase um ano dedicado a estudos preliminares, projetos executivos, aprovações, orçamentos e planejamento logístico.

Tudo isso para acomodar a ausência dos clientes durante a obra, uma vez que era inviável realizar a reforma com a família residindo na casa.

Stal transforma residência em São Paulo

A execução da obra em si durou pouco mais de três meses, incluindo a raspagem completa do piso de madeira, polimento dos mármores, pintura e a implementação de novos sistemas de iluminação, som e segurança.

O Futuro da Arquitetura em Formação

Uma curiosidade notável ao longo do projeto foi a participação ativa do filho dos clientes, um jovem de apenas 13 anos, que demonstrou grande interesse e entendimento em arquitetura e decoração, possivelmente prenunciando um futuro promissor como arquiteto.

Um Espaço que Reflete a Identidade dos Moradores

Este projeto representa a transformação bem-sucedida de uma residência em um espaço acolhedor, funcional e visualmente atraente, atendendo às necessidades e desejos da família proprietária.

Um bom exemplo de como a arquitetura e o design podem criar espaços que refletem a personalidade e estilo de vida dos moradores.

Contato:
STAL Arquitetura & Interiores
https://arqbrasil.com.br/12307/stal-arquitetura-interiores/
http://www.stalarquitetura.com.br/

 

Tópicos: Stal Arquitetura; Transformação residencial; Arquitetura e decoração; Espaço aconchegante; Organização de espaço; Coleção de livros; Casa de 700 m²; São Paulo; Arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira; Marcenarias personalizadas; Mobiliário personalizado; Iluminação de interiores; Piso de madeira; Raspagem de piso; Distribuição de mobiliário; Layout de interiores; Projeto de Home Theater; Suíte do Filho; Escritório residencial; Tom neutro de parede; Acabamento em carvalho americano; Acabamento em laca; Cores contrastantes; Peças de mobiliário exclusivas; Estilo contemporâneo; Projeto de arquitetura; Reforma residencial; Projeto de iluminação; Projeto de som; Projeto de segurança; Família proprietária; Identidade de moradores; Futuro da arquitetura; Participação do cliente; Planejamento logístico; Obras residenciais; História de sucesso; Arquitetura de interiores;