Lina Bo Bardi e sua reforma para o MAM São Paulo em exposição no Ibirapuera, até 28/01/24

O MAM de Lina no Parque

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) traz ao público a exposição “Lina Bo Bardi e o MAM no Parque”, que reflete sobre a reforma da sede do museu realizada no início dos anos 1980 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Reforma marcou as quatro décadas do museu

A mostra acontece na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM até 28 de janeiro de 2024, reunindo documentos e desenhos do projeto de Lina para a instituição. Essa reforma marcou as quatro décadas de história do museu, criando a fachada de vidro voltada para o Parque Ibirapuera.

Espaço já teve outras ocupações

Antes de ser a sede do MAM, o espaço sob a marquise do Parque Ibirapuera integrou o conjunto arquitetônico desde a fundação do parque em 1954. O local abrigou o Museu de Cera e a exposição “Bahia no Ibirapuera” de Lina Bo Bardi e Martim Gonçalves em 1959. Também foi usado como depósito da Bienal de São Paulo antes da reforma de Lina.

Achado motivou a pesquisa e a exposição

A pesquisa sobre o projeto de Lina Bo Bardi para o MAM foi motivada pelo achado de um desenho da arquiteta entre documentos da biblioteca do museu. A descoberta fez o museu mergulhar na história da reforma entregue há 40 anos, reunindo novos materiais para a exposição.

Legado de Lina Bo Bardi para a arquitetura de museus

Segundo os curadores Gabriela Gotoda e Pedro Nery, a mostra busca compreender melhor o trabalho e a herança deixada por Lina Bo Bardi para a arquitetura de museus no Brasil. Sua marca museográfica transformou o MAM num espaço contínuo com o Parque Ibirapuera.

Serviço:
Lina Bo Bardi e o MAM no Parque
Curadoria: Gabriela Gotoda e Pedro Nery
Período expositivo: 6 de setembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida)
Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.

*Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; amigos e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Telefone: (11) 5085-1300
Acesso para pessoas com deficiência.
Restaurante/café
Ar-condicionado
Mais informações:
MAM São Paulo

 

Contatos:
MAM SP
(11) 5085–1300
https://mam.org.br/

Instituto Bardi
(11) 3744–9902
https://institutobardi.org.br/

 

Tópicos: Lina Bo Bardi; MAM São Paulo; Museu de Arte Moderna de São Paulo; Reforma; Arquitetura; Exposição; Biblioteca Paulo Mendes de Almeida; Documentos; Desenhos; Projeto; Parque Ibirapuera; Fachada de vidro; Espaço; Ocupações; Museu de Cera; Bahia no Ibirapuera; Martim Gonçalves; Bienal de São Paulo; Pesquisa; Achado; História; Legado; Arquitetura de museus; Curadores; Gabriela Gotoda; Pedro Nery; Marca museográfica;