Inovando Arquitetura celebra projeto contemporâneo, em Moema, São Paulo, inspirado em série da TV

Projeto Inovando Arquitetura transcende a ficção

Na típica paisagem arquitetônica de Moema, São Paulo, um projeto residencial surpreende pela sua combinação única de contemporaneidade e inspiração televisiva.

O escritório Inovando Arquitetura, liderado pelas arquitetas Ingrid Ovando Zarza e Fernanda Bradaschia, entregou um apartamento que é um verdadeiro tributo à elegância e ao estilo da série de TV Gossip Girl.

O Prada Marfa como Fonte de Inspiração

A inspiração por trás deste projeto reside na icônica cena do apartamento da protagonista Serena van der Woodsen, com o icônico quadro “Prada Marfa”.

Inovando Arquitetura transcende a ficção

A cliente, uma devota fã da série, aspirava a viver em um espaço que ecoasse a sofisticação e o requinte característicos de Gossip Girl.

Uma Paleta de Cores Estratégica

A paleta de cores desempenhou um papel fundamental na tradução do desejo da cliente em realidade. Tons de rosa, cinza, preto e verde-escuro se entrelaçam com maestria para criar um ambiente sofisticado e versátil.

Inovando Arquitetura transcende a ficção

Uma parede de entrada em rosa destaca-se, enquanto elementos de mobiliário e decoração em tons de rosa se mesclam harmoniosamente com uma base de cinza neutro.

Integração Inteligente e Espaço Amplo

O desafio de criar um espaço convidativo para receber amigos, ao mesmo tempo que oferece amplo armazenamento para roupas, sapatos, bolsas e outros itens, foi enfrentado com engenho.

Inovando Arquitetura transcende a ficção

O escritório optou por demolir a parede que separava a sala do quarto, integrando esses espaços e instalando um armário divisor.

Essa solução atendeu à necessidade de espaço de armazenamento e também permitiu a criação de um elegante bar na sala, perfeito para as ocasiões sociais tão apreciadas pela cliente.

Privacidade e Funcionalidade

Uma entrada independente para o banheiro foi estrategicamente criada, garantindo privacidade aos visitantes. A inclusão de uma penteadeira embutida na cabeceira da cama demonstra um aproveitamento inteligente do espaço no quarto.

Os Materiais como Elementos de Distinção

Os materiais selecionados desempenharam um papel crucial na definição do ambiente. A marcenaria em laca da Bomtempo, nas cores cobalto e cinza platina, conferiu uma elegância atemporal aos móveis.

Inovando Arquitetura transcende a ficção

As cadeiras Nômade do renomado designer Fernando Jaeger, na cor Blush, acrescentaram um toque de charme.

O sofá e a poltrona da Tok Stok, aliados à banqueta Cremme, complementaram com perfeição o ambiente.

A cor rosa da parede, o “Petit-Suisse” da Suvinil, trouxe vivacidade à decoração, enquanto a textura moderna foi adicionada por meio da parede em cimento queimado no quarto.

Um Projeto Contemporâneo e Sofisticado

Este projeto se destaca por sua abordagem contemporânea, incorporando elementos de design elegantes e funcionais, ao mesmo tempo que presta uma sincera homenagem ao estilo sofisticado de Gossip Girl.

O resultado é um apartamento em Moema que agora reflete perfeitamente o sonho e o estilo de vida da cliente. Uma fusão de moda e arquitetura que transcende a tela da televisão.

Este projeto do escritório Inovando Arquitetura demonstra como a arquitetura e a decoração podem se unir para criar espaços verdadeiramente únicos, que capturam a essência e o gosto pessoal de seus moradores.

Inovando Arquitetura transcende a ficção

A história do Quadro Original de Prada Marfa

O quadro original de Prada Marfa é uma impressionante manifestação da arte contemporânea, criada pelos artistas Elmgreen & Dragset (Michael Elmgreen, Dinamarca e Ingar Dragset, Noruega) no ano de 2005.

Arte Contemporânea no Deserto do Texas

Localizada no meio do árido deserto do Texas, na cidade de Marfa, esta obra é muito mais do que uma simples réplica de uma loja da Prada; é um marco intrigante e provocador que transcende os limites da arquitetura e da decoração convencionais.

Uma Loja Fictícia no Deserto

Ao se deparar com o quadro Prada Marfa, os visitantes se veem diante de uma ilusão elaborada. Esta estrutura única, feita de adobe, imita uma loja da Prada, mas não comercializa nenhum produto da marca de luxo. Em vez disso, ela representa uma placa fictícia na estrada que indica a presença da loja a 1837 milhas (2.956,36 km) daquele ponto.

A mensagem intrigante “PRADA Marfa, Texas, 1837 mi (2.956,36 km) —>” convida os espectadores a refletirem sobre o significado por trás dessa distância geográfica e simbólica.

A Arte Conceitual e suas Reflexões

O quadro Prada Marfa é muito mais do que uma simples instalação artística; é uma obra de arte conceitual que mergulha nas profundezas de temas sociais e culturais. Através de sua arquitetura e decoração meticulosamente elaboradas, a obra desafia a sociedade contemporânea a refletir sobre o consumismo desenfreado, o capitalismo e o lugar da arte em nossa cultura.

Crítica ao Consumismo e às Marcas de Luxo

Elmgreen & Dragset utilizam o quadro Prada Marfa como um veículo para criticar o crescimento exagerado das marcas de luxo e a obsessão desenfreada pela aquisição de produtos de alto valor.

Ao criar uma loja fictícia no deserto, eles questionam os valores que a sociedade atribui às marcas de renome e ao materialismo desenfreado.

Um Destino Turístico de Renome

Além de seu impacto artístico e social, o quadro Prada Marfa também se tornou uma atração turística icônica. Ao longo dos anos, a obra serviu como cenário para diversos filmes e programas de televisão, incluindo “Gossip Girl” e “Os Simpsons”. Sua presença única no deserto do Texas continua a atrair visitantes de todo o mundo.

Desafios e Restaurações

Embora o quadro Prada Marfa seja admirado por muitos, também enfrentou desafios ao longo dos anos, incluindo atos de vandalismo. No entanto, os próprios artistas têm se dedicado a restaurar a obra sempre que necessário, preservando assim sua importância na cena da arte contemporânea.

Uma Obra de Arte Única

O quadro Prada Marfa original é muito mais do que uma simples representação arquitetônica e decorativa. É uma obra de arte única que incita reflexões profundas sobre a sociedade moderna e seus valores.

Enquanto permanece como uma atração turística e uma joia da arte contemporânea, ele continua a desafiar nosso entendimento da arte e sua interação com o mundo ao nosso redor. Elmgreen & Dragset nos lembram que a arte consegue questionar, provocar e inspirar, e o quadro Prada Marfa faz isso de maneira inigualável.

Contato:
Inovando Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/26233/inovando-arquitetura/
https://inovandoarquitetura.com.br

 

Tópicos: Inovando Arquitetura; Apartamento contemporâneo; Moema, São Paulo; Projeto de arquitetura; Elegância em design; Serena van der Woodsen; Paleta de cores; Rosa; cinza; preto; verde-escuro; Espaço amplo; Armazenamento inteligente; Mobiliário e decoração; Bar na sala; Penteadeira embutida; Materiais de design; Marcenaria em laca; Cadeiras Nômade; Designer Fernando Jaeger; Sofá e poltrona da Tok Stok; Banqueta Cremme; Cor “Petit-Suisse” da Suvinil; Parede em cimento queimado; Projeto contemporâneo; Estilo sofisticado; Estilo de vida; Arquitetura e decoração; Moda e arquitetura; Elegância atemporal; Espaços únicos; Prada Marfa; Arte contemporânea; Elmgreen & Dragset; Deserto do Texas; Arquitetura e decoração; Loja fictícia; Consumismo; Capitalismo; Marcas de luxo; Materialismo; Atração turística; Vandalismo; Restaurações; Reflexões sociais; Valores da sociedade; Cenário de filmes e TV; Gossip Girl; Os Simpsons; Crítica cultural;