O designer gaúcho Tiago Braga, à frente da sua marca Oiamo Design, está prestes a fazer sua estreia na Paris Design Week 2023, um evento renomado que ocorre em paralelo à Maison & Objet

Tiago Braga na Paris Design Week 2023

Tiago Braga, idealizador da Oiamo Design

Convidado pelo projeto “bref, design art,” com sede em Paris e dedicado à promoção de arte contemporânea e design colecionável, juntamente com a galeria brasileira de design Herança Cultural, Braga participará da exposição “Collector’s House.”

Esta exposição exclusiva acontecerá de 07 a 10 de setembro no famoso endereço 14/16 Rue du Faubourg Saint Honoré, em Paris, França.

O Renascimento da Oiamo Design

A marca Oiamo Design, idealizada por Tiago Braga em 2019, é um ateliê situado no Rio Grande do Sul que concentra seus esforços em mapear e revitalizar a memória das comunidades originárias do extremo sul brasileiro.

Com um profundo compromisso com a identidade cultural, a Oiamo resgata técnicas ancestrais e preserva as tradições da lã artesanal gaúcha. O design da marca enfatiza a materialidade natural e orgânica, enriquecida pelo saber fazer manual.

O resultado é uma experiência estética e sensorial que celebra a herança cultural da região meridional brasileira.

Apresentando as Obras na Paris Design Week 2023

Na Paris Design Week 2023, Tiago Braga apresentará duas criações notáveis: o Banco Achego e a Luminária Hornero, objetos desenvolvidos em colaboração com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz.

Resgate Cultural do Projeto Raiz

O Projeto Raiz, desenvolvido em parceria com a Associação Ladrilã, representa uma abordagem estética orgânica que valoriza a materialidade dos objetos.

Estes objetos são inovadores, ecológicos e artesanais, promovendo o resgate da lã artesanal gaúcha e seus processos ancestrais. Além disso, impactam positivamente na comunidade local, na cadeia produtiva e na cultura do extremo Sul do Brasil.

O Compromisso Sustentável da Oiamo

A Oiamo atua como agente catalisador para o desenvolvimento sustentável, estimulando a cadeia produtiva e impulsionando a economia local.

Como reconhecimento por seu compromisso com a sustentabilidade, a marca foi nomeada oficialmente pelo comitê Global Sustainable Association (GSA) para o Kyoto Global Design Awards 2023, na categoria “Best 100”.

Além disso, em 2022, a Oiamo conquistou o Prêmio de Design Bornancini na categoria “Impacto Econômico e Cultural.”

Design Ancestral na Metodologia de Tiago Braga

A metodologia empregada por Tiago Braga, denominada “Design Ancestral”, é baseada em sua conexão com a cultura imaterial manifestada nas técnicas artesanais ancestrais e no modo de vida sulino.

Seus projetos são uma valiosa combinação de ideias e vivências, resultando em uma experiência estética que valoriza a pluralidade de pensamentos e enriquece as criações em colaboração com os coletivos de artesãs.

Neste encontro entre tradição e inovação, Tiago Braga e a Oiamo Design estão prontos para encantar o público internacional na Paris Design Week 2023, destacando o potencial criativo do artesanato e da cultura regional brasileira no cenário global do design contemporâneo.

Serviço:
A OIAMO DESIGN ESTREIA NA PARIS DESIGN WEEK 2023
EXPOSIÇÃO “COLLECTOR’S HOUSE”
Local: 14/16 Rue du Faubourg Saint Honoré – Paris, França
Data: 07 a 10 de setembro
Horário de funcionamento: 9h30 às 18h30

Contato:
Oiamo Design
(51) 998-555-825
https://www.oiamo.com.br/

 

Tópicos — Designer gaúcho; Paris Design Week 2023; Oiamo Design; Maison & Objet; “Collector’s House”; Arte contemporânea; Design colecionável; Herança Cultural; Memória das comunidades originárias; Lã artesanal gaúcha; Materialidade natural; Saber fazer manual; Identidade cultural; Banco Achego; Luminária Hornero; Coletivo de artesãs; Associação Ladrilã; Projeto Raiz; Resgate cultural; Sustentabilidade; Global Sustainable Association (GSA); Kyoto Global Design Awards 2023; Prêmio de Design Bornancini 2022; Design Ancestral; Cultura imaterial; Modo de vida sulino; Pluralidade de pensamentos; Design contemporâneo; Artesanato; Cultura regional brasileira;