Projeto inovador do escritório Macro Arquitetos transforma espaço da startup Vitat

Macro Arquitetos em ambiente contemporâneo e descontraído

A startup Vitat, dedicada ao universo da saúde e bem-estar, recentemente viu sua sede ganhar uma nova vida por meio de um projeto de arquitetura inovador, assinado pelo escritório MACRO Arquitetos, sob a liderança dos arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira.

Com a missão de criar um ambiente contemporâneo, jovem e descontraído, a equipe de design enfrentou o desafio de traduzir os valores da empresa e, ao mesmo tempo, propor soluções de baixo custo.

O Conceito Arquitetônico

O espaço da startup, que acomoda cerca de 200 funcionários, está localizado em uma laje de um edifício, onde a centralidade do núcleo dos elevadores desempenha um papel fundamental.

Macro Arquitetos em ambiente contemporâneo e descontraído

Com essa disposição em mente, os arquitetos projetaram dois ambientes distintos. De um lado, uma área de trabalho funcional, equipada com estações de trabalho e salas de reuniões para atividades diárias.

Do outro, um espaço informal e versátil destinado a atividades diversas, incluindo áreas de convivência, copa, sala de jogos, academia e outra sala de reuniões para encontros e palestras.

A Vibrante Paleta de Cores

A marca registrada deste projeto são as cores vibrantes que permeiam todos os espaços do escritório, conferindo-lhe personalidade e identidade. Os detalhes são minuciosamente destacados com tonalidades extraídas da paleta da empresa.

Macro Arquitetos em ambiente contemporâneo e descontraído

• O verde neon se faz presente no rodapé, nas eletrocalhas e nas tubulações SPK do teto.
• O rosa assume destaque no detalhe de onda entre as janelas, complementando a atmosfera e aquecendo o ambiente.
• O roxo, cor complementar, aparece em elementos de comunicação visual, nas pinturas das paredes e no tampo da ilha da área de convivência.

Macro Arquitetos em ambiente contemporâneo e descontraído

Essas cores, aliadas ao paisagismo com plantas de baixa manutenção, desempenham um papel crucial na quebra da rigidez do concreto, proporcionando uma sensação de frescor e acolhimento.

Desafios Superados

Um dos principais desafios enfrentados pela equipe de arquitetos foi a existência de um forro liso no teto, que conferia uma sensação de altura reduzida e prejudicava a acústica.

Como parte da solução para esse problema, e para reforçar a atmosfera descontraída, todo o forro de gesso acartonado foi removido, expondo a laje e a infraestrutura pré-existente.

Macro Arquitetos em ambiente contemporâneo e descontraído

Para manter o projeto no orçamento estipulado, a equipe optou por aproveitar ao máximo os elementos já existentes no espaço anterior, como a bancada de trabalho.

Além disso, a utilização do piso elevado de ardósia natural eliminou a necessidade de revestimentos adicionais.

Flexibilidade e Identidade Visual

No espaço de trabalho, foi adotado um layout fluido, com destaque para os sofás em módulos rosa, um projeto customizado pela Macro Arquitetos. Esses móveis modulares se adaptam de forma versátil às necessidades do dia a dia.

Na área de convivência, o paisagismo desempenhou um papel significativo, com a imponente Ficus Lyrata saindo da ilha compartilhada circular em roxo, reforçando ainda mais a identidade visual da marca.

O projeto da Macro Arquitetos para a startup Vitat não apenas atendeu às necessidades funcionais da empresa, mas também trouxe um toque de inovação e vitalidade ao espaço, tornando-o um ambiente inspirador para colaboradores e visitantes.

Ficha
Projeto: Macro Arquitetos – Carlos Duarte e Juliana Nogueira
Construção: Edifar
Gerenciamento/Coordenação: Macro Arquitetos / @macroarq
Local: São Paulo — SP
Ano: 2022
Área: 200 m²
Fotografia Ana Helena Lima — @anahelenalima.foto

Contato:
Macro Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/19605/macro-arquitetos/
https://www.macroarq.com/

 

Tópicos — Startup Vitat; Projeto de arquitetura; MACRO Arquitetos; Carlos Duarte; Juliana Nogueira; Ambiente contemporâneo; Espaço de trabalho; Espaço de convivência; Cores vibrantes; Identidade visual; Paleta de cores; Verde neon; Rosa; Roxo; Paisagismo; Concreto visual formal; Teto; Forro liso; Acústica; Piso elevado; Móveis modulares; Ficus Lyrata; Orçamento; Saúde e bem-estar; Ambiente descontraído; Layout fluido; Banco de trabalho; Mobiliário componível; Projeto inovador; Vitalidade no espaço; Identidade da marca;