Projeto Casa das Oliveiras, pelo escritório TM Arquitetura, inspira elegância através da ortogonalidade na Fazenda Dona Carolina, Itatiba/SP

Simetria arquitetônica do escritório TM Arquitetura

Aninhada na serena extensão da Fazenda Dona Carolina em Itatiba, São Paulo, a Casa das Oliveiras se destaca como um testemunho de precisão e estética natural.

A TM Arquitetura, sob a visão de Thiago Menin, orquestrou esse projeto arquitetônico, infundido com princípios de design ortogonal e uma fusão harmoniosa de elementos naturais.

Harmonia nos Elementos

A residência, abrangendo 406 m², ostenta uma fusão perfeita de pedra, concreto, madeira, fechamentos de vidro e estruturas metálicas. Esta moradia de um único pavimento está estrategicamente posicionada para entrelaçar a paisagem cênica do condomínio com os espaços internos, abraçando os preceitos da ortogonalidade.

Forma em Contraste

A composição da fachada é um envolvente jogo de volumes contrastantes, uma dança visual que cativa o olhar e dialoga com a narrativa arquitetônica interna.

Espaços de Convivência Elevados

A sala de estar, distinta por seu teto imponente de 4 metros de altura, gera uma atmosfera ampla. Esta grandiosidade espacial encontra contraponto no aconchego proporcionado pelo piso e forro de madeira, um gesto tátil de conforto.

Coração da Vida Cotidiana no Pátio

O pátio emerge como o ponto central da vida diária, envolto pelo abraço arquitetônico da residência. Mais do que um mero espaço, é uma moldura para a vista deslumbrante da propriedade, estabelecendo uma ligação visual de todos os pontos internos, promovendo assim uma interação sutil com o ambiente externo.

Refúgio Privado: Bloco de Quartos

Um feito arquitetônico brilhante é revelado no bloco de quartos. Estrategicamente deslocado, este bloco proporciona privacidade e conforto aos moradores. A circulação se dá por meio de um corredor com vista para o pátio, respeitando a intimidade. Um destaque especial para o Brise de Alumínio, elemento estético e funcional que controla a entrada de luz.

Suíte Máster: Leveza e Ponto Focal

A suíte máster se destaca com seu balanço arquitetônico, criando um contraste com o bloco de concreto e, ao mesmo tempo, uma sensação de leveza, marcando a paisagem como ponto focal do projeto.

Um Refúgio na Fazenda Dona Carolina

A Casa das Oliveiras foi concebida como um refúgio de serenidade na Fazenda Dona Carolina. Esta residência de um único pavimento incorpora as características marcantes dos projetos de Arquitetura da TM: a base de elementos naturais e sólidos, como pedra, concreto e madeira, sempre complementados por fechamentos de vidro e estruturas metálicas. Isso resulta em uma sensação de leveza e transparência, integrando-a à vista e natureza da fazenda.

A Jornada da Estética Ortogonal

Com uma fachada marcada pela estética ortogonal, o bloco de quartos segue essa mesma linha. Deslocado propositadamente para efeitos estéticos, ele oferece privacidade e conforto aos residentes. A circulação é mediada por um corredor com vista para o pátio, respeitando a privacidade. O Brise de Alumínio, além de sua função estética, desempenha um papel funcional no controle da entrada de luz.

A Maestria da Suíte Máster

A suíte máster, com sua projeção arquitetônica, estabelece um contraponto ao bloco de concreto, ao mesmo tempo, em que confere uma leveza, marcando-a como ponto focal do projeto.

Tributo à Precisão e à Elegância Arquitetônica

A Casa das Oliveiras é uma fusão magistral de forma e função, onde a estética ortogonal encontra a beleza natural, criando uma residência única que ecoa com a paisagem da Fazenda Dona Carolina.

Ficha
Nome do Projeto:
Escritório: TM Arquitetura / @tmarquiteturaeconstrucao
Ano de conclusão do projeto: 2021
Área bruta construída: 406m2
Localização do projeto: Loteamento Fazenda Dona Carolina, Itatiba-SP
Arquiteto Líder: Thiago Menin / @thiagonmenin
Paisagismo: Raízes Paisagismo / @raizespaisagem
Fotografia Guilherme Uemura – @studioguiuemura
Arquiteto Responsável: Thiago Menin / @thiagonmenin
Clientes: Acatus Empreendimentos

Especificação
Moveis Planejados: SCA Bragança / @scabraganca
Esquadrias e Painel Ripado: MDZ Esquadrias / @mdzesquadrias
Luminotécnico: Decorlumen / @decorlumen
Mármores e Granitos: D’Paz e SelfGran / @self.gran
Automação: HTA Automação / @htaautomacao
Pisos e Forro em Madeira: Induspaquet Campinas / @indusparquetcampinas
Demais Pisos: Portinari / @ceramicaportinari e Castelatto / @castelatto
Adega: B’Block / @bblock_adega_inteligente
Colaboradores:
Decoração: Samia Sarayedine Testa / @samiasarayedinetestaarquiteta

Contato:
TM Arquitetura e Construção
https://arqbrasil.com.br/27942/tm-arquitetura-e-construcao/
https://www.tmarquitetura.com.br/

 

Tópicos — Casa das Oliveiras; TM Arquitetura; Fazenda Dona Carolina; Itatiba/SP; Arquitetura ortogonal; Elementos naturais; Projeto residencial; Concreto; Madeira; Fechamentos de vidro; Estruturas metálicas; Fachada; Sala de estar; Pé-direito; Pátio; Interação com a natureza; Blocos de quartos; Privacidade; Suíte máster; Estética arquitetônica; Design integrado; Estilo de vida; Elegância; Paisagem; Aconchego; Brise de Alumínio; Vista panorâmica; Refúgio; Estética ortogonal; Design harmonioso;