A Casa de Alguém é uma viagem histórica que celebra a arquitetura, o design e a arte brasileira

Design brasileiro n’A Casa de Alguém

Em uma colaboração criativa, a galeria de mobiliário brasileiro Apartamento 61, juntamente com a Act., escritório especializado em consultoria de arte e projetos curatoriais, e o estúdio de design Palma, se reúnem para apresentar a Exposição “A Casa de Alguém”.

O evento ocorrerá entre 26 de agosto e 30 de setembro, na residência que foi originalmente projetada em 1939 pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret e posteriormente reformada pelo arquiteto Rino Levi no início dos anos 1960.

Uma casa icônica nos Jardins, São Paulo

A casa, situada na Rua João Moura, nos Jardins, em São Paulo, é um marco arquitetônico e agora servirá como cenário para a exposição.

A mostra retrata o cenário imaginário que serviu como lar para o fictício personagem Jayme Fontine, um designer gráfico que viveu nessa residência durante o período que compreende o final dos anos 70 até o ano de 2000.

Esse intervalo de tempo foi marcado pelo pluralismo de estilos, influências globais, exploração de tecnologia e uma maior conscientização sobre questões sociais.

Durante esse período, a arte e a cultura refletiram a complexidade e a diversidade do mundo em rápida transformação, com destaque para movimentos artísticos como o Pós-modernismo, a Pop Art e a Arte Digital.

Ambientes que celebram a arte e o design

Com curadoria e expografia assinadas pelas marcas e set design pelo Palma, a exposição apresentará 3 ambientes que proporcionam interações visuais que celebram a arte em diversos suportes, a estética pós-modernista brasileira, o design retrofuturista e as formas minimalistas e funcionais emblemáticas da Escola Bauhaus.

Episódio 1: Obras de arte brasileiras em destaque

No “Episódio 1” da Exposição “A Casa de Alguém”, a Act. apresentará uma coleção de obras de arte de figuras significativas do cenário artístico brasileiro.

Essa exibição abrangerá uma variedade de mídias, incluindo pinturas, esculturas e fotografias.

Entre os artistas em destaque, estão personalidades que desempenharam papéis importantes em diversos movimentos e correntes da arte moderna e contemporânea no Brasil, como Geraldo de Barros, Antonio Dias, Thomaz Farkas, Gaspar Gasparian, Paulo Roberto Leal, Tomie Ohtake, Lygia Pape, Luiz Sacilotto e Megumi Yuasa.

Peças de design icônicas e contemporâneas

Dentre os destaques do Apartamento 61, o sofá em aço inoxidável, atribuído ao arquiteto e designer suíço Mario Botta, apresenta linhas limpas e formas geométricas, refletindo sua abordagem arquitetônica escultural e holística, em uma síntese entre a arte funcional do design e atributos da contemplação artística.

O raro par de poltronas Scultura 190, criado por Vittorio Introini para a Saporiti durante a década de 1970.

Representa uma expressão notável do design de móveis daquela época, com sua estética ousada e escultural, marcada por contornos curvos e linhas fluidas, além de incorporar princípios de ergonomia.

Materiais inovadores e técnicas, garantindo não apenas uma estética visualmente impressionante, mas também um conforto excepcional e uma meticulosa atenção aos detalhes.

Design contemporâneo e experimentações

Especialmente desenvolvidas para a mostra, as peças de design da Palma propõem diálogos que abrangem uma diversidade eclética de influências.

Meticulosamente confeccionadas à mão, as criações representam experimentações entre diferentes formas, texturas, materiais e técnicas artesanais, tanto tradicionais quanto desenvolvidas pelo estúdio.

Exemplificando tal abordagem, destacam-se a luminária Kegel-Kugel, que explora a relação entre a esfera e o cone revisitando processos tradicionais com materiais inusitados.

A mesa de centro B de Biscoito, que revisita de forma escultórica a tradição do trompe l’oeil, e a mesa lateral Gambito, com seu tampo em mosaico de casca de ovo e laca chinesa.

A Exposição “A Casa de Alguém” promete ser um evento imperdível para os amantes da arquitetura, do design e da arte, proporcionando uma experiência única e inspiradora.

“A CASA DE ALGUÉM” / por João Paulo Siqueira Lopes – ACT

“Em tempos de inteligência artificial, o Apartamento 61, o Palma e a Act. se juntam para apresentar A Casa de Alguém. Exposição que acontece entre agosto e setembro de 2023 na casa modernista desenhada pelo escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret em 1939, e reformada pelo arquiteto Rino Levi no início dos anos 1960. Localizada no bairro dos Jardins, na cidade de São Paulo, a casa foi a residência do escultor e de sua família de 1939 até 2014.

O personagem é fictício, mas a casa é real. Uma curadoria de mobiliário, arte e objetos expressam um recorte de um espaço-tempo vivido por alguém que nos intriga.

Na edição inaugural, revelamos a casa de um designer gráfico e publicitário, que nela morou entre 1974 e anos 2000.

As influências eram diversas. Na arquitetura, se encantou com Carlo Scarpa e Rino Levi e se impressionou com os interiores de François Catroux e Andree Putman, mas também trouxe para sua casa objetos post Bauhaus, retrofuturismo e linhas ovaladas.
Admirava o pluralismo de Bruno Munari. Era amigo de Alexandre Wollner.

Em seu toca-discos se alternavam Os Mutantes, Kraftwerk, Donna Summer, Gainsbourg, Eurythimics e George Michael. Na cabeceira George Orwell, Levi Strauss e Sergio Buarque de Holanda.

Não vestia cores e na gola de suas camisas brancas largas sentia-se Azarro misturado com tabaco. No copo baixo, whisky on the rocks e de vez em quando…Campari.

Nas paredes, obras de artistas que frequentava, como Paolo Roberto Leal, Geraldo de Barros e Liuba Wolf.”

Serviço
Exposição “A Casa De Alguém”
Organização — Apartamento 61 + Palma + Act.
Abertura — 26 De Agosto – sábado — 11h ÀS 18h
Local — Rua João Moura, 100, Jardins, São Paulo, SP
Período — 26 de agosto a 30 de setembro
Horários | terça a sexta, das 10h às 18h | sábado, das 10h às 14h
Entrada gratuita.

 

Contatos:
Act.
Telefone Não Informado!
https://shopartctool.com/

Apartamento 61
(11) 3086–1752
https://apartamento61.com.br/

Palma
Telefone Não Informado!
https://www.palmapalma.com.br/

Tópicos — Exposição “A Casa de Alguém”; Arquitetura e decoração; Galeria de mobiliário brasileiro; Consultoria de arte; Projetos curatoriais; Estúdio de design; Residência histórica; São Paulo; Movimentos artísticos; Pós-modernismo; Pop Art; Arte Digital; Curadoria e expografia; Estética pós-modernista brasileira; Design retrofuturista; Escola Bauhaus; Obras de arte brasileiras; Artistas brasileiros; Sofá em aço inoxidável; Poltronas Scultura 190; Design de móveis; Design contemporâneo; Experimentações em design; Luminária Kegel-Kugel; Mesa de centro B de Biscoito; Mesa lateral Gambito; Amantes da arquitetura, design e arte;