Projeto do escritório mw.arq | moema wertheimer, para Comgás em São Paulo, comemora os 150 anos da companhia, ganha certificação LEED Gold e representa um reposicionamento da organização frente ao mercado

Inovação e sustentabilidade no projeto de Moema Wertheimer

Em celebração aos 150 anos da Comgás, o escritório mw.arq | moema wertheimer teve a responsabilidade de desenvolver dois projetos simultâneos para a empresa, um localizado em São Paulo e outro em Campinas.

Adaptação às diferentes necessidades e tradução da cultura da companhia

Cada sede foi concebida de forma independente, considerando as diferentes características e necessidades de cada instalação. Em São Paulo, o foco principal era acomodar o núcleo administrativo, enquanto transmitia por meio da arquitetura a cultura da companhia.

Desafios da transição e respeito ao passado

Durante o desenvolvimento do projeto do polo em São Paulo, a Comgás estava passando por uma fase de transição.

Inovação e sustentabilidade no projeto de Moema Wertheimer

Deixar o emblemático prédio histórico no gasômetro, sua antiga base operacional no bairro do Brás, para se estabelecer em um novo imóvel na Avenida Faria Lima, o centro financeiro da capital.

Nesse contexto, um dos maiores desafios encontrados foi narrar 150 anos de história, com o devido respeito ao passado, mantendo o foco na cultura da empresa, celebrando sua trajetória, inovação e olhando para o futuro.

Inspirado no ambiente urbano e elementos de biofilia

Inspirada pelo ambiente urbano onde a Comgás atua, a arquitetura adotou características marcantes, como elementos biofílicos, destacando-se em contraponto ao contexto urbano, grafites, vegetação exuberante, cores vibrantes e alegres.

Uma Cidade do Amanhã

Para contar a história de 150 anos da Comgás e transmitir sua cultura através do ambiente arquitetônico, o escritório mw.arq I moema wertheimer encontrou inspiração no contexto urbano em que a empresa atua. A arquitetura abraça os traçados biofílicos, combinando-os harmoniosamente com elementos do ambiente urbano, como grafites, vegetação, cores vibrantes e alegres.

Inovação e sustentabilidade no projeto de Moema Wertheimer

O desenho foi projetado como uma representação da “cidade do amanhã”. Os espaços conectam praças colaborativas com diversos usos. Ao longo dessas avenidas, os diferentes ambientes do escritório, como zonas de foco, áreas de equipe e salas de reuniões, estão estrategicamente posicionados.

Design baseado em “praças” e “avenidas”

O layout desenvolvido a partir de “praças”, representando a cidade do amanhã. Optou-se por dividir os espaços em “avenidas” (as circulações), que conectavam as praças colaborativas principais, as quais abrigavam diferentes usos. Nesses corredores, foram posicionadas as áreas focais, de equipe e as salas de reuniões.

Materiais e elementos que retratam o contexto urbano

Ao longo desse trajeto, materiais e traçados foram utilizados para simular o contexto urbano e tecnológico onde a Comgás está inserida.

Inovação e sustentabilidade no projeto de Moema Wertheimer

Ilustrações temáticas urbanas foram aplicadas, apresentando postes de luz que contam parte da história dos lampiões do centro de São Paulo. Os carpetes com desenhos de paralelepípedos e lambe-lambes nas paredes também contribuem para a atmosfera urbana.

Acabamentos que refletem a história e a sustentabilidade

Os acabamentos incluem pisos de carpete, remetendo aos paralelepípedos, paredes de tijolos brancos, fazendo referência às construções históricas do gasômetro, além de vidros para oferecer maior flexibilidade nas colaborações. O forro de celulose azul, por sua vez, melhora o desempenho acústico e remete ao céu aberto, proporcionando um ambiente mais arejado.

Nova sede como símbolo de renovação e certificação LEED Gold

Internamente, a nova sede de São Paulo é conhecida como “renova”, representando não apenas a mudança física da empresa, mas também sua reestruturação perante o mercado. Além disso, o novo polo conquistou a certificação LEED Gold, que incentiva e promove a adoção de práticas de construção sustentável.

Inovação e sustentabilidade no projeto de Moema Wertheimer

Enfatizando o futuro de inovação, sustentabilidade e tecnologia

Para os arquitetos do escritório mw.arq | moema wertheimer, mais do que contar a história, era essencial mostrar o futuro ao qual a Comgás está empenhada, pautado por inovação, sustentabilidade e tecnologia. Nesse sentido, a biofilia foi amplamente aplicada na concepção do projeto.

Contato:
mw.arq | moema wertheimer
https://arqbrasil.com.br/22804/mw-arq-moema-wertheimer/
http://mw.arq.br/

 

Palavras-chave — Comgás; 150 anos; São Paulo; Campinas; mw.arq | moema wertheimer; escritório de arquitetura; projeto; sede; núcleo administrativo; cultura da companhia; transição; respeito ao passado; ambiente urbano; biofilia; praças; avenidas; materiais; acabamentos; história; sustentabilidade; tecnologia; inovação; certificação LEED Gold; renovação; futuro.