O que muda com a inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de projetos arquitetônicos para as empresas

Inteligência artificial na arquitetura

Denise Moraes, diretora de criação e conceito da AKMX Arquitetura

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversas profissões, e a arquitetura não é exceção. A IA pode ser usada para automatizar tarefas, gerar novas ideias e melhorar a eficiência dos projetos.

É uma tecnologia em consolidação e uma tendência que promete revolucionar o futuro da arquitetura. Tem se mostrado extremamente útil ao oferecer rapidez, precisão e personalização nos projetos arquitetônicos.

As ferramentas de IA agilizam as tarefas e conseguem antecipar possibilidades, organizando um grande volume de informações e apresentando soluções. Os arquitetos podem se beneficiar da agilidade proporcionada pela IA, uma vez que processos que costumavam levar muito tempo agora podem ser realizados de forma mais eficiente.

Na arquitetura, a IA pode ser usada para:

Automatizar tarefas — A IA pode ser usada para automatizar tarefas tediosas e repetitivas, como a criação de modelos 3D, a análise de dados e a geração de relatórios. Isso libera os arquitetos para se concentrarem em atividades mais criativas e estratégicas.

Melhoria da qualidade — A IA pode ser usada para gerar novas ideias para projetos, explorando novas possibilidades e combinando diferentes conceitos. Isso ajuda os arquitetos a criar projetos mais inovadores e criativos.

Melhorar a eficiência dos projetos — A IA pode ser usada para melhorar a eficiência dos projetos, automatizando tarefas, eliminando erros e otimizando o fluxo de trabalho. Isso pode levar a projetos mais rápidos, mais precisos e mais baratos.

Aumento da produtividade — Ao automatizar tarefas repetitivas, libera os profissionais para outras atividades. Isso pode levar a um aumento da produtividade e a projetos mais rápidos.

Redução de custos — A IA pode ajudar a reduzir os custos dos projetos, automatizando tarefas, eliminando erros e otimizando o fluxo de trabalho. Isso pode fazer com que os projetos sejam mais acessíveis para uma gama mais ampla de clientes.

A IA continua em desenvolvimento, mas já está tendo um impacto significativo na arquitetura. À medida que a tecnologia continua a evoluir, a IA se tornará ainda mais poderosa e transformadora.

Simulações e visualização tridimensional

A IA tem evoluído constantemente e ajuda a simplificar as etapas de concepção dos projetos arquitetônicos.

Com o uso de simulações em duas ou três dimensões, é possível visualizar, desde o estágio inicial do projeto, as melhores opções para a construção ou reforma de edificações, assim como a disposição do mobiliário nos espaços.

Além disso, existem softwares com IA capazes de converter arquivos 2D em modelos 3D BIM (Modelagem da Informação da Construção) em questão de segundos, utilizando apenas a foto da planta do projeto.

Esses modelos tridimensionais fornecem uma representação detalhada da construção, incluindo informações sobre materiais, estruturas, características térmicas, consumo energético, sistemas, custos, segurança e manutenção.

Transformação de texto em imagem

Outra aplicação da IA na arquitetura é a transformação de texto em imagem. Plataformas com IA permitem que os arquitetos, engenheiros e designers de interiores escrevam o que desejam visualizar em um projeto e, por meio de comandos simples, as alterações são realizadas sem a necessidade de programas adicionais. Essa funcionalidade facilita o processo de visualização e agiliza a comunicação entre os profissionais envolvidos.

A IA como ferramenta auxiliar

Apesar de todas as vantagens que a IA traz para a arquitetura, é importante utilizá-la como uma ferramenta auxiliar e racionalmente.

Os arquitetos devem ter cautela para não deixar que a IA limite sua criatividade, pois o trabalho humano e a experiência dos profissionais são fundamentais para entender as necessidades dos locais e propor soluções adequadas para os usuários das edificações.

A arquiteta Denise Moraes destaca que a inteligência artificial é uma ferramenta útil, mas a especialização e a eficiência do arquiteto são os fatores mais importantes no planejamento e execução de um projeto bem-sucedido.

A criatividade é uma das essências da profissão, e é necessário valorizar a qualidade do arquiteto em primeiro plano.

Riscos e desafios da IA na arquitetura

O pesquisador e arquiteto Vinícius Juliani Pereira alerta, em sua dissertação de mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, com o título “Alteridade digital no processo de projeto: estudo sobre a interação entre arquiteto e inteligência artificial”, publicado em 2021, que a utilização da IA de maneira cada vez mais autônoma pode produzir vícios negativos durante a elaboração projetual.

Além disso, há o risco de a tecnologia substituir o trabalho humano, prejudicando os profissionais da área. É necessário estabelecer um equilíbrio entre seres humanos e máquinas para controlar a tecnologia e evitar que ela se torne dominante nos processos arquitetônicos.

Os arquitetos devem estar atentos para não se tornarem dependentes de empresas ou conglomerados que desenvolvem softwares, reconhecendo quando o potencial de uma tecnologia já foi maximizado.

Embora a inteligência artificial traga benefícios significativos para a arquitetura, é importante que os arquitetos utilizem-na com sabedoria, mantendo-se como os principais responsáveis pelo planejamento e execução dos projetos.

A interação equilibrada entre seres humanos e máquinas é fundamental para garantir o controle sobre a tecnologia e preservar a essência da profissão de arquiteto.

Contato:
AKMX Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12184/akmx-arquitetura-engenharia-tecnologia/
https://www.akmx.com.br/

 

Palavras-chave — Arquitetura; IA; inteligência artificial; automatização; criatividade; eficiência; projetos arquitetônicos; empresas; benefícios da IA para a arquitetura; aumento da produtividade; melhoria da qualidade; redução de custos; desafios da IA para a arquitetura; custo da tecnologia; falta de profissionais qualificados; risco de substituição de empregos; futuro da IA na arquitetura; inteligência artificial na arquitetura; desenvolvimento de projetos arquitetônicos; futuro da arquitetura; tendências na arquitetura; ferramentas de IA; rapidez e precisão na arquitetura.