Para marcar os 60 anos da Panamericana Escola de Arte e Design, a instituição apresenta uma exposição exclusiva das obras do seu fundador, Enrique Lipszyc

Adão e Eva de Enrique Lipszyc na EPA

Com curadoria de Alex Lipszyc e Massimo Picchi, a exposição intitulada “O Criador e Sua Obra” exibirá uma seleção de telas e desenhos produzidos entre 2012 e 2020.

Enrique Lipszyc (1932-2020) é um dos raros nomes em que propósito profissional e vocação pessoal se fundem harmoniosamente.

Empresário, artista, professor, visionário e amante das artes e da educação, Lipszyc encontrou sua paixão pela arte desde jovem, envolvendo-se em círculos de desenhistas e artistas em Buenos Aires, sua cidade natal.

Embora um desenhista voraz, um pintor cauteloso e um professor dedicado, Enrique Lipszyc nunca expressou o desejo de expor suas obras.

No entanto, em 2019, durante uma conversa com seu filho, Alex Lipszyc, atual presidente da Panamericana e curador da exposição, ele manifestou o desejo de compartilhá-las com o público.

“Foi uma surpresa para mim. Ele sempre explorou seu lado artístico desde jovem, mas foi impedido de seguir esse caminho pelo pai, que o forçou a fazer faculdade de direito, curso que ele nunca concluiu e que gerou um conflito ao longo da vida dele com meu avô, que faleceu sem reconciliação”, explica Alex.

“A partir daí, houve um bloqueio em mostrar seu talento artístico para o mundo, mas não houve bloqueio criativo. Pelo contrário, ele continuou criando ao longo das décadas, trabalhando até o último dia de sua vida”, acrescenta.

“De certa forma, meu pai alcançou o sucesso por meio da arte ao criar a Panamericana, deixando seu talento artístico como uma atividade paralela”, completa Alex.

Para a exposição, os curadores destacam um tema predominante no trabalho de Lipszyc: o mito de Adão e Eva.

Sob uma perspectiva que transcende as barreiras impostas pela religião, o artista expressou o caráter primordial desses dois personagens, seus comportamentos que os diferenciavam dos outros animais e que definiram a existência humana de forma permanente.

Adão e Eva de Enrique Lipszyc na EPA

Os instintos básicos, como o desejo sexual, a fome, a sede e a proteção, cedem lugar aos sentimentos secundários, como amizade, confronto, ciúmes, poder e autoidentificação.

Essa construção da negação da perfeição encontrada no paraíso e a inauguração da humanidade, com todas as suas ambiguidades e contradições, são nitidamente percebidas nas obras de Lipszyc, que retratou cada estágio evolutivo desse casal.

“Ele costumava dizer que visitava Adão e Eva e acompanha o dia a dia deles, como se fizesse parte daquele ambiente. O pintor, neste momento, passa a ser um espectador direto, quase um voyeur das cenas retratadas”, comenta Alex Lipszyc.

A exposição “O Criador e Sua Obra” é uma oportunidade única para o público apreciar o vasto trabalho artístico de Enrique Lipszyc, fundador da Panamericana Escola de Arte e Design, que comemora seu 60º aniversário em 2023.

Com curadoria de Alex Lipszyc e Massimo Picchi, a mostra apresenta telas e desenhos produzidos entre 2012 e 2020, revelando um lado até então pouco conhecido do artista.

Enrique Lipszyc foi um homem cuja paixão pela arte se entrelaçou com sua vocação pessoal. Empresário, artista, professor e amante das artes e da educação, ele encontrou na pintura e no desenho uma forma de expressão íntima.

Durante sua juventude em Buenos Aires, ele se envolveu em círculos de desenhistas e artistas, cultivando sua habilidade e paixão pelas artes visuais.

Ao longo de sua vida, Enrique Lipszyc nunca havia manifestado o desejo de expor suas obras. No entanto, em uma conversa com seu filho, Alex Lipszyc, atual presidente da Panamericana e curador da exposição, surgiu um desejo repentino de compartilhar seu legado artístico com o mundo.

Esse desejo foi uma surpresa para Alex, que revela que seu pai sempre explorou sua veia artística em paralelo a outros empreendimentos, como a criação da Panamericana.

A exposição destaca um tema recorrente no trabalho de Lipszyc: o mito de Adão e Eva. Sob uma perspectiva que vai além do aspecto religioso, o artista explorou o caráter primordial desses personagens e sua influência na condição humana.

Os curadores ressaltam a presença marcante da figura feminina nas obras, destacando o papel de Eva como agente central na dinâmica do casal e na formação da humanidade.

Enrique Lipszyc utilizava diferentes técnicas em suas obras, como o desenho e a pintura. Sua habilidade como desenhista era impressionante, e ele o encarava como um gesto natural e inconsciente.

No entanto, foi na pintura que ele explorou materiais diversos, como terra, cola, cera e telas reaproveitadas. Cada escolha de material e cor refletia a temática proposta, desde cenas mais leves até momentos de conflito.

Além de sua expressão artística, Lipszyc também era conhecido por sua organização meticulosa. Em todas as suas obras, ele catalogava e categorizava detalhadamente o processo de criação, anotando os materiais utilizados e as técnicas empregadas.

Essa dedicação reflete sua experiência como professor por mais de cinco décadas e é evidenciada na mostra, que inclui uma sala que reproduz seu ateliê, com ferramentas e mobiliário originais.

A exposição das obras de Enrique Lipszyc marca não apenas o aniversário de 60 anos da Panamericana, mas também a trajetória de sucesso da instituição na profissionalização do talento criativo no Brasil.

Desde sua fundação, a escola se destaca pela excelência de ensino, aproximando os alunos do mercado de trabalho e estimulando suas habilidades artísticas.

Enrique Lipszyc, como fundador da Panamericana, sempre teve como objetivo principal oferecer uma educação de qualidade para artistas em formação, buscando integrar teoria e prática de maneira inovadora.

A exposição “O Criador e Sua Obra” também destaca a influência de Enrique Lipszyc como professor e mentor. Ao longo de sua carreira, ele inspirou e orientou inúmeros alunos, transmitindo sua paixão pelas artes e incentivando-os a explorar sua criatividade.

Muitos de seus antigos alunos tornaram-se artistas de destaque, e essa influência é reconhecida e celebrada na exposição por meio de depoimentos e obras dos próprios ex-alunos.

Além disso, a mostra apresenta um aspecto interativo, permitindo que os visitantes experimentem algumas das técnicas e materiais utilizados por Lipszyc. Oficinas e atividades práticas são oferecidas ao público, proporcionando uma imersão completa no processo criativo do artista.

A exposição “O Criador e Sua Obra” tem sido um grande sucesso, atraindo não apenas amantes das artes, mas também estudantes, profissionais e entusiastas do meio artístico.

O legado de Enrique Lipszyc continua vivo na Panamericana, que mantém seu compromisso de formar novos talentos e promover a valorização das artes visuais.

Essa exposição representa um marco importante na história da arte brasileira, ao destacar a trajetória de um artista multifacetado, professor dedicado e empreendedor visionário. Enrique Lipszyc deixou um legado duradouro no campo das artes e da educação, e sua obra continua a inspirar e encantar gerações futuras.

Ao visitar “O Criador e Sua Obra”, os espectadores têm a oportunidade de mergulhar na mente e na visão artística de Enrique Lipszyc, descobrindo o poder transformador da expressão criativa e a importância de cultivar a paixão pela arte. A exposição é uma homenagem merecida a um homem que deixou um impacto significativo no mundo das artes e cujo legado perdurará por muitos anos.

A Panamericana e a memória coletiva

Diversos nomes importantes do design, publicidade, artes plásticas, fotografia e design de interiores têm a Panamericana Escola de Arte e Design como importante instrumento em suas formações, além de terem a instituição como um lugar de memórias afetivas.

Ex-diretores, professores e colaboradores também fazem parte dessa construção de décadas de referência em profissionalizar talentos. O artista plástico Claudio Tozzi lembra de sua vivência imersiva na escola e também da sua convivência com Enrique Lipszyc.

“Enrique foi um grande amigo. Reunimos um grupo de amigos que faziam viagens sempre em setembro, quando era o aniversário dele. Ele tinha uma grande intimidade com a arte e isso refletia diretamente na sua dedicação para com a escola. A cada descoberta em nossas viagens, ele queria implementar novidades na Panamericana.”

“Conduzi alguns seminários por lá e neles levava bastante a experiência da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, além das experiências que a gente fazia nos laboratórios de pesquisa da imagem, com intuito de aplicá-los na Panamericana, para ter um curso bastante atualizado e contemporâneo do que se fazia no mundo. Enfim, foi uma experiência maravilhosa”.

Já o desenhista, escritor e empresário Mauricio de Souza, reflete a importância da Panamericana e da figura de Enrique Lipszyc em sua trajetória profissional.

“Sem dúvida tive bons momentos na Panamericana em companhia de amigos ligados à instituição. Visitei suas exposições de arte, convivi com artistas, inclusive internacionais, como o criador do gato Garfield, Jim Davis, que virou um colega e amigo. Outras linhas de amizade emergiram de viagens com Enrique Lipszyc.”

“Com ele, mais Álvaro Moya e Jayme Cortez, percorremos diversas feiras de arte entre as quais o salão de Lucca, na Itália, onde recebi o prêmio máximo – Yellow Kid – pelo lançamento da revista da Turma da Mônica. Enrique passou a acompanhar minha publicação com histórias em quadrinhos no jornal Folha de S. Paulo e a cada encontro, avaliava a evolução do estilo nas tiras e elogiava meu layout nas produções”.

O publicitário Washington Olivetto acredita que a Panamericana Escola de Arte e Design conseguiu atingir um patamar na educação brasileira inédito, tornando-se um patrimônio da cidade de São Paulo e da comunicação no Brasil.

“Desde a década de 70, Enrique e eu convivemos de maneira intensa. Eu, começando a trabalhar na DPZ, ele nos primeiros anos da Panamericana. Tive o privilégio de fazer palestras e exposições da W Brasil dentro da escola, além de ser jurado em diversos concursos entre os alunos. Foi muito bom ter Enrique como companhia e consequentemente seu brilhante trabalho dentro do universo criativo no Brasil”.

Serviço
Exposição O Criador e Sua Obra, por Enrique Lipszyc – Panamericana 60 Anos
Onde – Panamericana Escola de Arte e Design
Avenida Angélica, 1900 – São Paulo
Quando – Até 18 de agosto
Horário de visitação – segunda a sexta das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 12h (Domingos e feriados não abre)
Entrada gratuita

Contato:
Escola Panamericana de Arte e Design
(11) 3661-8511
https://www.escola-panamericana.com.br/

 

Palavras-chave – Enrique Lipszyc; Panamericana; Adão e Eva; exposição; o criador e sua obra; educação de qualidade; artistas em formação; teoria e prática; inovadora; professor e mentor; inspiração; orientação; paixão pelas artes; criatividade; alunos; artistas de destaque; influência; depoimentos; obras dos ex-alunos; aspecto interativo; técnicas; materiais; oficinas; atividades práticas; processo criativo; sucesso; amantes das artes; estudantes; profissionais; entusiastas do meio artístico; legado; formar novos talentos; valorização das artes visuais; história da arte brasileira; artista multifacetado; empreendedor visionário; artes e educação; inspiração; gerações futuras; mente e visão artística; expressão criativa; paixão pela arte; impacto significativo; legado duradouro.