No dia 03 de junho 2023, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), em São Paulo, irá sediar um seminário gratuito sobre o campo ampliado da arquitetura, intitulado “Experiências e futuros possíveis”

Campo ampliado da arquitetura no IABsp

Este evento faz parte da programação “Nós”, que inclui o lançamento de um catálogo e uma exposição na Comunidade Cultural Quilombaque.

O seminário contará com a participação de renomados profissionais, como Amanda Castilho e Fernando Maculan, membros do Coletivo Levante, que utiliza redes e relações afetivas para ativar culturas e potencialidades latentes através da arquitetura.

Também estará presente Ana Carolina Macêdo, arquiteta bolsista de mestrado, com dissertação sobre etnocídio indígena no contexto urbano, autista integrante do podcast Introvertendo, que discute a vivência de adultos no espectro autista.

Além disso, Gisele Brito, jornalista e mestre em planejamento urbano, Kleber Pagú, artista e produtor, Wanessa Fernandes, graduada em Pedagogia da Terra e militante do MST da Grande São Paulo, entre outros convidados, participarão do evento. A inscrição é obrigatória.

No mesmo dia e local, às 18h30, haverá também o lançamento do catálogo da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIA), realizada em 2022.

Esta edição histórica estabeleceu novos padrões ao apresentar uma curadoria coletiva formada por 10 integrantes, incluindo pela primeira vez profissionais negros e outras áreas de formação além da arquitetura.

Na exposição “Nós”, a curadoria da 13ª BIA apresenta pesquisas sobre localidades em São Paulo que sofreram ou enfrentam desafios para resistir a apagamentos, destacando as narrativas de resistência e resiliência.

A visitação à exposição pode ser feita até dia 18 de junho.

Alguns profissionais que participaram da 13ª BIA, como Francis Kéré, Coletivo Cartografia Negra, Dele Adeyemo e Coletivo Banga, também participam da Bienal de Arquitetura de Veneza recém-inaugurada, cuja curadora geral é Lesley Lokko, arquiteta negra.

Nesta edição, Gabriela de Matos, primeira curadora negra em um pavilhão brasileiro, ao lado de Paulo Tavares, pesquisador com foco na cultura indígena, idealizaram o espaço a partir da presença e da resistência indígena e afro-diaspórica na cultura arquitetônica brasileira.

O pavilhão brasileiro foi premiado com o Leão de Ouro. Este reconhecimento relevante evidencia a importância de pesquisas profundas e multidisciplinares no debate da arquitetura contemporânea, bem como a relevância das bienais de arquitetura como eventos sociais, políticos e culturais para discussões mais amplas sobre arquitetura, cidade, memória, identidade e justiça social.

Serviço:
• Seminário Nós — Campo ampliado da arquitetura: experiências e futuros possíveis – Entrada Gratuita
Quando: 03 de junho de 2023
Horário: das 14h às 18h
Onde: Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp) – Rua Bento Freitas, 306 — 1º andar — Vila Buarque, São Paulo/SP
Inscrições: GoogleForms 

• Lançamento do Catálogo da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo — Entrada Gratuita
Onde: Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp) – Rua Bento Freitas, 306 — 1º andar — Vila Buarque, São Paulo/SP
Quando: dia 03 de junho de 2023
Horário: 18h30
Distribuição exemplares – limitada
Mais informações: https://bienaldearquitetura.org.br/
Exposição Nós – Entrada Gratuita
até 18 de junho de 2023
Comunidade Cultural Quilombaque – Tv. Cambaratiba, 05 – Perus, São Paulo/ SP
Horários de visitação: segunda, terça e quinta, das 9h às 12h, e sextas das 9h às 17h

Contato:
IAB-SP
(11) 3214-1493 / (11) 978-221-603
https://www.iabsp.org.br/

 

[Palavras-chave – Arquitetura, São Paulo, Instituto de Arquitetos do Brasil, Seminário, Experiências e futuros possíveis, Coletivo Levante, Etnocídio indígena, Podcast Introvertendo, Planejamento urbano, Pedagogia da Terra, MST, Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Curadoria coletiva, Narrativas de resistência e resiliência, Cultura arquitetônica brasileira, Bienal de Arquitetura de Veneza, Lesley Lokko, Gabriela de Matos, Paulo Tavares, Leão de Ouro, Comunidade Cultural Quilombaque, Amanda Castilho, Fernando Maculan, Ana Carolina Macêdo, Gisele Brito, Kleber Pagú, Wanessa Fernandes, 13ª BIA, Francis Kéré, Coletivo Cartografia Negra, Dele Adeyemo, Coletivo Banga.]