Projeto de apartamento, localizado no bairro do Campo Belo, em São Paulo, abrange uma área de 287 m² e proporciona acolhimento, aconchego e sofisticação para uma família composta por um casal e um filho de 3 anos

Adriano Pita contemporâneo e minimalistaO arquiteto Adriano Pita desenvolveu uma abordagem que atende a todas essas necessidades sem exigir grandes intervenções na estrutura original do apartamento. Ele conciliou os estilos diferentes do casal – um mais clássico e outro mais contemporâneo.

Uma das escolhas de materiais fundamentais foi a madeira, que está presente no piso e nos revestimentos das paredes por meio de painéis de madeira Freijó. Esses painéis foram aplicados nas áreas sociais e íntimas, com portas integradas, criando um visual limpo e uniforme.

Quanto à decoração, o foco foi no conforto e no equilíbrio entre as peças. Grande parte do mobiliário foi projetado pelo próprio arquiteto, incluindo o bufê da sala de estar, as camas, o baú e as mesas de cabeceira do quarto do casal, a mesa de cabeceira do quarto de hóspedes e todo o mobiliário do quarto do filho.

A paleta de cores adotada apresenta tons neutros e complementares, destacando-se as obras de arte, como as criações de Rubens Ianelli, Fukushima, Gustavo Rosa, Gilvan Nunes, Pavel, Marcio SWK, TARM e Breseghello.

Na entrada do apartamento, que está integrada ao restante do espaço, foram utilizados painéis de madeira, inclusive nas portas do elevador, para ampliar o ambiente e proporcionar luminosidade.

Um grande espelho foi instalado para adicionar claridade, com iluminação embutida ao seu redor. Além disso, foi adicionado um banco em madeira e couro, juntamente com um cabideiro para bolsas e casacos, fixados no painel de madeira, para transmitir um senso de acolhimento e completar a atmosfera de “Boas-vindas”.

A galeria segue a mesma linguagem do hall de elevador, com as portas de acesso ao lavabo e ao home theater camufladas nos painéis. No home theater, destaca-se o móvel baixo que acomoda todos os equipamentos de áudio e vídeo, além da automação. Na sala de jantar, uma mesa para oito lugares foi adicionada, e as paredes receberam texturas sofisticadas.

No living, o arquiteto utilizou a madeira Freijó para unificar o ambiente com a galeria de entrada e conferir uma sensação de maior dimensão. Aqui, uma grande tela de Rubens Ianelli foi incorporada para agregar estilo e identidade ao projeto.

Adriano Pita contemporâneo e minimalista

O layout foi cuidadosamente planejado para proporcionar amplitude ao espaço, utilizando poucos móveis e posicionando-os de maneira espaçada, valorizando os espaços de circulação entre eles. Uma lareira em mármore Travertino Romano, alimentada por bio fluido, foi instalada para aquecer as noites frias.

A sala de almoço possui uma conexão direta com a churrasqueira. Neste espaço, foi incorporado um móvel em marcenaria que abriga uma adega e uma cervejeira, além de um balcão que acomoda eletrodomésticos como cafeteira e uma máquina de bebidas diversas.

O piso da varanda foi nivelado com o interior do apartamento, criando uma integração harmoniosa entre a sala de almoço e a churrasqueira. A coifa da churrasqueira foi envolvida pela marcenaria e integrada ao móvel que acomoda as bebidas utilizadas pelo morador para preparar coquetéis, já que é um passatempo.

Além disso, um balcão com banquetas foi instalado para a família poder desfrutar de momentos próximos durante o preparo de churrascos e pizzas.

No quarto do filho, Adriano projetou um painel em laca texturizada azul que cobre parte das paredes e possui iluminação LED no topo. As demais paredes foram revestidas com papel de parede em xadrez azul e branco.

A marcenaria foi pensada para atender às diferentes fases da criança, com destaque para a bancada de estudos, onde a TV é fixada, complementada por prateleiras e nichos.

Por fim, a suíte do casal foi concebida como um espaço para relaxamento e descanso. A marcenaria comporta a cama, com um painel de cabeceira em madeira Freijó e camurça natural, acompanhada por duas mesinhas de cabeceira no mesmo material.

Em frente à cama, um painel de madeira integra a porta do closet e possui uma bancada acoplada com gaveta para maquiagem, além de um espelho com iluminação lateral. Essa bancada também conta com uma gaveta refrigerada para o armazenamento de bebidas geladas.

Contato:
Adriano Pita Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/24283/adriano-pita-arquitetura/
http://www.adrianopita.com.br/

 

Palavras-chave – Projeto minimalista, Rubens Ianelli, Fukushima, Gustavo Rosa, Gilvan Nunes, Pavel, Marcio SWK, TARM e Breseghell, arte, projeto contemporâneo, apartamento, viver em apartamento, acolhimento, aconchego, sofisticação, família, casal, Filho de 3 anos, Arquiteto Adriano Pita, Estrutura do apartamento, estilos clássico e contemporâneo, materiais de construção, Madeira Freijó, Revestimentos de parede, mobiliário personalizado, paleta de cores, obras de arte, decoração de interiores, entrada do apartamento, painéis de madeira, elevador, integração de ambientes, espaço de convivência, Hall de entrada, galeria de arte, Home theater, lareira, sala de jantar, Living, Dimensão do ambiente, varanda integrada, churrasqueira, mobiliário de marcenaria, suíte infantil, papel de parede, iluminação LED, Quarto do casal, suíte de relaxamento, marcenaria personalizada, cabeceira da cama, closet, bancada de estudos, gaveta refrigerada, décor, decoração, Campo Belo, São Paulo.