Os arquitetos Bernardo e Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, reuniram recomendações para quem planeja alterar os espaços externos

Construção e reforma de fachadas pelo PB Arquitetura

A primeira impressão é crucial, e isso também se aplica à fachada de uma casa. Afinal, trata-se do primeiro contato visual das pessoas com a residência.

A fachada é a apresentação inicial de uma casa, devendo ser agradável aos olhos e refletir o estilo dos moradores. Os profissionais ressaltam a importância de cuidar dessa etapa do projeto arquitetônico.

“São vários elementos envolvidos, desde a calçada até a cobertura. É uma área totalmente exposta à radiação solar, poluição e intempéries. Além disso, existem questões de segurança”, explica Bernardo.

Por onde começar

Entre as dicas básicas para renovar uma fachada, é preciso escolher materiais duráveis e de baixa manutenção, pois se trata de um espaço externo. Independentemente do estilo escolhido, a harmonia e a correta proporção entre todos os elementos são o mais importante.

Incluir um projeto de paisagismo bem executado na fachada, com belas espécies, também contribui para tornar o espaço especial.

“Em um projeto recente, os moradores pediram uma combinação entre os estilos rústico e provençal para o interior da casa. Então, trouxemos a mesma inspiração para a fachada e adicionamos toques modernos. Os tijolinhos aparentes destacaram o painel de vidro, criando um aspecto rústico. Além disso, a madeira de demolição da porta de entrada se juntou aos outros materiais brutos. No hall, com pé direito duplo, adicionamos um lustre de ferro fundido, que possui um estilo clássico e colonial”, lembra Priscila.

Construção e reforma de fachadas pelo PB Arquitetura

Materiais

Entre os materiais mais resistentes estão as pedras naturais, revestimentos cerâmicos, cimentícios e a própria pintura específica para áreas externas. Os fechamentos, como portões, portas, janelas e gradis, podem ser feitos de ferro, alumínio, PVC, madeira ou vidro.

O arquiteto ou engenheiro responsável tem o conhecimento técnico e estético para escolher esses materiais e compor a melhor volumetria, respeitando o estilo definido para a construção. Por isso, é essencial contar com a experiência desses profissionais.

“Na dúvida, peça indicações para quem já reformou a fachada com qualidade, ou pesquise bem em sites especializados. No entanto, nunca se aventure sozinho nesse tipo de trabalho”, alerta Bernardo.

Modernidade

Para quem busca uma fachada moderna, é importante apostar em uma linguagem despojada, com poucos ornamentos e linhas retas. As cores neutras, como branco, bege, preto e cinza, são as mais comuns.

No entanto, não há impedimento para ousar em alguns casos, adicionando um toque de cor em destaque ou optando por um tom grafite, por exemplo, para trazer mais personalidade ao ambiente.

Cuidados com as intempéries

Para manter a fachada sempre bonita, é importante cuidar da limpeza e conservação dos materiais. As calhas devem ser limpas regularmente, especialmente durante períodos de chuva, para evitar transbordamentos e infiltrações. Além disso, é essencial manter as impermeabilizações em dia.

É necessário realizar a limpeza periódica dos vidros e fazer retoques na pintura quando necessário. “Janelas, floreiras, muretas e muros de divisa devem ter um acabamento de pedra, chamado de pingadeira, que desvia a água da chuva, evitando manchas nas paredes”, diz Priscila.

Segurança e manutenção

Para garantir a segurança da casa, os arquitetos recomendam instalar fechamentos, como gradis e portões (com altura superior a 2,50 m), preferencialmente automatizados e concretizados com materiais resistentes.

Barras verticais também dificultam possíveis escaladas. Câmeras de segurança inibem a ação de invasores. Além disso, manter a fachada bem iluminada contribui para uma maior segurança.

Quanto à manutenção adequada, é importante garantir o perfeito funcionamento de todos os sistemas de acesso e monitoramento.

Iluminação

A iluminação desempenha um papel fundamental na aparência da casa durante o dia e à noite, tanto com a luz natural quanto com a iluminação artificial e efeitos especiais.

Esse aspecto do projeto realça a beleza arquitetônica da fachada, proporciona profundidade, destaca a textura dos materiais aplicados e valoriza o paisagismo, além de oferecer maior segurança.

As luminárias têm efeitos distintos. Os embutidos de solo, também conhecidos como uplights, iluminam caminhos e árvores mais altas, destacando as texturas e cores dos materiais. Os espetos de jardim conferem volume ao paisagismo.

“Nos espaços sem cobertura, é necessário iluminar os perímetros, o que pode ser feito com arandelas, postes ou balizadores de piso. Em ambientes cobertos, é preciso instalar luminárias de teto para a iluminação geral”, acrescenta Bernardo.

Dedicar atenção à fachada e seguir essas recomendações irá contribuir para um visual despojado, elegante e harmonioso, deixando uma ótima primeira impressão aos visitantes e reforçando o estilo dos moradores.

Além disso, garantirá durabilidade, segurança e facilidade na manutenção do espaço externo da casa, um profissional especializado pode fornecer os melhores resultados nesse tipo de projeto.

Contato:
PB Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/777/pb-arquitetura/
http://pbarquitetura.com.br

 

Palavras-chave: Fachada, Visual clean, Elegante, Estilo, Moradores, Projeto arquitetônico, Materiais duráveis, Manutenção, Harmonia, Proporção, Paisagismo, Estilo rústico, Estilo provençal, Modernidade, Cores neutras, Intempéries, Limpeza, Conservação, Calhas, Impermeabilização, Segurança, Manutenção, Iluminação, Luminárias, Efeitos especiais, Volumetria, Arquitetura, Textura, Paisagismo, Durabilidade, Estética, Profissionais, Primeira impressão, Construção, Reforma, PB Arquitetura.