Projeto do escritório INN Arquitetura, para decorado de studio, faz parte do YZY Full Life, empreendimento da Rio Novo Incorporações

INN Arquitetura assina decorado em Porto Alegre

O desafio enfrentado pela INN Arquitetura no projeto do decorado do YZY Full Life, empreendimento da Rio Novo Incorporações em Porto Alegre (RS), foi maximizar a planta integrada de 44m² de um studio.

Seguindo a provocação “se ninguém é igual, por que morar igual?”, as arquitetas Gabriela Gutterres e Rebeca Calheiros optaram pela versatilidade como princípio orientador na montagem do espaço.

O conceito central do YZY, que convida a uma vida mais compartilhada, foi incorporado ao decorado. A ideia era que ele fosse uma extensão das áreas condominiais.

Espaços que possuem uma arquitetura vibrante projetada para um público em busca de uma vida dinâmica, compacta e economicamente sustentável, sem prescindir do conforto e da sensação de pertencimento em casa, explica Rebeca.

O escritório INN apostou em painéis móveis para manter a amplitude e a interdependência do apartamento, possibilitando também a setorização dos cômodos.

INN Arquitetura assina decorado em Porto Alegre

Para a área de dormir, foi escolhido um sistema de serralheria com vidro canelado, que oferece um pouco mais de privacidade sem comprometer a luminosidade.

No que diz respeito à iluminação, a proposta é valorizar as texturas, evitando os excessos.

A linha funcional Picco, com tamanho diminuto, e evita o ofuscamento dos olhos, permite criar diversos cenários, desde uma iluminação uniforme para concentração no trabalho até uma luz indireta ideal para um jantar íntimo.

As arquitetas fugiram da ideia de um decorado neutro e escolheram o verde como cor predominante na paleta, combinado com tons neutros como cinza e bege.

O objetivo é transportar o visitante para a imaginação, permitindo que ele se aproprie do ambiente, enxergando personalidades distintas, mas com interesses em comum.

O tom oliva também estimula a criatividade, por combinar com várias cores que podem ser usadas na decoração.

Seguindo uma tendência que continua em alta em 2023, o uso de materiais naturais, que remetem à brasilidade, está presente no studio, como o mármore dolomítico Donatello.

A cozinha, aproveitando ao máximo a planta, inclui uma mesa de quatro lugares para receber amigos e familiares.

“Essas escolhas visam aproximar e proporcionar uma sensação de aconchego. Além das pedras, utilizamos tramas em diferentes texturas, linho, fibras nos tapetes e padrões amadeirados com as melaminas sálvia e cinza puro matt, da Arauco, e carvalho natural, da Guararapes”, destaca Gabriela.

A madeira desempenha um papel significativo no projeto tendo sido aplicada de forma funcional e visualmente atraente, como nas portas em marcenaria que escondem a churrasqueira e a lavanderia, conferindo mais beleza e funcionalidade ao espaço.

Na sala de estar, o painel da televisão é minimalista e possui uma função giratória, permitindo seu uso tanto no sofá, um estofado Nero de Theo Egami, quanto na cama, desenvolvida pelo INN Arquitetura, elevada do chão para criar uma sensação de leveza, com execução da Estofados Soares.

Apesar de haver um espaço de coworking no condomínio, o studio também conta com um escritório particular, equipado com uma mesa de trabalho e uma estante vazada que pode ser usada como acervo de livros ou para exibir objetos de arte e decoração. A cadeira Duetto Office, de Bruno Debenetti, complementa a sofisticação desejada.

O banheiro é um charme à parte, com paredes revestidas de Confete White 90x90cm, Ombre Secret Garden Roca 7,7×30,5 cm, e piso também de Confete. No restante do studio, o piso vinílico, com efeito, cimento queimado é utilizado para proporcionar continuidade e ampliar os espaços, assim como os espelhos, que revestem as paredes.

A tendência de estúdios compactos em localizações estratégicas veio para ficar nos grandes centros urbanos, como no caso da capital gaúcha.

Para compensar a metragem reduzida, é essencial pensar no conforto por meio de um mobiliário planejado e um layout flexível, mantendo sintonia com a personalidade e preferências dos moradores, enfatiza Rebeca.

Espaços coletivos

As áreas condominiais do YZY Full Life foram projetadas para atender à crescente demanda de viver, socializar e até mesmo trabalhar no mesmo lugar.

Do amplo hall, que pode ser utilizado como ponto de encontro, área de espera, descanso ou trabalho, até espaços específicos como coworking, academia, salões de festa e rooftop, tudo foi cuidadosamente planejado para garantir uma vida completa aos moradores e seus visitantes.

Entre as comodidades oferecidas, o empreendimento também conta com minimercado 24 horas, pomar, lavanderia coletiva, piscina, área para animais de estimação, bicicletário e vagas de estacionamento para todas as unidades, com carregadores para carros elétricos em todos os andares do estacionamento.

A linguagem arquitetônica dos ambientes prioriza materiais urbanos, como concreto aparente, grafismos e mobiliário versátil. As diferentes tonalidades de cores tornam os ambientes únicos e, ao mesmo tempo, conectados.

Contatos:
INN Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/27081/inn-arquitetura/
http://www.inn.arq.br/

YZY Full Life
https://yzylife.com.br/

 

Palavras-chave: Maximizar, Planta integrada, 44m², Studio, Porto Alegre, INN Arquitetura, YZY Full Life, Rio Novo Incorporações, Versatilidade, Caminhos, Espaço, Vida compartilhada, Áreas condominiais, Arquitetura vibrante, Vida Dinâmica, Área Compacta, Sustentável economicamente, Pertencimento, Conforto, Painéis móveis, Amplitude, Interdependência, Setorização, Serralheria, Vidro canelado, Privacidade, Luminosidade, Iluminação, Texturas, Funcional, Picco, Verde, Paleta, Personalidades distintas, Interesses em comum, Tom oliva, Criatividade, Materiais naturais, Brasilidade, Rochas, Mármore dolomítico Donatello, Cozinha, Aconchego, Pedras, Tramas, Linho, Fibras, Tapetes, Carvalho natural, Madeira, Portas em marcenaria, Churrasqueira, Lavanderia, Sala de estar, Painel da televisão, Minimalista, Função giratória, Sofá, Cama, Leveza, Home office, Mesa de trabalho, Estante vazada, Acervo de livros, Objetos de arte e decoração, Cadeira Duetto Office, Banheiro, Revestimento, Confete White, PisoVinílico, Efeito cimento queimado, Espelhos, Studios compactos, Mobiliário planejado, Layout flexível, Conforto, Áreas condominiais, Viver, Socializar, Trabalhar, Coworking, Academia, Salões de festa, Rooftop, Minimercado 24h, Pomar, Lavanderia coletiva, Piscina, Pet place, Bicicletário, Vagas de garagem, Carregador para carro elétrico, Linguagem arquitetônica, Materiais urbanos, Concreto aparente, Grafismos, Mobiliário versátil, Cores, Conectados, Estilo contemporâneo, Ambientes coletivos.