Em jogos de contraste de excepcional equilíbrio e força, Renato Rios destaca-se pelo uso primoroso das cores em mostra na Mul.ti.plo Espaço Arte, no Rio de Janeiro

Brasiliense Renato Rios na Mul.ti.plo Espaço Arte

Encruza / Renato Rios (Detalhe)

A Mul.ti.plo Espaço Arte, localizada no Leblon, acaba de inaugurar a exposição “Cruzeiros”, do artista brasiliense Renato Rios, nascido em 1989.

A mostra apresenta cerca de 35 telas recentes e inéditas, que contam com um ensaio crítico escrito por Marco Antônio Vieira. Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até o dia 23 de junho.

O nome da exposição, “Cruzeiros”, refere-se ao conjunto de pinturas a óleo sobre tela ou papel, que estão expostas na galeria.

As obras apresentam algumas das características mais marcantes do artista, como o uso primoroso da cor, que se destaca pelos jogos de contraste de equilíbrio e força excepcionais.

Segundo Marco Antônio, Renato entende a pintura como um acontecimento e fenômeno que se dá através da cor, que é alquímica, onírica e alada. Sua habilidade em atuar em diferentes escalas, mantendo a potência do trabalho, também é um diferencial.

Um dos trunfos do trabalho de Renato, segundo o crítico, é sua capacidade de fazer o cruzamento entre o figurativo e o abstrato por meio da cor.

Na exposição, as telas apresentam portas se abrindo, estrelas, linhas que se cruzam e outros elementos que convidam o espectador a olhar para um mundo dentro deste mundo. Para o artista, cada pintura presente na mostra é uma oportunidade para adentrar em alguns mistérios.

A Mul.ti.plo Espaço Arte recebe pela primeira vez uma exposição do artista, que vive atualmente em São Paulo. As telas em exposição na galeria possuem dimensões que variam de 0,24 x 0,18 m a 2,10 m x 1,30 m e ficarão disponíveis para visitação até o dia 23 de junho.

Renato Rios é um artista de 34 anos que atualiza a poética do modernismo ao fazer o cruzamento entre o figurativo e o abstrato. As telas expostas na Mul.ti.plo convidam o espectador a vivenciar essa tensão através da cor, o qual é um dos principais elementos presentes em seu trabalho.

A exposição “Cruzeiros” é uma oportunidade para quem quer ter acesso a um trabalho artístico contemporâneo e de alto nível.

A abertura da exposição aconteceu no dia 4 de maio, às 18h, e foi bem recebida pelo público carioca e das artes plásticas em geral.

Renato Rios

Nasceu em Brasília, em 1989. Cursou bacharelado em Artes Plásticas na Universidade de Brasília (UnB), entre 2008 e 2013. Vive e trabalha em São Paulo – SP desde 2016. Sua pesquisa investiga a intuição simbólica, buscando integrar os campos da representação e da consciência mítica acerca das relações natureza/espírito/mundo. Buscando evidenciar aspectos do misterioso idioma das cores, Rios revela alguns frutos de seu produtivo diálogo com o pintor Paulo Pasta – um dos grandes coloristas da arte brasileira, do qual Renato é assistente há sete anos. Em suas pinturas, orquestra fortes e sensíveis tensões entre áreas de cor, que mudam de atitude de acordo com a vizinhança, num magnético contraste de equilíbrio e força que parece querer direcionar o espectador para um lugar espiritual ou metafísico: do mundo das formas para o mundo das ideias, do mundo dos corpos para o mundo do Espírito, apontando seu trabalho para uma espécie de manutenção de um tempo e espaço originários, arcaicos.

Marco Antônio Vieira

Doutor em Teoria e História da Arte pela UnB, atua desde 2007 como curador independente. Assinou curadorias e respondeu pelo acompanhamento de artistas para a Casa Fiat de Cultura (BH) e o Paço das Artes (SP). Desde 2019, trabalha junto a espaços dedicados à experimentação artística e curatorial no Centro-Oeste, como, A Pilastra e DeCurators, no Distrito Federal, e Rumos, em Goiânia. Desde agosto de 2022, é professor colaborador do Programa de Licenciatura em Artes Visuais, na área de Teoria e História das Artes Visuais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Serviço:
Exposição Cruzeiros
Artista: Renato Rios
Texto crítico: Marco Antônio Vieira
Local: Mul.ti.plo Espaço Arte
Abertura: 4 de maio, às 18h
Período expositivo: até 23 de junho de 2023
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)
End: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2294-8284 / (21) 2042-0523 (WhatsApp)
Entrada franca
http://multiploespacoarte.com.br/

 

Palavras-chave: Renato Rios, Arte, Cruzeiros, Telas, Inéditas, Óleo sobre tela, Ensaios críticos, Marco Antônio Vieira, Cor, Modernismo, Figurativo, Abstrato, Escala, Sensibilidade, Encantamento, Mistérios, Rio de Janeiro, Arte contemporânea, Artista Brasiliense.