O escritório PB Arquitetura destaca as vantagens das plantas preservadas, para um convívio conveniente com a natureza e seu potencial na composição de ambientes residenciais e corporativos

Plantas preservadas no décor de interiores

As plantas preservadas são amplamente utilizadas em projetos residenciais, corporativos e comerciais, e estão se tornando cada vez mais populares nas casas brasileiras.

Sua aparência natural, durabilidade e baixa necessidade de manutenção são os principais atrativos.

Os sócios do escritório PB Arquitetura, Priscila e Bernardo Tressino, reuniram informações sobre essa plantas preservadas e seu potencial para adicionar beleza e conexão com a natureza aos espaços.

Segundo o arquiteto Bernardo Tressino, as plantas preservadas são espécies naturais que passaram por um processo de conservação para manter sua integridade, características, folhagem e textura.

Isso as diferencia das plantas artificiais, feitas de materiais sintéticos como plástico e silicone, que não possuem uma aparência verdadeira. Essa técnica pode ser aplicada a arranjos de flores, folhagens e até mesmo árvores.

Através da desidratação das plantas utilizando alta tecnologia, são adicionados produtos químicos que preservam sua consistência e cor.

É como se a planta fosse “congelada no tempo”. Embora não exijam tantos cuidados como as plantas naturais, é importante fazer reparos pontuais para mantê-las em bom estado por um período de 5 a 10 anos.

Para Bernardo, quando falamos de reparos, é importante lembrar que eles são necessários apenas quando há algum problema, pois as plantas preservadas dispensam a limpeza convencional.

Hoje em dia, existem variedades à prova de poeira, mas é recomendado remover o excesso de sujeira pelo menos duas vezes ao ano com um espanador.

Uma boa escolha na decoração

Além de funcionais e versáteis, as plantas e flores são tendência no paisagismo de interiores, conhecido como plantscaping.

Essa prática valoriza os ambientes e proporciona uma sensação de naturalidade. Segundo a arquiteta Priscila Tressino, ao contrário das plantas naturais, as plantas preservadas não devem ser expostas à umidade, como vapor de banheiros, chuva e luz solar direta, devido ao tratamento que recebem.

Entre os principais benefícios das plantas preservadas estão:

• Não exigem rega, poda, adubação ou exposição solar
• Baixa necessidade de manutenção
• Livres de insetos indesejados
• Alta durabilidade
• Possibilidade de personalização
• Absorção de ruídos em excesso

Como utilizá-las nos projetos

Plantas preservadas podem ser utilizadas em diversos ambientes, como salas de estar, jantar, terraço, hall de entrada, lavabo ou banheiro sem ducha, recepção, salas de espera ou atendimento.

Na dúvida sobre quais espécies e composições escolher, a arquiteta e paisagista recomenda o seguinte:

Para vasos: opte por espécies de folhagens e flores desidratadas, como folhas de palmeira, ramos de trigo, folhas de eucalipto, junco, capim dos pampas, pinhas, ramos de algodão, hortênsias, rosas, margaridas e lavanda.

Para cachepots: você pode escolher buxinhos, palmeiras variadas, cica, podocarpo, jabuticabeira, dracena, bambu e cerejeira.

Para jardins verticais: avenca, samambaias, renda portuguesa, lambari, aspargo, chifre de veado, monstera e bromélia são ótimas opções.

Priscila ressalta que é sempre bom lembrar que o verde predominante, combinado com flores, cria uma atmosfera alegre, descontraída e convidativa.

Essa estética dispensa a necessidade de aplicar revestimentos, papel de parede ou quadros. Em propostas mais extravagantes, é possível explorar a identidade visual, usando o destaque do jardim vertical para aplicar frases, neon ou até mesmo a logomarca da empresa.

Pode ser um bar, restaurante ou salão de beleza. Um espaço tal, onde todos queiram tirar aquela foto “instagramável”.

Plantas preservadas são uma excelente opção para quem busca trazer a natureza para dentro de casa ou de ambientes corporativos, sem a preocupação de cuidados intensivos.

Sua durabilidade, baixa manutenção e beleza natural as tornam ideais para criar espaços aconchegantes e conectados com a natureza.

Contato:
PB Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/777/pb-arquitetura/
http://pbarquitetura.com.br

 

Palavras-chave: Plantas preservadas, Decoração de interiores, Ambientes residenciais, Ambientes corporativos, Plantscaping, Durabilidade das plantas preservadas, Baixa manutenção, Decoração com plantas, Plantas sem rega, Benefícios das plantas preservadas, Jardim vertical, Vasos de plantas preservadas, Cachepots de plantas preservadas, Estética natural, Conexão com a natureza, Paisagismo Interior,