O escritório 134 Office assina o conceito, arquitetura e comunicação visual, com imaginário australiano, do restaurante Aussie Grill Eldorado, no bairro de Pinheiros, em São Paulo

134 Office com imaginário australiano

O projeto busca uma imersão no imaginário australiano com elementos visuais e estrutura rústica. O objetivo foi criar um ambiente jovem e imersivo que propusesse aos usuários uma narrativa formatada na Austrália, país que serve de inspiração para os pratos do cardápio do Aussie Grill.

O projeto foi desenvolvido a partir de um estudo do time de arquitetura, não só em relação ao conceito da marca, mas também sobre o dia a dia dos moradores de cidades australianas.

Para potencializar essa relação com as cidades da Austrália, referências a elementos tradicionais foram incorporados ao longo dos ambientes.

134 Office com imaginário australiano

Cortinas e iluminação interna remetem ao pôr do sol de Outback; o forro suspenso se assemelha ao revestimento da famosa Ópera de Sidney; e os grafites na área da arquibancada fechada, que fazem os consumidores se sentirem nas ruas de Melbourne.

O projeto também utilizou materiais de caráter rústico, como os tijolos maciços aparentes na entrada, serralheria bruta e infraestrutura visível, com tubulações aparentes.

A escolha por esse contraste de elementos cumpre função importante para o funcionamento do restaurante, que atrai diferentes perfis de consumidores.

Os espaços equipados com mobiliário de estética urbana e rústica são ideais para clientes que buscam refeição rápida.

Para aqueles que desejam momentos prolongados e aconchegantes, foi prevista a instalação de estandes e bancos ainda mais confortáveis, iluminados por cores vibrantes que remetem ao tom alaranjado do pôr do sol australiano.

Para uma melhor configuração dos fluxos internos do programa, foi implementado um sistema de autoatendimento com retirada no balcão, sem a presença do serviço de mesa.

O objetivo foi educar o público a fazer a compra direto em totens digitais, possibilitando que essa jornada do usuário se desenvolvesse da maneira mais despojada possível, aprimorando a experiência de consumo.

O luminotécnico do projeto foi instalado separadamente por toda a configuração do espaço, com o objetivo de proporcionar cenários e cores distintas com o uso de filtros. Também foram utilizados diferentes níveis de iluminação e fita de LED para destacar o mobiliário.

Os elementos de paisagismo se destacam pela vegetação que remete ao deserto australiano, como os cachepôs com galhos secos nas peças de forro que decoram a parte superior entre mesas e balcão principal.

A escolha por esse elemento paisagístico também se deve pela resistência e por ser uma peça de fácil manutenção.

O projeto do 134 Office para o Aussie Grill Eldorado cria uma experiência imersiva única, que guia desde o aspecto visual dos espaços à definição de fluxos de clientes e colaboradores, impactando positivamente a experiência do usuário.

A escolha por elementos visuais e uma estrutura rude reforça uma estética urbana espontânea e contemporânea.

Ficha
Projeto: Aussie Grill Eldorado
Autoria: 134 Office / @office134
Equipe
Arquiteta: Bruna Tederke
Designer: Bianca Dias
UX Designer: Angélica Tederke
Planejamento: Antônio Carlos Botelho
Estagiários de arquitetura: Carolina Padilha, Juliana Visani, Keila Meira, Letícia Pereira e Veronica Zepeda
Estagiários de Design: Carolina Hiroko, Gustavo jannetta, Melissa Yuki
Construtora: G3 Arquitetura & Construção / @g3arquiteturaeconstrucao
Localização: Shopping Eldorado – São Paulo, Brasil / @shoppingeldorado
Área: 178m²
Ano de projeto e conclusão da obra: 2021/2022
Fotografia: Mauricio Moreno / @mmorenofoto

Contato:
134 Office
https://arqbrasil.com.br/26943/134-office/
https://www.134office.com/

 

Palavras-chave: 134 Office, Aussie Grill Eldorado, conceito, arquitetura, comunicação visual, gastronomia, fast food, ambiente, design de interiores, elementos visuais, imersão, imaginário australiano, São Paulo, Shopping Eldorado, mobiliário, autoatendimento, luminotécnico, paisagismo, restaurante, cardápio, frango, usuários, experiência do usuário, espaços, fluxos de clientes, colaboradores, cidades australianas, cortinas, iluminação, pôr do sol, Outback, Ópera de Sidney, grafites, Melbourne, tijolos maciços, serralheria bruta, infraestrutura, paredes de divisa, bloco de concreto, contraste de elementos, perfis de consumidores, estandes, bancos, autoatendimento com retirada no balcão, totens digitais, luminotécnico, filtros, fita de LED, paisagismo, vegetação, cachepôs, galhos secos, forro, manutenção.