A exposição “Iole de Freitas, anos 1970 / Imagem como presença”,  no IMS Paulista, reúne trabalhos dos anos 70, que exploram os gestos e as formas do corpo da artista

Iole de Freitas, no início era imagem

Imagens da sequência Glass Pieces, Life Slices [Cacos de vidro, Fatias de vida], Milão, 1975


Iole de Freitas, uma das mais originais artistas da sua geração, iniciou a sua carreira nos anos 70 em Milão, cidade fervilhante de arte povera, body art e arte conceitual, onde as artistas mulheres começavam a ganhar destaque no cenário artístico.

Após uma experiência de 18 anos com dança contemporânea, Iole começou a se lançar em performances silenciosas e experimentais, que muitas vezes envolviam espelhos, fragmentos e múltiplas formas de autor-representação.

A exposição “Iole de Freitas, anos 1970 / Imagem como presença”, inaugurada no IMS Paulista, apresenta uma seleção de 16 sequências fotográficas, 9 filmes e 3 instalações da artista, sendo a maior parte pouco conhecida ou até mesmo inédita para o público brasileiro.

A mostra reúne trabalhos que exploram os gestos e as formas do corpo da artista, em um jogo de luz, leveza e transparência.

Destaque para a série fotográfica “Spectro” (1972), que mostra Iole a partir de diferentes ângulos, investigando as múltiplas possibilidades de autor-representação.

Já na série “Glass Pieces, Life Slices” (1975), apresentada na Bienal de Paris, a artista interage com espelhos, objetos que capturam e cortam a sua imagem, criando uma poética da luz e da presença.

A exposição também traz filmes em super-8, como “Elements” (1972), “Light Work” (1972) e “Exit” (1973), onde Iole explora a linguagem da luz e da presença para potencializar o seu corpo em fragmentos múltiplos.

Além disso, a mostra reconstitui três instalações, incluindo “Glass Pieces, Life Slices” (1976), originalmente apresentada na Galeria Giancarlo Bocchi (Milão), e “Cacos de vidro, fatias de vida”, que explora projeções de slides da série “Glass…”.

Sobre Iole

Nascida em Belo Horizonte (MG), em 1945, Iole de Freitas mudou-se aos seis anos para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua formação em dança contemporânea.

Estudou na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cidade em que hoje vive e trabalha.

A partir de 1970, viveu por oito anos em Milão, onde começou a desenvolver e expor seu trabalho em artes plásticas a partir de 1973.

A artista participou de importantes mostras internacionais, como a 9ª Bienal de Paris, a 16ª Bienal de São Paulo, a 5ª Bienal do Mercosul e a Documenta 12, em Kassel, Alemanha.

Além de comparecerem a individuais e coletivas em várias cidades do mundo, seus trabalhos integram importantes coleções, entre as quais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP); Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP); Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Museu Nacional de Belas Artes, RJ; Museu do Açude, RJ; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio); Museu de Arte do Rio (MAR); Bronx Museum (EUA); Winnipeg Art Gallery (Canadá); e Daros Collection (Suíça).

Catálogo

O IMS lançará um catálogo da exposição. A publicação trará, além do registro dos trabalhos presentes na mostra e do ensaio da curadora, textos dos ensaístas Eucanaã Ferraz e Paulo Venancio, produzidos especialmente para o evento.

Reúne, também, uma coletânea de ensaios de época, alguns deles inéditos em versão brasileira, de diversos autores, entre eles renomadas críticas feministas que propuseram abordagens instigantes do trabalho de Iole, como Annemarie Sauzeau-Boetti, Barbara Radice, Lea Vergine e Lucy Lippard.

Serviço:
Exposição Iole de Freitas, anos 1970 / Imagem como presença
Abertura: sábado (6 de maio)
Visitação: até 24 de setembro
IMS Paulista
Entrada gratuita

Conversa com Iole de Freitas, Sônia Salzstein e mediação de João Fernandes
6 de maio, às 11h, no Cineteatro do IMS Paulista
Entrada gratuita. Lugares limitados (145 vagas).
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento ao vivo com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424, São Paulo, SP
Entrada gratuita
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h

Contato:
IMS
(11) 2842-9120
https://ims.com.br/
https://ims.com.br/unidade/sao-paulo/

 

Palavras-chave: Iole de Freitas, anos 70, performance silenciosa, imagem em fragmentos de espelhos, body art, arte conceitual, filmes em super-8, fotografia, filme experimental, IMS Paulista, arte contemporânea.