Acompanhando a semana de lançamentos de design em São Paulo, Herança Cultural apresenta a nova marca de reedições, com Arnoult, Ronald Sasson e Jaime Lerner

Tato estreia com Michel Arnoult

Reedição do mobiliário de Michel Arnoult pelo selo TATO

Formado pelos sócios Pablo Casas, Giorgio Bonaguro e Ronald Sasson, a TATO foi criada para celebrar artistas-designers e movimentos de vanguarda do mobiliário.

As reedições destacam narrativas menos conhecidas ou apresentam um lado da prática de um artista canônico que até mesmo colecionadores e especialistas bem informados consideram digno de mais atenção curatorial e de mercado.

Para o primeiro lançamento, o selo apresenta a reedição oficial de uma grande linha de peças modernas escolhidas do francês radicado no Brasil – Michel Arnoult.

Uma série de 10 itens, sendo 7 cadeiras, 1 poltrona, 1 mesa de centro e 1 mesa lateral, fabricados em Imbuia maciça e Freijó, que serão distribuídos para lojistas no Brasil e no exterior.

Michel Arnoult (1922-2005)

Nascido na França em 1922, desembarca no Rio de Janeiro do início dos anos 50, onde estudou arquitetura e fez estágio com Oscar Niemeyer. Nesta época, a arquitetura moderna e suas aplicações no campo da habitação social atingem seu ápice e Michel Arnoult percebe não haver móveis adequados para as menores dimensões desses novos interiores.

Desde o início de sua trajetória profissional, Arnoult esteve ciente das necessidades reais das quais o mercado brasileiro necessitava.

Tinha a intenção de que seus trabalhos chegassem ao grande público, representando uma forma de desenhar que não descura os ingredientes essenciais do design moderno: um cuidado quase obsessivo pelos detalhes e pela sua solução com limpeza estética.

Tendo iniciado o conceito de “conforto firme”: um design bem estudado aliado a uma grande qualidade de fabricação, trazendo conforto para móveis feitos apenas de madeira.

“O mobiliário de design tem a virtude de poder se encaixar na intimidade dos lares e expor, por meio de suas formas, os usos do objeto e as ideias de seu criador. Integra-se subtilmente no quotidiano, dialoga com os nossos corpos, enquadra-se na paisagem e convive com os nossos estados de espírito. Atrás de uma cadeira ou estante muito expressiva, há um Michel Arnoult.”
Danilo Santos de Miranda no livro Michel Arnoult, Design e Utopia da editora Senac

Tato estreia com Michel Arnoult

Mesa da Linha Zabumba de Ronald Sasson / Chaise Longue Urca de Jaime Lerner

Coleção Zabumba

Edição limitada de peças com códigos brutalistas, a linha Zabumba é uma homenagem a essência do Brasil. São arestas lineares sem tempo de curvas que formam volumes paralelos separados por respiros sem se separarem.

O resumo estético é uma contemplação ao material sem se aproveitar dele em função do desenho.

Produzidos em Bronzite Teerão do Espírito Santo, que mais lembra uma terra seca ou até um resto de madeira de construção ligado a Imbuia que é uma madeira maciça muito atrelada ao universo do designer e sua infância do Sul do Brasil.

São mesinhas e bancos de edição de 10 peças cada e todas em diferentes padrões, como dita a natureza. Exclusividade Herança Cultural.

“Zabumba è isso, o nosso tambor horizontal, tão brasileiro como estes materiais.” Ronald Sasson

Ronald Sasson

Artista plástico de formação e designer por paixão, Ronald Scliar Sasson tem a funcionalidade como marca do seu traço. Desde cedo como artista plástico teve obras selecionadas em mais de 15 salões por todo o Brasil e pelo mundo.

Sua formação em artes plásticas lhe rendeu uma visão de design muito particular. Após uma temporada na Europa e Oriente Médio, Sasson incorporou a simplicidade do design nórdico e as cores mediterrâneas ao seu repertório brasileiro.

Desde os anos 2000, trabalha com design de mobiliário, priorizando a função e constantemente pesquisa materiais e técnicas viáveis ao desenvolvimento de móveis e objetos.

Peças icônicas de Jaime Lerner

Chaise, poltrona, cadeira e banco em aço carbono, fibra de vidro e madeira. Representação em São Paulo por Herança Cultural.

“Quem cria, nasce todo dia. Esta frase de Jaime Lerner, quase um mantra, nos leva a uma eterna admiração ao urbanista, gestor, arquiteto e designer. Esta rara linha de mobiliário é mais uma de suas criações que nos surpreende pela beleza do traço, da contemporaneidade que atravessou fronteiras com sua genialidade. Numa demonstração de afeto pelo Rio, criou a chaise longue Urca, com suas curvas e sua leveza, no balanço do mar…” Kátia d’Avillez / Assessoria de arte e design

Jaime Lerner (1937-2021)

Arquiteto e urbanista e designer, fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), presidente da União Internacional dos Arquitetos, UIA no período 2002/2005.

Foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, onde liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.

Duas vezes governador do Estado do Paraná, conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.

Serviço:
Hangar Herança Cultural
Lançamentos oficiais
Rua do Curtume 274, Lapa de Baixo
São Paulo, SP

Contato:
Herança Cultural
(11) 4321-8166 – (11) 969-226-924
https://www.herancacultural.com/