Com a integração da área social, apartamento de 68m², ganhou fluidez e um décor moderno executado pelo escritório BMA Studio

Bruno Moraes com boas soluções no projeto

Uma planta aberta e bem otimizada na área social é sempre a solução buscada para apartamentos pequenos. Com apenas 68m², o casal de moradores confiou ao arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, o desejo por um layout amplo para resolver questões do dia a dia e propiciar a satisfação de receber amigos e familiares.

Apaixonados pelo estilo industrial, os clientes buscavam também um planejamento super bem estruturado e uma atmosfera acolhedora para a vida a dois.

Sala de jantar

Com um perfeito projeto luminotécnico, a iluminação com pendentes valorizou a madeira e serralheria, materiais escolhidos pelo escritório para compor a mesa de jantar composta por cadeiras e banco alemão em “L”.

A solução foi super necessária para o projeto, pois além de ampliar o espaço de assentos para convidados, a peça é multifuncional: com um baú, é só retirar as almofadas de futon para acomodar o que não cabe nos armários. Destaque também para os nichos que fazem às vezes de sapateira.

Sala de estar com varanda gourmet

A unificação de mobiliário ficou fluída e, simultaneamente, funcional. O móvel, de um lado, armazena e camufla todos os fios e aparelhos eletrônicos.

Do outro, na prateleira de serralheria, o casal realizou o cantinho do bar com uma pequena adega de vinho e a bandeja com outras bebidas destiladas.

Além disso, essa adaptação faz com que a família desfrute de uma iluminação natural que vem da varanda.

Na área gourmet o arquiteto Bruno Moraes investiu em elementos de alta resistência. Um deles foi o famoso subway tile, na cor preta, que trouxe sofisticação para a varanda.

O outro, é o granito, que reveste a parte da grelha – um material que resiste ao calor produzido pelo fogo e super fácil de limpar.

Cozinha

No imóvel, a cozinha foi integrada com todas as áreas ao redor dela: sala de jantar, de estar, varanda e lavanderia. Com essa visão, o desafio foi eleger uma cor que combinasse com esse conjunto e, simultaneamente, reforçasse sua identidade.

Por isso, a marcenaria recebeu o azul-cobalto que, embora nada tradicional, trouxe amorosidade na combinação com os puxadores tipo concha.O armário superior revela frestas com acabamento em vidro para que os clientes possam enxergar as taças e demais itens para servir, como uma cristaleira.

Uma área de serviço muito bem estruturada

Os ambientes menores em apartamentos, como a área de serviço, precisam de soluções funcionais para que os moradores aproveitem o espaço. Por aqui, o arquiteto Bruno Moraes inseriu diversos elementos que melhoraram o funcionamento e o visual do cômodo.

“Costumo incluir um varão para que o cliente tenha mais espaço para estender as roupas e colocá-las após passadas. Com a execução do armário, armazenamos os produtos de limpeza e ainda camuflamos o duto do aquecedor a gás”, detalha.

O projeto ainda contempla uma máquina lava e seca com abertura frontal. Acima do eletrodoméstico, há uma bancada com o cesto para colocar as roupas sujas e um filtro de água para consumo.

Da paz de roupas limpas à leitura e o descanso

Quando não está recebendo visitas, a conexão entre a área de serviço e a varanda fica propício aos momentos mais tranquilos para ler um bom livro, um dos passatempos preferidos do morador.

O banco com assento futon, de origem asiática, é sinônimo de conforto e versatilidade, ou seja, tudo o que um espaço assim precisa ter.

“A marcenaria, que executou esse banco com baú, é sempre uma boa alternativa quando não há espaço suficiente para armazenar tudo nos armários. Por isso, inserimos mais um ponto de armazenamento no interior do móvel”, ressalta Bruno.

Banheiros

“A cuba de semi-encaixe é uma excelente opção em banheiros compactos, pois é possível fazer um tampo menor que não vai apertar o ambiente e comprometer a abertura da porta”, indica Bruno.

O frontão, em cima da bancada da pia, proporciona amplitude de espaço. Os nichos em marcenaria podem ser explorados como parte da decoração do banheiro e, do outro lado dele, por meio de uma porta de correr espelhada, é possível guardar itens do dia a dia como cotonetes e escova de dente.

Quarto do casal

Com um bom projeto de marcenaria e escolha correta da cama, foi possível criar uma boa circulação no dormitório.

“Planejamos um nicho para acoplar a televisão em um painel no guarda-roupas, assim os clientes não esbarram no aparelho eletrônico. A mesma lógica foi utilizada nos puxadores cavas para as gavetas e portas”, explica Bruno.

O arquiteto executou dois móveis em cima das mesas de cabeceira para ofertar mais espaço no quarto. “Porém, para não deixar o ambiente com uma estética pesada por conta da quantidade de móveis, instalamos portas espelhas em ambos os armários – artifício que melhorou o clima e conforto que um quarto precisa oferecer. Nesse armário, a moradora pode pendurar todas as suas bolsas”, pontua.

Quando estamos planejando um móvel para ser a sapateira, sempre surge a dúvida sobre qual a profundidade mínima que o espaço para guardar sapatos deve ter.

“O arquiteto, ao projetar uma sapateira para o cliente, considera a altura dos sapatos e a quantidade de pares. Neste apartamento, especificamente, conseguimos colocar prateleiras com 30cm de profundidade”, finaliza Bruno.

Destaques:
• No apartamento com 68m², a identidade de cada ambiente, dentro da proposta de integração, é demarcada pelos elementos do décor escolhidos pelo arquiteto

• Posicionada muito próxima ao hall de entrada, a sala de jantar recebeu uma pequena sapateira, com dois nichos, embutida na marcenaria do banco alemão

• Antes da reforma, a sala de estar não era integrada com a varanda. No projeto, a marcenaria engloba os dois ambientes e tornando-se o bar, raque e painel da TV

• A paleta de cores é acompanhada pelo sofá, piso, almofadas e quadro. O cachepô de madeira da planta exalta o natural e se complementa com o acabamento do sofá de dois lugares

• A área gourmet para o churrasco é pequena, aconchegante e com um paisagismo de plantas preservadas

• Um cantinho ao lado da geladeira tornou-se uma pequena despensa para acomodar temperos e alimentos não perecíveis

Contato:
Bruno Moraes Arquitetura / BMA Studio
https://arqbrasil.com.br/221/bruno-moraes/
http://brunomoraesarquitetura.com.br/