As arquitetas Carina e Ieda Korman explicam o que é preciso observar em projetos de piscinas, banheiras e espelhos d’água

Frescor dos espaços com água

Quando o calor atinge o auge, nada supera a sensação de um mergulho na piscina. Mas nem toda casa comporta esse elemento construtivo, que requer espaço, investimento e cuidados constantes de manutenção.

Com o verão a caminho, as arquitetas Carina e Ieda Korman, que juntas lideram o escritório Korman Arquitetos, apontam a banheira como uma alternativa viável para proporcionar momentos refrescantes de imersão, principalmente para quem mora em apartamento.

A dupla lembra ainda que o simples fato de estar perto da água, contemplar sua superfície serena e ouvir o barulhinho da correnteza produz efeitos positivos para o organismo. Por isso, às vezes basta tê-la ao alcance dos olhos, num espelho no jardim.

“Adoramos trabalhar com água. É uma presença que traz muita paz”, afirma Carina. As profissionais apresentam aqui uma série de projetos que incorporam as benesses aquáticas em grandes ou pequenas doses e dão diversas dicas para quem deseja ter esse prazer no dia a dia.

Frescor dos espaços com água

Cada mergulho, um flash

A piscina é uma das opções preferidas pelos brasileiros para combater o calor do nosso verão tropical.

Antes de iniciar o projeto desse objeto de desejo, porém, Carina e Ieda recomendam pensar em diversos fatores, como o número de pessoas usarão o local e de que forma, praticar natação ou apenas se refrescar.

Com base nas repostas, é possível determinar qual o melhor tamanho, formato e a localização ideal no terreno. “Precisa ser algo verdadeiramente prático e divertido para a rotina dos moradores”, explica Ieda.

As profissionais ressaltam a importância do dimensionamento adequado, pois uma piscina muito pequena pode ser frustrante, enquanto uma grande demais consegue comprometer a circulação pelos outros espaços da casa.

Quando chega a hora de escolher o visual e o acabamento, as possibilidades são inúmeras. A versão com bordas infinitas, na qual os limites da água se confundem com a paisagem do entorno, ampliando a sensação de fluidez, é uma das preferidas de Carina e Ieda.

Nos modelos com borda convencional, as opções de revestimento incluem pastilhas, deck de madeira e pedras, desde que sejam antiderrapantes. Para a parte interna, a alternativa mais comum é adotar um acabamento que reforce a “cor de água”, como azulejos, pastilhas e rochas em tons de azul ou verde.

Embora o uso seja mais intenso no verão, essa não é a única estação em que se pode desfrutar da piscina. A instalação de um sistema de aquecimento garante mergulhos quentinhos durante o inverno.

Desse modo, a estrutura permanece na ativa ao longo do ano. Outra vantagem: esse tipo de conforto valoriza a casa na totalidade, o que se torna interessante no momento de colocar o imóvel à venda.

Fim de dia relaxante no apartamento

Quando não há espaço para a piscina, uma banheira pode funcionar como substituta, quando a ideia é ficar de molho na água para se refrescar ao fim de um dia quente.

O modelo mais tradicional, em geral, encontrado em construções antigas, é fixado junto à parede.

No entanto, Carina e Ieda observam um crescimento no uso da versão solta: a peça não precisa do berço de alvenaria ao seu redor e fica livre no ambiente, representando ganho de espaço e maior liberdade de projeto. Pontos de elétrica e hidráulica bastam para resolver a instalação.

As possibilidades oferecidas pelos diversos modelos de banheira extrapolam o espaço do banheiro. Carina e Ieda enfatizam que fica ótimo instalar um ofurô ou uma hidromassagem na área externa, a exemplo do que aconteceu no projeto da foto abaixo.

Trata-se de um chalé em Campos de Jordão que ganhou um spa no terraço, emoldurado num tablado de cruzetas e voltado para uma paisagem deslumbrante.

Ponto de contemplação

As propriedades calmantes da água não se manifestam somente quando você está sob imersão. Apreciar uma paisagem aquática e ouvir o murmúrio da correnteza são suficientes para trazer bem-estar.

Os efeitos positivos já foram comprovados pela ciência: segundo um estudo divulgado em 2021 na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os participantes da pesquisa apresentaram redução no nível de estresse e alívio nas dores do corpo ao serem expostos às melodias da natureza, incluindo barulhos de chuva e rios.

Quando fazem projetos de espelho d’água, Carina e Ieda sempre adicionam uma fonte que gere movimento e som agradável. É a trilha sonora perfeita para induzir ao relaxamento.

Contato:
Korman Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/511/korman-arquitetos/
http://www.kormanarquitetos.com.br/