Projeto do escritório Levisky Arquitetos cria espaço de convivência na região da Paulista com mais de 400 árvores e mobiliário dos Campana

Natureza volta na região da Paulista

A cidade de São Paulo ganhará um presente que a colocará no mapa internacional de exemplos de urbanização sustentável e mobilidade ativa.

Uma área verde de aproximadamente 10 mil m² na região da avenida Paulista, com mais de 400 árvores plantadas e mobiliário urbano assinado pelo premiado Estúdio Campana, dos irmãos Humberto e Fernando Campana.

O boulevard dedicado à convivência, à cultura e à inclusão social será construído em um trecho das alamedas Rio Claro e das Flores e da rua São Carlos do Pinhal, e as obras terão início ainda no primeiro semestre de 2023.

Batizado de “Sua Rua” e assinado pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana, inspirado no movimento que já ocorre nas maiores metrópoles do mundo, coloca o pedestre como o foco das atenções.

O projeto é resultado de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação São Paulo Capital da Diversidade (sem fins lucrativos).

O investimento, totalmente privado, para a implementação e a gestão do boulevard será de aproximadamente R$ 125 milhões. Ele conta com o apoio da Cidade Matarazzo e da Brookfield Properties.

O espaço de convivência e circulação terá uma nova iluminação pública com fios aterrados e de baixo consumo de energia, pavimentação artística e acessível.

Com mesas, cadeiras e jardineiras criadas pelos irmãos Campana, e oferecerá wi-fi gratuito em toda a sua extensão.

O local também terá quiosques para experiências gastronômicas feitas com ingredientes orgânicos e associadas a projetos de inclusão social.

A arquiteta e urbanista Adriana Levisky, responsável pelo projeto, explica que o boulevard levará arte, cultura e educação ambiental de forma gratuita e acessível.

Servirá também como um espaço de descanso para quem transita diariamente pela região da Paulista, segundo a Associação Paulista Viva, o fluxo diário na região é de mais de 1 milhão de pessoas.

O espaço contará com intervenções urbanas, exposições temporárias, áreas de contemplação e repouso e oferecerá conteúdo educativo sobre o meio ambiente.

Por exemplo, o público conhecerá um pouco mais de cada espécie de árvore que será plantada ali e também curiosidades sobre a fauna e a flora e as comunidades indígenas da Mata Atlântica.

Para Alexandre Allard, empresário que integra a Associação São Paulo Capital da Diversidade e fundador do Cidade Matarazzo, o “Sua Rua” vai “trazer a natureza de volta para a cidade, mostrar como a natureza muda a nossa vida, impacta a felicidade e, mais do que isso, trazer eficiência e quebrar a rotina de estresse numa região tão movimentada como a da Paulista”.

Contato:
Levisky Arquitetos / Estratégia Urbana
https://arqbrasil.com.br/12387/levisky-arquitetos/
https://leviskyarquitetos.com.br