Marília Veiga aponta que os ambientes corporativos modernos pedem espaços que incentivem a criatividade, a inovação e a troca de experiências entre profissionais

Arquitetura para ambientes de trabalho criativos

Um desafio e tanto para empresas e também para os profissionais de arquitetura e design de interiores. Seguindo uma demanda internacional, muda-se o ambiente para manter as metas: aumentar a produtividade e os resultados.

Mas, para isso, mais do que em qualquer outro momento, é necessário olhar para os funcionários de uma forma diferenciada e oferecer mais satisfação, desde um bom local de trabalho até modelos de relações funcionais, que flexibilizem as tradicionais pirâmides hierárquicas.

Pensando no quesito ambiente, o escritório Marília Veiga Interiores recebeu o estímulo para criar a nova agência da Gerencianet, uma fintech que está em expansão. Uma empresa mineira, jovem e contemporânea.

Localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, a nova sede possui 1.400 m², divididos em dois andares e ganhou um ambiente descontraído, mais dinâmico e interativo, com amplos ambientes open-space, disruptivos, bem iluminados, mais sustentáveis e humanos.

Para garantir um ambiente colaborativo e flexível, Marília Veiga projetou um escritório integrado, com móveis arrojados, cores atraentes e decoração criativa.

“Os clientes valorizam, cada vez mais, espaços corporativos que proporcionem bem-estar e interação entre seus funcionários. O objetivo é que esses profissionais se sintam em casa, tenham opção de serviços e lazer, que se sintam mais satisfeitos e realizados”, ressalta Marília Veiga.

Estruturalmente, o forro aberto, na maior parte das áreas do escritório, garante amplitude e as calhas e os eletrodutos expostos trazem mais contemporaneidade para a decoração.

Nos forros flutuantes, a iluminação embutida é específica para escritórios. A iluminação natural também foi pensada com amplas janelas, principalmente, nas salas de reuniões, que garantem luz natural, mas também a possibilidade dos funcionários visualizarem a paisagem externa.

O piso vinílico, revestimento antialérgico, com alta durabilidade e seguro por ser antiderrapante, foi a escolha ideal.

Do ponto de vista estético ele é versátil, pois há diversas opções de cores e, aqui, houve a possibilidade de usar as cores da empresa – entre elas a cinza, azul e laranja — em pontos específicos.

Na parte do office, foram postas estantes vazadas que garantem transparência, além de mesas e móveis ergonômicos, planejados exclusivamente para o escritório.

Tudo para que o trabalho flua de maneira natural, sem muitas paredes e divisões, permitindo uma comunicação mais frequente entre as pessoas, inclusive não verbal.

O verde está presente com plantas desidratadas presentes em todo o escritório, desde a área de desenvolvimento, onde se encontram as estações de trabalhos, até na área de descompressão, um espaço que merece destaque.

A sala de descompressão é um espaço que a empresa oferece aos colaboradores para que eles se desconectem um pouco do trabalho.

Seu principal objetivo é promover um tempo de relaxamento, fazendo com que voltem às suas atividades revigorados, aliviando a tensão.

Um lugar essencial para eles relaxarem e recuperarem a plena capacidade cognitiva, além de terem à disposição patinetes, fliperama, videogames, dance machine, mesa de bilhar e diversos jogos.

A regionalidade e a cultura mineira, DNA da Gerencianet, foram criteriosamente mantidas. Como é de costume dos gestores fazerem uso de lousas, nas divisórias dos ambientes elas estão presentes, tanto no formato tradicional como em vidro.

Na parede da recepção, logo na entrada, foi colocada uma fotografia da região de Ouro Preto, visando manter bem forte a tradicionalidade e as raízes locais.

Em outras estratégicas, estão gravadas frases motivacionais, algumas, inclusive, autorais da Gerencianet, para que todos os que passarem por elas se inspirem.

Isso faz com que os colaboradores sintam-se acolhidos e percebam que a companhia preocupa-se não só com o seu bem-estar físico, mas também com o bem-estar.

O caráter sustentável também é destaque no empreendimento: madeiras certificadas, descarte adequado dos resíduos, além de utilizar e valorizar o uso de luz natural e lâmpadas eficientes e de baixo consumo.

A proposta deu certo e a prova está na certificação que a Gerencianet recebeu do Great Place to Work, cuja missão é premiar empresas que transformam o ambiente de trabalho.

No ranking, entram apenas negócios que aproveitam o melhor das pessoas, fazendo-as atingir resultados excepcionais e sustentáveis.

Contato:
Marília Veiga Interiores
https://arqbrasil.com.br/535/marilia-veiga-interiores/
https://mariliaveiga.com.br/