Projeto assinado pelo escritório PB Arquitetura, para dúplex de 100 m², tratou de redistribuir ambientes para ganhar espaço e definir elementos inusitados

Mix bem orquestrado do PB Arquitetura

Para os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, fundadores do escritório PB Arquitetura, cada projeto é único e precisa refletir a personalidade dos moradores.

No caso dos donos desta cobertura de 100 m², um casal que está iniciando a vida a dois, a vontade era se cercar de elementos que fogem do comum e ajudam a deixar o dia a dia especial.

O brilho e a sofisticação do painel de espelho bisotado, na sala de estar, e o closet do tipo walk in estão entre as pitadas de sofisticação proporcionadas pelo projeto de reforma e decoração.

Chegar a esse resultado, porém, implicou vencer alguns desafios. “O apartamento é dividido em dois andares e tinha ambientes muito apertados porque todos os espaços funcionais ficavam concentrados no piso de baixo”, explica Priscila Tressino.

“Sugerimos subir a cozinha e a sala de jantar para a cobertura e, desse modo, foi possível ampliar o estar e os quartos”, completa a arquiteta. Acompanhe as principais soluções neste passeio pelos dois pavimentos do dúplex.

Mix bem orquestrado do PB Arquitetura

Circulação fluida na sala de TV

A sala de estar com TV é o espaço mais movimentado do apartamento. Isso porque o ambiente serve de acesso aos quartos e ao segundo piso do imóvel.

“Também é a primeira visão de quem atravessa a porta de entrada. Por isso, tratamos de caprichar no décor para causar uma boa impressão”, conta Priscila.

“Todos os detalhes foram bem pensados”, completa. Atrás do sofá, o painel de placas de espelho bisotado traz um toque de brilho e amplia visualmente o espaço, enquanto o tecido do estofado exibe um delicado tom rosé, em alta na decoração.

Na marcenaria, o raque tem um ar de boiserie clássica devido às molduras simétricas aplicadas ao móvel. Em contraponto, o ripado na lateral garante caráter moderno ao conjunto. Outro destaque do espaço está na iluminação: o lustre com anéis intercalados e visual futurista, atrai todos os olhares.

Romance no quarto e organização no closet

No quarto do casal, o clima de romance está no ar e a grande responsável por essa atmosfera é a cabeceira estofada com capitonê, instalada até o teto, recurso que alonga o pé-direito. Ao lado da peça, espelhos ampliam a claridade natural.

Do seu lado, a iluminação artificial mereceu um projeto personalizado, no qual os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, da PB Arquitetura, propõem diversas cenas por meio de luminárias embutidas e sanca iluminada. Os pendentes laterais complementam as opções e oferecem luz suave para a leitura noturna.

O closet do tipo walk in (ou seja, que ocupa todo o ambiente), feito para atender ao desejo da moradora, foi projetado para ser prático e inteligente. Uma análise da quantidade de peças de roupas e acessórios que o casal possui deu origem ao desenho da marcenaria.

Desse modo, a divisão interna do móvel é personalizada e dispõe de nichos que deixam à mostra os itens pensados para ficar sempre à mão, como sapatos e bolsas.

Sobre o piso, um delicioso tapete permite que os proprietários fiquem descalços enquanto escolhem roupas e, ao centro, o banco estofado oferece conforto extra.

A elegância define o visual de sala de jantar e cozinha

No andar superior, um porcelanato polido cobre o piso. “Temos superfícies com brilho em diversos locais porque os moradores adoram esse toque de sofisticação e elegância”, diz a arquiteta Priscila.

Contrastando com o revestimento frio, um painel de madeira, material aplicado também ao forro, aquece o visual na sala de jantar, criando uma atmosfera acolhedora para a hora das refeições. As cadeiras acolchoadas e o pendente decorativo completam o clima de aconchego.

O predomínio do branco reforça a sofisticação na cozinha. Fácil de manter, a bancada de quartzo contorna o espaço: ela tanto acomoda o cooktop como envolve a cuba e dá origem às áreas de apoio livres.

Uma ideia engenhosa garante leveza à marcenaria: os módulos aéreos do armário foram revestidos de espelho e, desse modo, praticamente desaparecem.

Ao distribuir os eletrodomésticos, os arquitetos optaram por embutir forno e micro-ondas numa torre quente. “O aproveitamento vertical coloca os equipamentos numa altura confortável para o manuseio, facilitando o trabalho de quem está cozinhando”, explica Bernardo.

Os preparos podem ser saboreadas no balcão para refeições rápidas, acompanhado de um par de banquetas modernas.

Mistura de materiais na área gourmet

Do lado de fora do segundo pavimento, a área gourmet chama a atenção graças à mistura de materiais: porcelanato com aspecto de madeira no piso e, na churrasqueira, um revestimento de visual geométrico, que reproduz um trabalho de marchetaria.

“Protegemos a bancada de preparo com uma cobertura e escolhemos para compô-la o granito preto são gabriel, bastante resistente, uma vez que estamos num local exposto às intempéries”, explica Bernardo Tressino.

Versátil, a mesa de madeira tem bancos retráteis acoplados. Quando recolhida, a peça ocupa menos espaço. Ao fundo, a parede verde dá vida e frescor ao ambiente.

“Ficou um lugar muito convidativo para os moradores tomarem sol e relaxarem no fim de semana”, finaliza o arquiteto.

Contato:
PB Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/777/pb-arquitetura/
http://pbarquitetura.com.br