Projeto do escritório Matheus Farah + Manoel Maia tem a madeira escolhida como o elemento estrutural principal

Casa Madeira na Fazenda Boa Vista

Uma grande cobertura de madeira com seus elementos estruturais aparentes ditam o ritmo da Casa Madeira, projeto do escritório Matheus Farah + Manoel Maia Arquitetura em parceria com a Construtora Gaia, localizado na Fazenda Boa Vista, em São Paulo.

A residência é fruto de uma pesquisa iniciada em 2019 e envolvendo as duas empresas para desenvolver métodos construtivos que garantam agilidade na entrega, previsibilidade no processo, custo controlado e pouca manutenção, orientados pelas melhores práticas de sustentabilidade e eficiência.

A madeira foi escolhida como o elemento estrutural principal e por isso mantida em evidência em todos os ambientes. As vigas principais foram invertidas para tornar visíveis todas as secundárias, sem uso de forro.

O desafio trazido por essa abordagem foi encontrar uma solução para os encontros da madeira com os diferentes materiais utilizados no projeto, tais como metais, esquadrias e elementos pré-fabricados em concreto.

Casa Madeira na Fazenda Boa Vista

Estes últimos foram escolhidos por sua agilidade de instalação das placas, além de demandarem pouca manutenção e oferecerem grande resistência a intempéries. Dessa forma, foi possível combinar a agilidade construtiva a um resultado duradouro e sustentável.

Pensado para ser um local de convivência entre amigos e família, o projeto evidencia a madeira como elemento estético e também estrutural. Placas pré-fabricadas em concreto dispostas a cada 65 cm são envoltas em madeira, igualmente presente na cobertura.

Esta se estende sobre o pavilhão que abriga os programas sociais e perpassa os volumes onde se encontram os serviços e as suítes, trazendo leveza e
conformando a grande varanda social voltada para a natureza.

A partir de uma implantação em L, o projeto contempla três blocos com seus programas estabelecidos e espaços generosos que garantem integração e
flexibilidade de layouts.

A disposição dos cômodos foi pensada de forma que os ambientes sociais e íntimos tivessem vista plena para a paisagem, fosse ela aberta ou direcionada, como a suíte master.

O primeiro bloco abriga as instalações de serviços, que garantem o funcionamento da residência. São eles a lavanderia, a despensa, os depósitos e a garagem.

Já no segundo, um grande pavilhão com cobertura leve em madeira abriga os programas de sociais, como a cozinha, a área gourmet e a varanda. Também estão presentes nesse bloco a sala de 3 ambientes, home-theater, sauna, área de massagem e suíte para hóspedes.

Por fim, o terceiro bloco se articula com o pavilhão principal por meio de um jardim interno e abriga cinco suítes. A suíte master conta com uma varanda privativa com vista direcionada para a natureza.

Como uma continuidade da natureza do lugar, o jardim da casa transmite aos moradores o acolhimento do verde.

Já, o mirante voltado para a mata, posicionado na cobertura da academia, confere à Casa Madeira uma experiência relaxante e energizante.

A escolha de revestimentos e acabamentos buscou materiais contrastantes, tanto em tons claros e escuros, quanto em texturas lisas e rugosas, sempre para destacar a protagonista do projeto, a madeira.

A preferência foi pelo uso de materiais e cores que reforçassem a atmosfera de aconchego, incrementada pela escolha de um mobiliário que dialogasse com o partido arquitetônico da residência.

O uso de painéis deslizantes ripados de madeira associados a telas mosquiteiras propiciam a ventilação e o controle da luminosidade nas suítes.

O paisagismo conta com árvores frutíferas para atrair os pássaros da região, garantindo também a privacidade nas áreas internas.

A luminotécnica valeu-se de luzes indiretas e em tons quentes, para maior conforto visual e ambiental. Grandes panos de vidro potencializam a iluminação natural.

A estrutura e as vedações a partir de elementos pré-fabricados permitiu que o projeto fosse finalizado em poucos meses, comprovando a importância de apostar em métodos inovadores sem prescindir do bem-estar dos moradores ou desempenho arquitetônico.

Ficha:
Projeto: Casa Madeira
Localização: Cidade Porto Feliz – SP
Área Construída: 1.225 m²
Data de início projeto: 2019
Data de término da obra: 2021
Arquitetura:
MOS Arquitetura e Incorporação / @mosincorporadora
Matheus Farah e Manoel Maia (autores) / @mfmm.arquitetura
Equipe: Polímnia Garro, Alex Pataro, Juliana Scalizi, Fernanda Miguel, Pedro Benatti, Matheus Aleixo, Nicole Conrad

Projetos Complementares:
Construtora: Construtora Gaia / @construtoragaia
Paisagismo: Maria Joao d’Orey / @mariajoaodorey
Estrutura Madeira: Rewood / @brarewood
Climatização: Greenwatt / @greenwatt_br
Fundação: Modo Engenharia / @modo__engenharia
Esquadrias em Madeira: Mado Esquadrias & Fachadas / @mado_esquadrias_fachadas
Esquadrias de Alumínio: Unibox / @unibox_esquadrias
Painéis de Fachada: Stone Pré-fabricados Arquitetônicos / @stoneprefabricados
Fotografias: Manuel Sá / @omanuelsa

Contatos:
MOS Incorporadora
(11) 913-553-852
https://mosincorporadora.com/

Matheus Farah Manoel Maia Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/13348/matheus-farah-manoel-maia-arquitetura/
https://www.mfmm.com.br