Projeto do escritório Um Design Studio para apartamento de 200 m², no Edifício Saint Honorè, ganha fluidez e identidade única
Concebido em 1962, pelo arquiteto João Artacho Jurado, o Edifício Saint Honorè, na Paulista, em São Paulo, chama a atenção por suas grandes varandas com elementos em concreto com desenho único e uma ampla vista.
Para a concepção de um novo lar para um homem que traz no seu repertório de referências alguns dos melhores hotéis do mundo, o Um Design Studio realizou um projeto arquitetônico e de interiores reformulando um novo layout com iluminação natural, fluidez e diferentes tonalidades de verde – seguindo um estudo cromático que norteou o projeto na totalidade, inclusive o mobiliário.
A primeira solução para o apartamento foi transformar o quarto ao lado da suíte principal, que possui uma grande janela, em um home office separando-os por esquadrias com vidro anodizado que trazem fluidez e iluminação natural à suíte. Este novo espaço foi mobiliado para poder ser utilizado tanto para o trabalho, quanto como uma “mini sala” que serve a suíte principal.
Na planta do apartamento, os banheiros não possuíam uma conexão com a parte externa, por ter uma lavanderia entre eles. Deste modo, para trazer mais claridade a esses ambientes, foi aumentado o tamanho da janela do banheiro social e no banheiro da suíte principal foi instalada uma grande esquadria que vai do piso ao teto.
Outras reformas trouxeram maior fluidez e iluminação, como a substituição de uma parede entre a cozinha e a sala de jantar por esquadrias de vidro anodizado e a retirada de uma parte da circulação do acesso aos quartos que foram incorporados à sala de estar / tevê.
Os materiais de revestimento e decoração foram escolhidos para serem atemporais. No banheiro, o escritório aplicou na parede e no piso pastilha de cerâmica verde acinzentada fosca, uma bancada de mármore e luminárias e metais em latão.
Para atender ao desejo do cliente de ter uma suíte que lembrasse um SPA, foi retirado o quarto de serviço que possibilitou a ampliação do local.
Com base em um estudo cromático realizado pelo cliente com um especialista na área, o Um Design Studio explorou algumas cores e tonalidades nos mobiliários e quadros. Tudo isso, sobre uma base neutra de concreto, pedra clara, tintas off white e madeira.
A decoração partiu da poltrona Vivi de Sérgio Rodrigues, um clássico modernista escolhido pelo seu conforto junto ao cliente, ela tem como material de acabamento diferentes texturas de verde, somada ao par de poltronas Zanine N de Zanine Caldas e as banquetas girafa de Lina Bo Bardi.
Além de peças de design contemporâneos, como o banco de concreto de Claudia Moreira Sales, as banquetas de couro da Alva Design, as cadeiras da mesa de jantar do Estudiobola, o sofá modular em linho verde da Cremme Design, a luminária miçanga de madeira do Estúdio Orth e as marcas internacionais de luminárias como Santa e Cole, Classicon, além das obras de arte de Ricardo Bueno, Anna Paes, Teresa Messeder e Diana Motta.
O escritório também criou alguns móveis únicos com inspiração mid-century, foram desenhados os espelhos do banheiro e do lavabo, a mesa de jantar, algumas peças de iluminação do lavabo e da cozinha, uma mesa de centro feita em pau ferro na sala de estar e um rack de tevê revestido por inteiro com pequenas hastes de madeira roliça.
Para a iluminação noturna, todas as luminárias de mesa e piso foram conectadas a tomadas acionadas por interruptores para facilitar seu uso. Já as luminárias do forro e o sistema de som, o Um Design Studio contratou uma empresa especializada em automação, para que todas as luzes pudessem ser controladas pelo celular, assim o morador pode criar diferentes cenários.
O som também pode ser isolado em um cômodo ou colocado na casa por completo e as persianas dos quartos seguem a mesma automação.
Ficha:
Equipe de projeto: Ricardo Souza / @rss_ricardo e Karen Mohn / @karenmohn
Construtora: Lumel Engenharia / @lumelengenharia
Fotografia: Israel Gollino / @israelgollino
Especificação:
D.pot (Poltrona Sergio Rodrigues, banco Sergio Rodrigues, Poltronas Zanine Caldas, Cabideiro e banco Claudia Moreira Salles, Banquetas Lina Bo Bardi, Banquetas Alva Design) / @dpotbrasil
Loja Teo (Baú e garrafão de vidro verde) / @casateo_
Botteh (tapete) / @bottehtapetes
Trapézio Galeria / @trapeziogaleria (Ricardo Bueno / @__ricardobueno – sala de jantar, e Anna Paes / @_annapaes_ – cozinha)
Israel Gollino (fotos preto e branca lavabo e hall)
Diana Motta (obras cabeceira suíte)
Teresa Messeder (obra Home Office) / @teresamesseder_
Cremme Design (sofá, sala e home office) / @cremme.com.br
Dpot Objeto (vários ambientes) / @dpotobjeto
Fas Iluminação (Luminárias, mesa de jantar, luminárias aparador, luminária rack, luminária preta ao lado das poltronas Zanine e luminária quarto de hóspedes) / @fasiluminacao
Jader Almeida (luminária piso sala e luminárias mesa lateral, cama suíte) / @jaderalmeida
Estúdio Orth (luminária miçanga de madeira do Home Office) / @estudioorth
Estudio Bola (cadeiras, mesa de jantar) / @estudiobola
Futon Company (poltronas Paulistano varanda / @futon.company
Contato:
Um Design Studio
https://arqbrasil.com.br/24359/um-design-studio/
https://umdesignstudio.com.br/