5 perguntas que você precisa fazer para um arquiteto antes de iniciar uma reforma

Arquiteta Juliana Lahóz

Para quem planeja fazer uma reforma, algumas questões precisam ser analisadas antes de começar efetivamente a obra. A arquiteta Juliana Lahóz comenta sobre perguntas que devem ser feitas para um profissional e qual a importância de cada uma.

Como posso devo fazer meu planejamento para a reforma?
Pergunte tudo o que puder para o profissional antes de iniciar o trabalho. “Quanto mais informações você tiver, menores as chances de você ser surpreendido”, explica a arquiteta Juliana Lahóz.

Como estimar um cronograma adequado?
O cronograma é primordial, caso contrário a obra não terá um prazo definido e realista. Inicialmente, não pense no tempo total, descreva cada atividade necessária e, com o auxílio de um profissional, determinem quanto vai demorar cada etapa. Com um bom cronograma, o fluxo da obra é realista e o controle financeiro também é facilitado.

O investimento previsto pode alterar-se durante a obra?
De acordo com a arquiteta Juliana Lahóz, pode acontecer. Ela explica que é possível que surjam situações imprevistas, chamadas de “incertezas”, que precisam ser resolvidas. Também é comum reajustes no preço de materiais durante o período de obra e tais condições precisam estar bem claras antes da reforma.

Devo prever uma reserva financeira?
Imprevistos podem acontecer impactando em uma variação no orçamento, a dica da arquiteta é que exista uma reserva financeira para amparar essas situações. “Quando a pessoa tem uma reserva, ela evita paralisar a obra por falta de recursos e, consequentemente, a conclusão não sofrerá atrasos.

Quem será o responsável a apresentar soluções se acontecer uma surpresa?
O profissional contratado deve estar pronto para lidar com essa situação para que os problemas sejam contornados corretamente. Por isso, é de responsabilidade doo arquiteto ou engenheiro responsável pela obra que apresente a solução para o cliente.

Serviço:
Juliana Lahóz Arquitetura
CAU: A28553-6
www.julianalahoz.com