No ano em que completa 30 anos de carreira, Claudia Pires receberá o 17º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

Claudia Pires, Arquiteta e Urbanista do Ano da FNA

Arquiteta Claudia Pires

Natural de Nova Lima (MG), a profissional foi indicada em função da sua desenvoltura profissional e da defesa de uma arquitetura para todos.

“O que eu mais amo na vida é exercer minha profissão. Receber essa premiação significa que a Arquitetura e Urbanismo no país está mudando de rumo. Significa que, nos próximos anos, os profissionais vão começar a olhar mais para a cara do Brasil. É isso que meu trabalho significa”, disse ainda emocionada pelo anúncio feito na noite desta quarta-feira (26/10) pela presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia.

A decisão foi tomada em reunião virtual do Conselho Consultivo da FNA, com a presença dos ex-presidentes e da presidente da FNA. A premiação será entregue no dia 26 de novembro durante o 46º ENSA, em Brasília (DF).

Cláudia Teresa Pereira Pires viveu a infância e início da vida adulta em Minas Gerais, mas mudou-se para o Rio de Janeiro, onde desenvolveu grande parte de sua carreira.

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Metodistas Izabela Hendrix (1992), tem especialização em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), em Planejamento Arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Minas Gerais/IGC (2003). É doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi professora titular do Centro Universitário Fumec (2001-2007), onde coordenou o Programa de Arquitetura e Engenharia Pública. Foi professora titular da Universidade do Estado de Minas Gerais (2000-2005), professora da Unileste (2012-2014), Pitágoras (2013-2015) e Newton Paiva Ferreira (2016-2018), além de professora do MBA FUMEC em Construções Sustentáveis (2012).

Além da docência, foi seu trabalho em projetos voltados à difusão de lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) que garantiu destaque no prêmio nacional concedido pela FNA. “Cláudia Pires não tem medido esforços para difundir a Lei que trata de ATHIS.

Com oficinas e palestras, busca capacitar para conhecimento, regulamentação e aplicação da Assistência Técnica nos moldes da Lei 11.888/2008”, disse a arquiteta e urbanista e diretora da Federação Dânya Silva, responsável pela indicação da profissional.

Segundo ela, é também de grande importância a sua dedicação diária ao coletivo Arquitetos e Urbanistas pela Moradia, com objetivo de contribuir para que os 5.570 municípios brasileiros tenham legislação, plano, programa e orçamento para habitação.

“Estou honrada por representar uma prática profissional que significa inclusão. Quero fazer jus à luta pelo direito à arquitetura”, disse emocionada Claudia Pires.

A profissional também se dedicou à luta pela categoria, tendo atuando junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB-MG), entre 2005 e 2011, sendo membro efetivo do Cosu IAB desde 2005 e coordenando a Comissão de Política Urbana impulsionando as pautas afirmativas que acredita serem importantes para o exercício pelo do direito à cidade.

Foi conselheira no Conselho de Política Urbana de Belo Horizonte (2009-2015), no Conselho de Cidades (2009-2012), no de Meio Ambiente (2013-2014) e no de Patrimônio de Nova Lima (2013-2014), que ajudou a fundar.

Claudia também coordenou a Comissão de Política Urbana do IAB (2019-2022). Atualmente atua na empresa Planos Urbanos, Arquitetura e Urbanismo, onde é responsável técnica e presta assessoria técnica ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) de Minas Gerais.

Faz parte do Observatório Metropolitano ODS (METRODS) e impulsiona pautas da Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Rede ODS Brasil. Foi Conselheira Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na primeira gestão (2012-2014).

Preocupada em levar informação à população, tem um Boletim de Urbanismo na Rádio CBN desde 2009. Já escreveu para O Estado de Minas, Jornal Hoje em Dia, revista Habitat e é colunista da Revista Viver BH.

Ao lado do companheiro de vida e de profissão Demetre Anastassakis, falecido em 2019, atuou na Autografics Arquitetura e Planejamento Ltda (2009-2019), uma parceria que rendeu vários projetos de habitação e várias teses para a Política Urbana e de Moradia.

Coordenou ainda projetos de Planejamento urbano dentro do escritório, inclusive em obras do Governo Federal (PAC-FNHIS).

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/