Projeto de reforma do escritório BZP Arquitetura, equaciona as águas do telhado com solução singular e troca de materiais
O ponto de partida foi manter o estilo chalé e o living com pé direito alto, bem ao gosto do proprietário, para a residência da família com um filho.
Projeto
A reforma do projeto dos anos 80 exigiu maior atenção, já que tinha uma linguagem de chalé, mas estava muito desatualizada. Inúmeros detalhes oitavados e ambientes com quinas, espaços escuros, onde a iluminação natural não chegava.
As principais intervenções foram para retirar todas as quinas possíveis dos ambientes, atualizar materiais de acabamento e detalhes construtivos, como molduras, guarnições e iluminação.
Telhado
“Do telhado mantivemos a grande laje inclinada que formava o telhado principal e refizemos os outros telhados, trocando material e dando um novo desenho para ele, mais harmônico com o que foi mantido.”, esclarece a arquiteta Bia Prado, que comanda o escritório BZP Arquitetura.
Antes, as águas não se encontravam e os telhados não se conversavam. A criação de pequenas muretas ao longo do telhado, ajudou na solução do desafio.
Distribuição
No térreo ficam as áreas sociais, serviços, garagem e ginástica e piscina. No andar superior ficam os quartos e uma sala íntima. Ao nível do telhado um deck com poltronas e uma bela vista da cidade.
Como os ambientes eram mais compartimentados, a ideia foi integrá-los ao máximo. Há portas de correr que separam o living das áreas gourmet e sala de ginástica, podendo unir todos os ambientes ou separe-los.
No andar superior os ambientes foram unidos e novos banheiros criados, já que os existentes eram muito pequenos.
Materiais
Os principais materiais utilizados no projeto foram a Madeira Carvallo Europeu (forro, portas e painéis), a madeira ebanizada (vigas e pilares aparentes), o mármore white wood (piso) e chapas metálicas na cor preto para telhados, entrada social e escadas.
A decoração foi concebida sobre uma palheta de cores neutras e mobiliário contemporâneo (grande parte do mobiliário é da Firma Casa).
O sofá pedra no meio do living cria espaços que convidam os visitantes a momentos de bate-papo e descontração, um pedido do cliente que gosta de receber familiares e amigos.
Escolhas
“Ele queria ambientes para receber os convidados de forma descontraída, gosta de cozinhar, por isso ao lado da sala de jantar criamos uma cozinha gourmet onde ele pode cozinhar enquanto interage com os convidados. Este ambiente fica totalmente integrado com a sala de jantar quando as portas de correr estão abertas.”, detalha Bia Prado.
“O telhado em chapas metálicas foi um grande desafio, pois apesar de existir bastante na Europa e USA, não tínhamos aqui no Brasil ninguém que fizesse. Então com a construtora e um telhadista desenvolvemos o material.” explica.
“O jardim mediterrâneo foi um pedido do cliente e que foi super bem acolhida, pois conversava totalmente com a linguagem da casa. O paisagismo foi então entregue ao Rodrigo Oliveira que criou este jardim especialmente para o projeto. Ele foi no sul buscar enormes oliveiras destacadas ao longo da raia.”, relata Bia.
Ficha:
Casa Pietra
Jardins, São Paulo, SP
Área: 1300m2
Tempo de projeto: 8 meses
Tempo de obra: 14 meses.
Arquitetura: BZP Arquitetura / @bzparquitetura
Paisagismo: Rodrigo Oliveira / @rodrigooliveira_paisagismo
Fotografia Fran Parente / @franparente
Mobiliário: Firma Casa / @firmacasa
Contato:
BZP Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12231/bzp-arquitetura/
http://www.bzparquitetura.com/