Com dupla funcionalidade e marcenaria colorida, projeto realizado pelo arquiteto Carlos Navero garante estrutura completa e confortável em um imóvel de locação

Studio funcional e elegante com 25m²

Atualmente, com a proliferação de Studios e Lofts, principalmente em cidades grandes, é  necessário explorar esses apartamentos compactos para que se transformem em verdadeiros lares para seus moradores.

Afinal, já é ultrapassada a ideia de que esses empreendimentos são desfavoráveis por não possuírem grandes metragens.

Muito pelo contrário, uma vez que estão localizados em locais estratégicos, próximos do acesso ao transporte público, instituições de ensino, centros empresariais, comércio e lazer, entre outros atrativos, vale a pena readequar o modo de vida em um padrão de que ‘menos é mais’.

Por esses e outros motivos, os apartamentos compactos acabam sendo escolhas ideais para quem vem de outras cidades em busca de trabalho e estudo, ou que preferem não atravessar de um ponto a outro todos os dias.

Para quem acredita que nessa mudança o conforto e a qualidade de vida ficam em segundo plano, não precisa se preocupar, pois com o auxílio da arquitetura de interiores é possível ampliar o espaço desses pequenos apartamentos.

Studio funcional e elegante com 25m²

Uma casa fora de casa

O arquiteto e colecionador de arte Carlos Navero recebeu uma importante missão de seu cliente, um estadunidense que comprou, na rua Frei Caneca, região da Consolação, em São Paulo, um studio de 25m².

Embora a empresa em quem trabalha esteja instalada nos EUA, suas atividades profissionais o fazem estar no Brasil com certa frequência.

Posto isso, um imóvel projetado estrategicamente era essencial para o seu bem-estar. “Além de atender as adequações importantes para suas estadas em nosso país, nosso projeto também contemplou uma estrutura interessante para o aluguel por temporada quando ele não estiver por aqui”, relembra Carlos.

Soluções implementadas no projeto

Décor estilizado – Na arquitetura de interiores, as referências industriais e brutalistas marcaram presença em detalhes, como o acabamento em cimento queimado aplicado para o revestimento do piso, paredes e teto. Nessa linha do projeto, o quartzo branco foi eleito para as bancadas da cozinha e do banheiro.

O acabamento ripado que finaliza a cama de casal foi feito dessa maneira pois, na verdade, o morador tem acesso aos três gavetões embutidos. “Muito discreto, o cliente não queria que o acesso se tornasse visível aos olhos. Por isso, o efeito da marcenaria ocultou as gavetas”, revela o arquiteto.

Marcenaria planejada e inteligente – Grande parte das soluções propostas foram alcançadas por conta da marcenaria, que correspondeu muito bem às necessidades do proprietário. Basicamente, todo o apartamento foi planejado em marcenaria azul, no tom Sirena, da Duratex, e por se tratar de um projeto pequeno, toda a marcenaria se revelou primordial e funcional.

Destaques:

• O toque retrô do subway tile marca presença no revestimento da cozinha e do banheiro
• Para quebrar o décor mais ‘bruto’, obras de arte foram inseridas em espaços estratégicos, criando uma composição estética com os retratos de ícones da Pop art, como Andy Warhol e Yayoi Kusama na prateleira acima da cama, estampados em obras de Juan Esteves
• O morador pediu um a presença de muitos armários, sendo que alguns desses deveriam ser fechado com chaves, onde a marcenaria otimizou o espaço diminuto e atendeu o cliente
• Com os espaços e móveis multiúsos, sobrou espaço hábil para a realização de uma cozinha completa, já que o proprietário adora cozinhar e prefere preparar seu menu
• O grande banco azul também possui a funcionalidade adicional de abrigar a pet do proprietário

Contato:
Carlos Navero Arquitetura & Interiores
https://arqbrasil.com.br/24083/carlos-navero-arquitetura-e-interiores/
https://carlosnavero.com.br/