Mobiliário em aço, com referência ao tamanduá, compõe exposição sobre bancos indígenas do Brasil, da coleção BEĪ

Banco Tamandua Urbanus do Plantar IdeiasO escritório Plantar Ideias – liderado pelos arquitetos Felipe Stracci e Luciana Pitombo – é responsável também por desenvolver o design de diversos mobiliários ideais para ambientes outdoors.

E essa versatilidade do Plantar Ideias poderá ser vista na exposição “Sente-se: Bancos Indígenas do Brasil – Coleção BEI”, que abre suas portas para receber o público no CRAB, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro.

A exposição é centrada em um conjunto expressivo e representativo de bancos produzidos por artistas de mais 30 etnias – entre Xingu, sul da Amazônia, Amazônia Oriental, Calha Norte e Noroeste Amazônico – com peças da coleção BEI, que possui o intuito de preservar, divulgar, entender e facilitar a inserção da produção desses povos.

A mostra tem como embrião o livro Bancos Indígenas do Brasil, publicado em 2015 pela editora BEĪ e terá uma cenografia imersiva, com a curadoria de Mayawari Mehinaku, Suzane Queiroz, Claudia Moreira Salles e Gabriel Bueno.

Além dos bancos indígenas, designers não indígenas apresentarão suas peças ao longo da exposição, em diálogo com a mostra, destacados através de uma composição geométrica de papéis de alta resistência em contraste com a composição sinuosa, orgânica e central dos bancos indígenas.

Para a “Sente-se: Bancos Indígenas do Brasil – Coleção BEI” o público poderá conferir uma peça para lá de especial: o banco Tamandua urbanus, uma homenagem à fauna brasileira com inspiração no tamanduá, espécie encontrada em nossas Florestas Tropicais, Caatinga e Cerrado.

Feito de aço, material robusto e resistente, a peça de cortes e formas leves é ideal para decoração de jardins e áreas externas. Além de sua função como banquinho, o item pode ser utilizado como luminária de piso, caso se instale um equipamento de iluminação na parte inferior.

Serviço:
Exposição “Sente-se: Bancos Indígenas do Brasil – Coleção BEI”
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Praça Tiradentes, 69 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
De Terça a Sábado das 10h às 17h
Até 05 de março de 2023
(21) 3380-1850
https://crab.sebrae.com.br/programacao/sente-se-a-colecao-bei-em-dialogo/
https://crab.sebrae.com.br/

Contato:
Plantar Ideias Arquitetura e Design
https://arqbrasil.com.br/22183/plantar-ideias-arquitetura-e-design/
https://www.plantarideias.com.br/