Um projeto inteligente para um quarto de casal com 10m², do arquiteto paranaense Eduardo Petry, apresenta soluções de aproveitamento de espaço para quartos de apartamentos compactos

Com a expansão da construção de empreendimentos, muitos que estão à procura de imóveis passam por um processo de adaptação em relação à reduzida metragem dos novos apartamentos e condomínios. Ambientes que consistem em 40m², ou até menos, tornaram-se comuns e soluções inteligentes para aproveitamento de espaço são cada vez mais necessárias.

Em um dos projetos do arquiteto paranaense Eduardo Petry, alternativas para solucionar tal problema foram prioridade na criação de um quarto confortável e funcional com apenas 10m². “Quanto menor o espaço, maior a dificuldade em encontrar soluções de aproveitamento”, comenta.

Por ser um espaço de pouca metragem, o profissional apostou em cores claras, que criam amplitude e trazem uma atmosfera mais aconchegante. “As cores claras são sempre bem-vindas em espaços pequenos, não só pela amplitude que acarretam, mas pela tranquilidade que transmitem”, explica. O arquiteto ainda utilizou recursos geométricos na decoração, como o papel de parede 3D, tendência no design de interiores, assim como a linearidade adotada no posicionamento do mobiliário em branco laqueado.

Uma pataforma elevada foi criada por Petry, que, além de servir como cama, também foi utilizada para armazenamento. “Ao criarmos a plataforma, conseguimos quase dobrar a expectativa de aproveitamento, uma vez que desenvolvemos uma espécie de baú, ideal para guardar roupas de cama, banho, sapatos e afins e que não afetam a mobilidade no ambiente”, comenta.

O arquiteto ainda fez uso da persiana silhouette, que consiste em lâminas de tecido horizontais que parecem flutuar no material translucido, no qual estão fixadas. “Esse tipo de persiana permite um bom controle da luminosidade e oferecem grande praticidade de uso e manutenção”, argumenta Eduardo Petry.

Além da iluminação branca central, o profissional também adotou uma luminária na cor off-white, posicionada logo ao lado da cama, que faz com que seja possível criar um cenário mais íntimo e tranquilo.

“Vivemos em um mercado no qual o caminho é criar espaços cada vez menores e temos que nos adaptar com isso. Móveis sob medida, armários com dupla função e outras possíveis soluções são a tendência, não só para a decoração de nossos apartamentos, mas também que possamos facilitar o nosso cotidiano”, finaliza Eduardo Petry.

Sobre Eduardo Petry – Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Paraná, Eduardo Petry atua na área desde 1986, sendo referência no segmento por apresentar projetos arrojados, funcionais e de acordo com as tendências do design internacional. Em seu currículo, possui participações nas principais mostras nacionais da área e do design de interiores. Seu escritório atua nas mais variadas vertentes, sendo elas, residencial, comercial, institucional, interiores e gerenciamento de obras. O profissional também exerce a função de professor universitário.
Serviço:
Eduardo Petry – Escritório de Arquitetura
Rua Brigadeiro Franco. 1303 – Mercês – Curitiba
Telefone: (41) 3323-4556
www.eduardopetry.arq.br