Arquiteta e brand specialist Érica Giacomelli revela como cores, tipo Rose Quartz e Serenity Blue da Pantone, são selecionadas todos os anos e indicam tendência

Rose Quartz e Serenity Blue. É a primeira vez desde 1992 que a Pantone escolhe duas cores que serão referência para o mundo da moda, decoração, design, beleza, consumo e comportamento.

O pink delicado do Rose Quartz já dava as caras como tendência de cor, unindo-se agora ao Serenity Blue, azul mais claro. Juntas sugerem paz, tranquilidade e desaceleração. As escolhas são o resultado de uma busca que a população global (não só do mundo do design) está procurando nesse momento: a procura continua por uma pausa na loucura do dia a dia.

As cores são resultados também de um movimento de reconexão com o que é importante, com si e com um grupo ao seu redor; em tempos políticos e de ameaças à segurança física que estão ocorrendo em todo o mundo. A mescla de tonalidades vem também para prosseguir a discussão e a quebra de padrões de gênero, sobre o que significa ser homem ou mulher.

Essas apostas acabam influenciando de maneira completa, desde o conceito até o lançamento de novos produtos. As cores do ano nada mais são do que uma identificação dos caminhos e pensamentos da sociedade, assim como cada tendência, que são reflexos de momentos importantes, socioeconômicos, artísticos e intelectuais de uma determinada parte da sociedade.

Estudos e cores — E como essas cores são escolhidas? Para definir isso, a Pantone realiza uma série de pesquisas, que passam por estudos de capas de moda, lançamentos de produtos e design, essências e perfumes mais comprados, análises antropológicas, observação de street style e street art, entendimento de ondas e mudanças socioeconômicas dentre outros.

Todos esses estudos são válidos e resultam em referências que podem ser utilizadas para escolha da cor do ano. Quando todas as referências são postas lado a lado (já que a maioria são imagens), o resultado é sempre visto quase que automaticamente, a cor do ano quase que salta aos olhos.

Assim que uma cor do ano é eleita pela equipe de color forecasting da Pantone outras já começam a ser desenhadas. É um processo contínuo de análise de tendências de cor que culmina em diversas discussões resultando na cor escolhida para o ano.

Serviço:
Érica Giacomelli / www.ericagiacomelli.com.br

Dez/2015

 

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