O escritório GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados é responsável pela arquitetura do novo Campus do Colégio Pequeno Príncipe, marcado pela integração dos edifícios com o espaço externo e a natureza, em Ribeirão Preto (SP)

Colégio Pequeno Príncipe pelo GOAACom execução realizada pela It’s Informov, a nova unidade, em uma área de 20 mil m², foi projetada para aliar a já reconhecida pedagogia humanizada da instituição às possibilidades que o terreno propiciava.

Dividido em quatro blocos (um para cada ciclo escolar e outro prédio dedicado a atividades coletivas), o programa de 9.300 m² tira máximo proveito da geografia do terreno.

Campus do Colégio Pequeno Príncipe pelo GOAA Com leve declive em direção ao oeste, os edifícios independentes foram posicionados para minimizar os movimentos de terra e aproveitar as diferentes cotas de inserção das construções para criar espaços externos autônomos, incluindo uma grande praça central com escala para receber toda a comunidade escolar.

O conjunto das áreas compartilhadas ainda conta com pista de atletismo, quadra a céu aberto e quadra de areia.

Campus do Colégio Pequeno Príncipe pelo GOAA A integração dos edifícios com as áreas externas e a natureza foi um dos pilares do projeto, reforçando a vontade de se criar edifícios abertos e permeáveis.

O paisagismo conta com mais de 250 novas árvores plantadas e seu projeto dá continuidade aos espaços internos de cada bloco.

Campus do Colégio Pequeno Príncipe pelo GOAA Para resultar em uma estrutura equilibrada e de execução ágil e limpa, além de econômica, o modo de projetar foi fundamentado em uma modulação que percorre todo o campus, dando unidade ao conjunto.

A estrutura dos blocos foi construída em concreto armado, com pilares e vigas moldados in loco, e lajes pré-fabricadas. A materialidade construtiva é exposta, assim como as instalações elétricas e hidráulicas.

Campus do Colégio Pequeno Príncipe pelo GOAABrises e sheds, responsáveis pela proteção solar e de ventilação, respectivamente, estão presentes em cada bloco.

Estes dispositivos também são os pontos de cor do campus: azul para os brises verticais e horizontais em steelframe, e terracota para o brise inclinado em telha ondulada perfurada. Os sheds e coberturas metálicas têm estrutura de aço pintada de verde.

Para além do método construtivo modular, que gera menos entulho, e a rica área verde, o novo Campus do Colégio Pequeno Príncipe conta com solução energética sustentável. Painéis solares foram instalados, responsáveis por 50% da energia do conjunto.

A previsão é que, nos próximos anos, mais painéis sejam instalados para tornar a escola 100% autônoma do ponto de vista energético.

Ficha:
Autores: GOAA — Gusmão Otero Arquitetos Associados / @goaa_arquitetura
Colaboradores: Clara Troia (coordenadora), Beatriz Dias, Tomas Vannucchi, Victoria Afonso
Área construída: 9.300,00m²
Construtora: Its’s Informov / @itsinformov
Paisagismo:
GOAA / @goaa_arquitetura
Doni Camargo arquiteto paisagista / @donicamargopaisagista
Letícia Fortuna / @leticiafortunapaisagismo
Estrutura: Marata Engenharia / @marataengenharia
Instalações: Corelo Chaves Projetos Técnicos
Consultoria luminotécnica: Denis Joelson e Viviane Brites
Consultoria de conforto ambiental: Matheus Tonellis
Climatização: 3D Ar Condicionado Engenharia Térmica / @3darcondicionado
Acústica: Ruth Montanheiro Paolino
Impermeabilização: PROASSP
Fotografia:
Manuel Sá / @omanuelsa
Rafaela Netto /@rtnetto
GOAA / @goaa_arquitetura

Contato:
GOAA arquitetura
https://arqbrasil.com.br/21683/goaa-arquitetura/