As arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, sócias do escritório Evertec Arquitetura, falam sobre a reforma que fizeram em um apartamento de 98m², na Vila Madalena, em São Paulo
Reformas podem mudar a perspectiva de uma casa e trazer novos ares para seus moradores, o momento é visto por muitos como um alívio, pelo bom aproveitamento do espaço.
Além disso, mesmo em meio a pandemia, um levantamento feito pelo aplicativo GetNinjas, mostrou que as reformas residenciais aumentaram 57% em 2020.
Após dois anos em isolamento social, ter um espaço agradável, confortável e seguro é essencial para os brasileiros, mas as reformas tendem a ser mais baratas e fáceis do que mudanças.
Foi pensando nisso que as arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, sócias-fundadoras da Evertec Arquitetura, planejaram a reforma de um apartamento de 98m², localizado na Vila Madalena, em São Paulo.
“Os clientes vieram do Google, com um projeto de outra empresa de arquitetura, e queriam apenas a reforma. No decorrer da conversa, começamos a entender que eles não gostaram de nada do projeto anterior, não tinha nada do que eles sonhavam. Então sugerimos refazer todo o projeto, e posteriormente a obra”, conta Amanda.
Os principais desafios do projeto foram inserir um novo quarto no segundo andar, para funcionar como um home-office e criar uma utilidade criativa para a escada. “Na planta original, o andar superior era de apenas dois quartos e um pé direito duplo na sala na parte de baixo.
Os clientes pediram para que fosse feito um terceiro quarto, que seria um home office e o quarto de visitas. Incluímos essa vontade deles e fizemos no lugar do pé direito alto.
O outro desafio foi na escada: eles não queriam que o espaço debaixo da escada fosse vazio, então colocamos um móvel para que colocassem toda a parte de bebidas e café quando recebessem os amigos em casa.
A outra questão é que eles gostariam de um fechamento no vão da escada, mas que não fosse de vidro. Então, projetamos um fechamento com tirantes de cabo de aço nos degraus até o teto”, explica Caroline.
As cores para o projeto foram pensadas para trazer aconchego para os clientes, optando por cores mais neutras.
“Eles queriam muito o cinza, então utilizamos uma paleta de cores mais clean, com tons de cinza mais escuro e o branco. Além disso, é sempre importante dar um ar aconchegante para o lar. Em busca disso, nós adicionamos detalhes em tons amadeirados no projeto”, diz Amanda.
Todo o apartamento foi pensado para trazer uma sensação única de aconchego, segurança e tranquilidade para os moradores. Por isso, existem alguns espaços de maior destaque.
Escadas – Um destaque do apartamento é o uso das escadas que ligam os andares do apartamento.
“Sem dúvida um dos principais pontos desse projeto é a escada com a iluminação de LED nos degraus, os armários de apoio para que eles possam armazenar bebidas e área do café para as visitas. Além disso, tem os cabos de aço que fazem o fechamento de proteção e que não fecha totalmente, fazendo com que a escada integre todo o espaço social da casa e seja o grande destaque do duplex”, entende Caroline.
Cozinha – A união da cozinha com a sala de forma harmônica tem sido uma tendência recentemente, já que possibilita a economia de espaço e praticidade.
“Outro destaque foi a integração da cozinha aberta com a sala para que eles pudessem cozinhar e receber os amigos. Além disso, a cozinha também ganhou um espaço de bancada, possibilitando que os moradores possam conviver com mais facilidade com suas visitas, já que estarão sempre no mesmo espaço”, conta Amanda.
Banheiro – O banheiro da suíte precisou de mudanças e também se tornou um dos destaques do duplex.
“No banheiro, nós conseguimos trazer duas cubas invertendo toda a planta original do apartamento. Foi uma mudança que aliou o útil ao agradável – tendo duas cubas, o casal pode usá-las simultaneamente ou ter cada um a sua, dividindo seus objetos de higiene separadamente”, conclui a arquiteta Caroline Monti.
Contato:
Evertec Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/22047/evertec-arquitetura/