Prédio antigo do Centro Histórico de São Paulo é restaurado e abriga novo escritório da Qualicorp, em um edifício icônico de 1897 na rua XV de Novembro, para espaço de co-working e relacionamento

Sede da Qualicorp pelo IT’S Informov

Responsável por desenvolver e executar a obra de engenharia envolvendo restauro e reforma, comandada pelo arquiteto Pedro Coivo, a IT’S Informov entregou a nova sede da Qualicorp, líder nacional no setor de planos de saúde coletivos e empresariais, no centro de São Paulo, local escolhido com o objetivo se aproximar do berço das atividades da Companhia e dos corretores de planos de saúde, além de contribuir com a revitalização da região.

Sob o nome de Qualicity, o prédio ocupa uma área de 3.145 metros quadrados, térreo e mais três andares. Sua reforma e restauro previu a preservação do estilo arquitetônico original, neo-românico, construído no fim do século 19 que chegou a abrigar a sede do antigo Banco Alemão. Por fora, a arquitetura reflete a história e, por dentro, a construção de um futuro mais colaborativo que abrace todos — de colaboradores a parceiros.

Sede da Qualicorp pelo IT'S Informov

O conceito, segundo Pedro Coivo, é a valorização e respeito a comunidade corretora. O local deveria expressar pluralidade, ser democrático e inclusivo, que facilitasse as conexões sociais e orgulhasse a classe, além de oferecer novas experiências. Planejado como espaço multiúso, o projeto contempla hub de serviços e áreas de trabalho colaborativas, voltada para atender as necessidades da comunidade e prepará-las para os desafios atuais do mercado.

Na parte externa a IT’S realizou o tombamento de fachada e manteve as estruturas existentes junto a estética original, sem obstrução de janelas, possibilitando que os elementos preservados emoldurassem o centro de São Paulo. Interiormente o novo escritório refletir a cultura da empresa com elementos modernos, industriais e cheio de cores para essa nova composição estética.

Sede da Qualicorp pelo IT'S Informov

No térreo, uma grande área social com cafeteria próxima a outra de convivência, convidando ao corretor a utilizar o espaço para fortalecer relacionamento com seus clientes e adquirir novos. Além disso, o local pode ser transformado em área de eventos e shows de pequeno porte.

Sede da Qualicorp pelo IT'S Informov
Ainda no térreo, foi adicionado um mezanino para abrigar um estúdio para pequenas gravações, salão de beleza e uma cozinha-gourmet para almoços de negócios.

Nos 1.º e 2.º pavimento estão as mesas destinadas ao trabalho focal, apropriado para reuniões mais privativas. Também é a zona de convergência entre o corretor e a área de suporte da própria Qualicorp, aproximando o colaborador da marca.

No 3.º pavimento foi incorporado uma área flexível com quatro salas de treinamentos que, quando aberta, se transforma em um grande salão de eventos.

Sede da Qualicorp pelo IT'S Informov

A biofilia no projeto aumenta a sensação de bem-estar e harmoniza com o design e cores presentes na composição estética.

Ficha
Projeto: Qualicity
Nome do escritório: It’s Informov
Ano de conclusão do projeto: 2022
Área total de projeto: 3.793,87m²
Localização do projeto: RUA 15 DE NOVEMBRO, 268
Arquiteto líder: Pedro Coivo
Equipe criação: Pedro Coivo, Carol Plascak, Isabel Motta, Tatiana Moyses, Jessica Passos, Miti Sameshima, Danilo Santana, Ludymilla Vileneve, Ana Koga
Luminotécnico: Nathany Eiros e Cintia Guedes
Desenvolvimento de imagens e vídeo: Eduardo Capeto, Amauri Asato, Fernando Maximilian, Walney Veiga, Gabriel Salgado
Data do projeto: 2020

Destaques:
• “Valorizamos e respeitamos as pessoas” – Essa frase surgiu durante o workshop de cocriação junto ao cliente e nos orientou até o conceito final.

• Nosso desafio foi transformar um prédio tombado já consolidado no centro histórico da cidade de São Paulo em um local que falasse sobre uma comunidade específica, a comunidade corretora.

• Quando falamos de comunidade, falarmos sobre pessoas e pessoas são: Ação, Movimento, Pensamentos, Diversidade, Atitude, Inspiração, Transpiração e História.

• Buscamos assim um conceito que expressasse pluralidade, um local que fosse inclusivamente social, não apenas um escritório, mas um local para conexões sociais, que fosse democrático e trouxesse orgulho para a classe corretora (que eles pudessem ir com os filhos), gerasse relacionamento entre diferentes pessoas e que por meio dessa troca pudessem experimentar novas experiências.

• “Um local para a construção de uma comunidade corretora forte, que pudesse gerar relacionamentos e fizesse com o que o corretor se sentisse como parte de algo muito maior.”

• O projeto foi implementado em um edifício no centro de São Paulo com tombamento de fachada. O conceito buscou manter e recuperar as estruturas existentes, se apropriando na estética preservada, adicionando elemento modernos, cores, elementos industriais, para termos assim a nossa composição estética

• Adotamos como partido a não obstrução das janelas, possibilitando que os elementos preservados emoldurassem o centro de São Paulo.

• Para isso, buscamos entender as expectativas de todos os stakeholders envolvidos, até porque uma boa experiência é resultado do equilíbrio entre expectativa e vivência.

• O espaço foi projetado para contar com uma grande quantidade de serviços voltados a preparação e cuidado dos corretores.

• No térreo temos uma grande área social, onde contamos com uma cafeteria, convidando assim o corretor a utilizar do espaço para fortalecimento da sua carteira e obtenção de novos clientes.

• A área do térreo é flexível, onde o local foi preparado para além de ser um café, uma área de troca, também ser modificada para uma área de eventos e shows de pequeno porte.

• Além disso, adicionamos ao térreo um mezanino para abrigar um estúdio para pequenas gravações, serviço de cabeleireiro e manicure. Foi projetado também na área uma cozinha gourmet para lunch meetings.

Contato:
IT’S Informov
https://arqbrasil.com.br/497/its-informov/