O pós-pandemia encontra no estilo minimalista da arquitetura proteção, conforto, segurança e consumo mais consciente

Minimalismo na arquitetura de Eduarda CorrêaCom a pandemia da Covid-19, entre outras coisas, as pessoas começaram a rever prioridades.

O ser humano começou a perceber que, em um piscar de olhos, tudo pode mudar, tomar outro rumo e, por isso, é importante dar valor àquilo que realmente tem valor, aquilo que realmente importa.

Afinal, cada instante é precioso demais para desperdiçar energia com o que não vale a pena.

Toda essa mudança na forma de ver a realidade, oriunda do sofrimento e das restrições que o novo vírus trouxe à humanidade, reflete em vários âmbitos e a decoração e design é um deles.

A pandemia criou a necessidade de um bem-estar maior no aconchego do lar e também uma convicção de um consumo mais consciente. Na arquitetura de interiores, o minimalismo é um reflexo disso tudo e uma tendência em um mundo pós-pandêmico.

“O minimalismo fez história na arquitetura. Muitas casas modernas e edifícios emblemáticos seguem a premissa de manter a simplicidade. Mas, atualmente, o minimalismo também é um estilo de vida e, por isso, é uma tendência. Com a pandemia, aprendemos a nos desfazer do que é supérfluo, mantendo a ordem e o equilíbrio necessários neste período de caos.”, explica a arquiteta Eduarda Correa, do escritório Eduarda Correa Arquitetos Associados.

Definido pelos dicionários como “princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos”, o minimalismo vem ganhando cada vez mais adeptos. Na arquitetura, engana-se quem pensa que esse é um estilo o qual priva as pessoas de conforto e comodidade.

“Em um projeto de design, a opção por um estilo minimalista faz eliminar tudo o que é supérfluo, mas sempre priorizando o conforto e a estética que tão bem faz à alma e ao espírito, que é o que os proprietários buscam cada vez mais.”, acrescenta a arquiteta.

Elegância e sofisticação são palavras de ordem em um projeto minimalista. Além disso, o objetivo principal é ter um ambiente que transmita paz e proporcione relaxamento. Para isso, o branco e as cores mais cruas são uma opção certeira.

“A ideia em um projeto assim é trazer leveza, assim, melhorando os níveis de estresse tão presentes na sociedade moderna. Além das tonalidades mais neutras, na decoração minimalista, os ambientes são amplos e, sem exageros, compostos por pouquíssimos móveis e objetos. Há lugar apenas para aquilo que realmente é indispensável”, afirma Eduarda Correa.

O estilo minimalista, definitivamente, extrapola a arquitetura de interiores. Essa forma de pensar e de agir provoca uma maior sensação de liberdade, quando se reconhece que é possível viver de forma muito mais simples e prática.

É um estilo bem mais sustentável, que acumula menos pó, que diminui o estresse, oferece mais praticidade, enfim, que valoriza aquilo que o “Novo Normal” fez com que as pessoas procurassem.

A arquiteta Eduarda Correa ressalta que um projeto minimalista provoca uma maior sensação de liberdade, trazendo leveza ao ambiente e deixando o espaço mais amplo e sofisticado.

Se você quiser incursionar por essa tendência é preciso, antes de nada, fazer uma tarefa de autoconhecimento.

“Ao optar por esse estilo, a pessoa deve se perguntar algumas coisas, por exemplo, com que objetivo ela vai utilizar o espaço e quais atividades vai realizar nele. Além disso, é importante saber quantas pessoas vão desfrutar desse ambiente, se será toda a família, se é um lugar para dormir ou trabalhar, enfim, é preciso ter bem claro a verdadeira utilidade do local a ser decorado.”, alerta a arquiteta

Obviamente, o “mini” é apenas um prefixo, não necessariamente o minimalismo na decoração da sua casa vai te restringir ou limitar. Você não precisa usar apenas cores neutras, traços retos e simétricos.

“De nenhuma forma o estilo minimalista é algo engessado. A pessoa pode, por exemplo, dar um toque mais cálido ao ambiente com superfícies em madeira ou elementos paisagísticos. A iluminação também cumpre um papel importante aqui. Opte por uma iluminação mais forte e fria. Resumindo, neste estilo, prefira sempre a qualidade à quantidade”, finaliza Eduarda.

Contato:
Eduarda Corrêa Arquitetura
(31) 3285-5529 / (31) 994-244-444
http://eduardacorrea.com.br

 

#EduardaCorrêa